Nome do Projeto
Senso de coerência e sua relação com uso de substâncias, comportamentos em saúde e saúde mental em adultos pertencentes à Coorte de Nascimentos de Pelotas de 1982
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/02/2023 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O senso de coerência procura explicar como as pessoas conseguem administrar suas vidas apesar das condições adversas, consistindo em importante recurso de promoção da saúde que induz à uma percepção positiva do estado de bem-estar. Evidências sugerem que o senso de coerência está associado ao desenvolvimento de transtornos mentais comuns como ansiedade e depressão, com baixos escores do senso de coerência estando associado à maiores prevalências de transtornos mentais. Da mesma forma, o senso de coerência mais alto está associado com a escolha de dietas mais saudáveis, maior prática de atividade física, não uso de cigarro, álcool e substâncias ilícitas. O presente projeto tem como objetivo avaliar a associação entre senso de coerência e comportamento em saúde, uso de substâncias e saúde mental, em adultos com 40 anos, utilizando dados da coorte de nascimento de Pelotas de 1982. Será avaliada a associação do senso de coerência com os desfechos: transtornos mentais comuns e comportamentos em saúde – atividade física, dieta, tabagismo, uso de álcool e uso de drogas, que serão ajustados para possíveis fatores de confusão. Por fim, será realizada uma revisão sistemática e metanálise sobre a associação entre senso de coerência e uso de substâncias em adultos.

Objetivo Geral

Avaliar a associação entre senso de coerência e comportamentos em saúde, uso de substâncias e saúde mental, em adultos com 40 anos participantes da Coorte de Nascimentos de 1982 - Pelotas, RS, Brasil.

Justificativa

As evidências indicam que o senso de coerência está associado ao desenvolvimento de transtornos mentais comuns (TMC) como ansiedade e depressão, com baixos escores de senso de coerência estando associado a maiores prevalências destes transtornos. A presença de TMCs apresenta implicações socioeconômicas significativas, pois são causa importante de dias perdidos de trabalho, além de elevarem a demanda nos serviços de saúde e acarretarem prejuízos importantes nas funções social e física (Fleck et al., 2012; Lopes et al. 2013).
Além disso, o senso de coerência também está positivamente relacionado com comportamentos em saúde, com SOC mais alto estando relacionado com escolha de dietas mais saudáveis, maior prática de atividade física, não consumo de cigarro, bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas. Uma vez que estes comportamentos em saúde estão associados a morbidade e mortalidade por doenças não transmissíveis (DNT), tais quais, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Essas doenças correspondem - entre os países de baixa e média renda - a dois terços da carga geral de doenças (GBD, 2019). Ademais, em 2019, 8,71 milhões das mortes foram atribuíveis (15,4% de todas as mortes) ao tabagismo, o uso de álcool representou 2,07 milhões de mortes atribuíveis em homens e 0,40 milhões em mulheres, dietas de risco representou 4,47 milhões de mortes atribuíveis de homens (14,6% de todas as mortes masculinas) e 3,48 milhões de mortes atribuíveis em mulheres (13,5% das mortes femininas), o uso de drogas representou 0,45 milhões de mortes atribuíveis de todas as mortes e a inatividade física e baixa atividade física representando 0,30 milhões de mortes atribuíveis e 5,2% dos anos de vida ajustados por incapacidade independente do IMC (GBD, 2019).
Existe uma lacuna na literatura quando se avalia o conjunto dos principais comportamentos, os estudos existentes não avaliaram a associação do SOC com os principais comportamentos em saúde em um só estudo. Alguns dos comportamentos foram bem pouco estudados, como os hábitos alimentares com apenas 3 artigos incluídos na revisão.
A revisão da literatura sobre a associação entre senso de coerência, transtornos mentais comuns e comportamentos em saúde, mostrou algumas fragilidades nos estudos existentes: 1) apresentação de estimativas brutas, sem ajuste para fatores de confusão, 2) controle de estimativas para possíveis mediadores, como por exemplo o estresse no trabalho, 3) maioria estudos transversais, sujeitos a causalidade reversa.
Cerca de 41% dos estudos que avaliaram a relação entre SOC e depressão, estimaram apenas a correlação entre as variáveis e não controlaram as estimativas para possíveis fatores
de confusão. Ao controlar para poucos fatores de confusão, ou ainda para nenhum fator, a magnitude da associação pode ser superestimada. O baixo nível sócio econômico está associado a menores escores de SOC e maiores escores de TMC e piores hábitos comportamentais. Sendo assim, análises que não consideram variáveis socioeconômicas, o confundimento residual superestimaria a medida de efeito. Como também, eventos adversos na infância estariam associados negativamente com escores de SOC, com TMC e hábitos nocivos à saúde, o não controle também superestimaria a associação da exposição com o desfecho. Assim, surge a necessidade de realizar estudos que diminuam a possibilidade de confusão residual e que ajustem para um conjunto de possíveis fatores de confusão como variáveis socioeconômicas e demográficas, e que considerem os eventos adversos na infância e apoio, suporte social e familiar, já que as condições de vida na infância e adolescência tem um papel importante no fornecimento de experiências significativas para o desenvolvimento de um forte SOC na idade adulta, e estes fatores não foram considerados como possíveis fatores de confusão nos artigos encontrados na revisão.
No que diz respeito ao ajuste para possíveis mediadores, ao realizar tal controle, um caminho causal é bloqueado e com isso o efeito total do senso de coerência é subestimado. Além disso, um viés de colisão (collider bias) é introduzido, cujas consequência é abrir um caminho causal que estava fechado, distorcendo a associação entre senso de coerência e os desfechos estudados, em uma direção que não é previsível.

Metodologia

Serão produzidos dois artigos originais, sendo o primeiro “Senso de coerência e comportamentos em saúde aos 40 anos”; e o segundo “Associação entre senso de coerência e transtornos mentais comuns aos 40 anos: resultados de uma Coorte de Nascimentos”. Devido à fonte de dados, exposição principal e fatores de confusão serem comuns aos dois artigos, abaixo está descrita a metodologia de ambos e, logo após, os planos de análise dos dois artigos.

Indicadores, Metas e Resultados

ARTIGOS PLANEJADOS

O artigo 1 do presente projeto busca verificar a associação entre comportamentos em saúde e senso de coerência na Coorte de 1982.

O artigo 2 do presente projeto busca verificar a associação entre senso de coerência e transtornos mentais comuns na Coorte de 1982.

O artigo 3 será de revisão.


HIPÓTESES

Comportamentos em Saúde

O SOC alto estará positivamente associado com uma dieta saudável;
O SOC alto estará positivamente associado com a prática de atividade física no lazer.
O SOC alto estará negativamente associado com tabagismo.
O SOC alto estará inversamente associado ao uso nocivo de álcool.


Saúde Mental

O SOC alto estará negativamente associado a ocorrência de TMC.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BERNARDO LESSA HORTA2
JÚLIA FREIRE DANIGNO

Página gerada em 19/04/2024 18:19:55 (consulta levou 0.123902s)