Nome do Projeto
Avaliação, Educação e conscientização sobre Displasia de cotovelo e coxofemoral em cães e gatos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/02/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
As Displasias de Cotovelo e Coxofemoral são doenças que podem acometer todas espécies animais, podendo ser incapacitantes pela dor causada, e, apresentam fundo genético, porém só se expressam clinicamente após a puberdade do animal. A detecção precoce e a castração dos animais portadores dessas patologias promove a saúde animal atual e futura. Portanto, visa-se entender a prevalência radiográfica dessas doenças bem como a instrução da população e dos discentes da UFPel a cerca dessas afecções.

Objetivo Geral

Estimular através da transposição de conhecimento científico-tecnológico aproximação academia/comunidade.

Justificativa

A crescente demanda de competências e habilidades gerada pela globalização trouxe ao meio acadêmico a certeza que a busca de processos integradores que favoreçam a transposição do conhecimento acadêmico à comunidade através de atividades de extensão é fundamental à formação de profissionais qualificados. A almejada educação integral e integradora deve assim estar alicerçada na construção de um perfil profissional responsável , colaborativo e ético, capaz de utilizar conhecimento técnico-científico e atuar de forma interdisciplinar primando sempre pela qualificação técnica tornando o aprimoramento uma busca constante.
Complementar a formação acadêmica através de iniciativas apoiadas na extensão, pesquisa e ensino, com abordagens interdisciplinares e integradoras.
Portanto, apresentamos nesta proposta de Projeto de Unificado com características interdisciplinares capaz de promover reflexão e ações em prol da saúde animal. A proposta também tem intenção de motivar, com a mediação dos facilitadores a inserção acadêmica junto à comunidade, fortalecendo as relações sujeito-objeto-realidade com a conscientização da população de Pelotas e região.

Metodologia

Os cães e gatos que forem trazidos ao Hospital de Clinicas Veterinárias da UFPel, poderão ser anestesiados e radiografados nas regiões do quadril e do cotovelo para a detecção das afeções supracitadas.
Nesse momento os tutores e os alunos de veterinária presentes serão instruídos a cerca dessas doenças.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se com esse projeto aumentar o conhecimento dessas doenças na região, bem como instrução de alunos, tutores e profissionais Veterinários.
Após os dados iniciais serão confeccionados panfletos que serão distribuídos a população de Pelotas, vídeos, além de artigos científicos e resumos no sentido de divulgar esse trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CESAR HENRIQUE COSTA DA SILVA
CRISTIANO SILVA DA ROSA1
EDUARDA ALÉXIA NUNES LOUZADA DIAS CAVALCANTI
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI8
INDYARA MESQUITA FERNANDES
IZADORA DA ROCHA COSTA
JULIA NOBRE PARADA CASTRO
LUCIELE TUROW DOMINGUES2
MAGDO EDUARDO DA COSTA IGANSI2

Página gerada em 19/04/2024 08:06:33 (consulta levou 0.184467s)