Nome do Projeto
Camerata Cordata
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/04/2023 - 01/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A Camerata Cordata é o mais recente ensemble de violões dos cursos de música da UFPel, remontando a uma tradição que perpassa os já extintos Grupo Camerístico de Violões e Quinteto Guitarreria, e o ainda ativo Grupo de Violões (GRUVI). "Camerata", visto que o grupo é caracterizado pela versatilidade, alternando formações de duos, trios, quartetos, etc. “Cordata”, é uma alusão ao Violão, instrumento de cordas, harmônico em variados sentidos. Atualmente, a camerata é formada pelos músicos: Gustavo Medeiros, Elias Dultra, Pedro Alves e Felipe Vargas; estudantes do curso de bacharelado em violão, tendo como orientador o professor Thiago Colombo. Tem como principal propósito apresentar para a comunidade uma mostra do trabalho realizado nos cursos de bacharelado em música da UFPel, bem como propagar a música instrumental na cidade de Pelotas e região.

Objetivo Geral

Desenvolver nos alunos capacidades fundamentais da profissão de músico, que só são possíveis de trabalhar plenamente na atividade de palco. Conhecidas, no senso comum, como experiência de palco, essas habilidades são uma carência comum em cursos de música de todo mundo.

Justificativa

O estudante de violão tem uma trajetória acadêmica bastante solitária, o que possibilita conquistar boas condições técnico-motoras, mas carece de atividades coletivas que complementem essa formação.

Metodologia

Pelo menos dois ensaios semanais com duração em torno de duas horas. Apresentações regulares (entre duas e quatro ao mês, se possível) em eventos do Centro de Artes, das Pró-reitorias e demais unidades acadêmicas da UFPel, participações em eventos acadêmicos de outras instituições, festivais de música da região e do estado.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos atingir um público estimado de 1500 pessoas (em atividades presenciais) e, pelo menos, 5000 pessoas (através de materiais de áudio e vídeo disponibilizados nas redes do grupo, do Violão UFPel, do Centro de Artes e possíveis canais especializados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Elias Custódio Dultra dos Santos
FELIPE ZANINI VARGAS
GUSTAVO FERREIRA DE MEDEIROS
PEDRO BARBOSA ALVES
THIAGO COLOMBO DE FREITAS3

Página gerada em 28/04/2024 17:35:47 (consulta levou 0.124001s)