Nome do Projeto
Formação Continuada: diálogos de aprendizagem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Encontros mensais dos professores do Centro de Letras e Comunicação da UFPel com professores da rede municipal de ensino, para reflexão sobre metodologia e práticas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa e literatura.

Objetivo Geral

Oferecer oportunidade de diálogos e trocas de experiências nas áreas da linguística e da literatura entre os professores do CLC e da SME pertencentes às escolas da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas que disponibilizam campo de Estágio Curricular para os cursos de licenciatura da UFPel.

Justificativa

Os Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas recorrem, todo ano, às escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino para a prática de Estágio Curricular prevista nos respectivos Projetos Pedagógicos das diferentes habilitações. Essa sistemática, no entanto, apesar de se perpetuar por vários anos depara-¬se, ainda, com uma série de variáveis que dificulta o processo e impede um trabalho gratificante para os sujeitos envolvidos. Observa-se ainda que a contrapartida da UFPel para com as escolas fica muito aquém do desejado, e a expectativa de crescimento para ambas não atinge o nível esperado. Procurando atenuar essa realidade tão preocupante, e que tende a se agravar pelo aumento do número de vagas e de habilitações nos Cursos de Licenciatura, a Coordenação do Núcleo de Estágio da UFPel propôs este projeto com vistas a estabelecer maior vínculo com a rede pública municipal. Pretende-se, então, estabelecer-se laços através da troca de experiências para um desejável conhecimento das partes envolvidas no trabalho. A proposta, pois, é de formar um ambiente em que os professores dos Cursos de Licenciatura em Letras possam colaborar com as instituições escolares, através de momentos de reflexão sobre o fazer docente nas aulas de língua portuguesa e literatura. Essa iniciativa permite uma interação entre a teoria e a prática, pois, nas escolas, os professores poderão desenvolver atividades norteadas pelo embasamento teórico trabalhado no Curso. Espera-¬se, assim, oportunizar a vivência de uma realidade nova para os docentes da UFPel e, ao mesmo tempo, minimizar os problemas enfrentados pelos professores dos ensinos fundamental e médio da rede municipal de ensino de Pelotas.

Metodologia

Encontros mensais dos professores do Centro de Letras e Comunicação da UFPel com professores da rede municipal de ensino, para reflexão sobre metodologia e práticas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa e literatura.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que esses diálogos e trocas permitam que os professores desenvolvam-se ainda mais a partir de novas concepções teóricas e práticas, fruto dos encontros e diálogos.

Página gerada em 19/04/2024 23:00:21 (consulta levou 0.189641s)