Nome do Projeto
Recuperação dos resíduos químicos líquidos produzidos em laboratórios de Pesquisa na UFPel.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A recuperação dos resíduos químicos líquidos produzidos em laboratórios de pesquisa é uma prática importante para garantir a segurança ambiental e a conformidade com regulamentações governamentais. Esses resíduos podem incluir solventes, ácidos, bases, produtos químicos tóxicos ou inflamáveis, entre outros compostos.

Objetivo Geral

Este projeto tem como foco diminuir o descarte de resíduos químicos líquidos produzidos nos laboratórios de pesquisa do Curso de Engenharia de Materiais.

Justificativa

Os laboratórios de pesquisa do curso de Engenharia de Materiais produzem diversos resíduos químicos líquidos. A grande maioria deles estão em solução aquosa e são compostos por íons comuns. Uma pequena parte destes resíduos envolvem compostos complexos e tóxicos. Desta forma, a seleção, recuperação e redução destes resíduos é possível e viável. Os benefícios desse projeto serão a redução dos custos em tratamento e recolhimento de resíduos químicos líquidos, no qual a UFPel paga por litro produzido, bem como o aprendizado e conscientização dos estudantes que estarão envolvidos no projeto da importância de identificar, recuperar e reduzir resíduos químicos líquidos.

Metodologia

A partir de reações químicas clássicas, os resíduos serão neutralizados, quando possível serão descartados e/ou sua quantidade será reduzida.
É importante identificar corretamente os resíduos químicos líquidos para determinar a melhor abordagem de recuperação. Cada substância pode ter requisitos específicos de tratamento e descarte.
Os resíduos químicos líquidos devem ser segregados de acordo com suas propriedades e composição química. Isso ajuda a evitar reações indesejadas ou perigosas e facilita a recuperação posterior.

Indicadores, Metas e Resultados

A implementação de um sistema adequado de recuperação de resíduos químicos líquidos pode trazer diversos benefícios, tais como: Proteção ambiental; Redução de custos; Conformidade regulatória; Segurança ocupacional; Avanço científico. Os resultados esperados ao implementar um sistema de recuperação de resíduos químicos líquidos incluem a redução significativa do descarte de produtos químicos, a minimização dos riscos à saúde e à segurança ocupacional, o cumprimento das regulamentações ambientais e a economia de recursos financeiros. Além disso, a conscientização sobre a importância da recuperação de resíduos químicos pode incentivar práticas mais sustentáveis em outros setores da sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTIANE WIENKE RAUBACH1
DARWIN DE OLIVEIRA BRUM
GIOVANNI MIKAEL NOGUERA FABRA
JULIANA ZANOL1
VINICIUS PEREIRA DIAS

Página gerada em 27/04/2024 20:08:44 (consulta levou 0.543132s)