Nome do Projeto
Desenvolvimento de Dispositivo de sensoramento e armazenamento de energia: sitemas IOT
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/04/2023 - 30/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Esta proposta consiste na fabricação de sensores eletroquímicos de baixo custo e de fácil operação, capaz de identificar e quantificar pequenas concentrações de agrotóxicos, mais especificamente o glifosato, auxiliando na realização de monitoramentos contínuos. Além disso, apresenta o diferencial de fornecer um potenciostato portátil para a realização de analises, resultando em um sistema de sensoriamento para testagem em amostras in loco. Ainda esta prevista a transmissão de dados via a internet das coisas (IoT). Até o momento, testes preliminares realizados em laboratório demonstraram resultados promissores, confirmando o grande potencial de aplicação da presente proposta, tanto nos limites de detecção dos sensores eletroquímicos como para o funcionamento do potenciostato portátil. Além disso, o sistema proposto apresenta um custo significativamente menor quando comparado com os métodos atualmente utilizados no monitoramento de agro defensivos. Por fim, o sistema proposto possui como característica interessante a facilidade de adaptação, ou seja, através de pequenas mudanças no seu processo de fabricação, diferentes analitos podem ser identificados, ampliando seu mercado de atuação.

Objetivo Geral

O objetivo geral da proposta é a fabricação de plataformas condutoras baseadas em grafeno induzido por laser modificados com diferentes nanopartículas, a fim de aplicação como sensor eletroquímico para monitoramento ambiental de resíduos ligados ao agronegócio, primeiramente o glifosato, além da fabricação de um potenciostato portátil capaz de identificar eletroquimicamente os sensores, formando um sistema de sensoriamento para testagem em amostras in loco.

Justificativa

O agronegócio no Brasil é um setor crucial para o crescimento econômico, representando aproximadamente 21% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo o setor agrícola correspondente a 68% do valor. Aproximadamente metade do agronegócio está relacionado com monoculturas plantadas em grandes extensões de terra para produção de commodities, levando à utilização
de agrotóxicos em larga escala, o que afeta toda a cadeia produtiva relacionada, desde a saúde animal até a comercialização para o mercado interno e exportação.

Metodologia

Metodologia resumida: Fabricação de eletrodos sensores de grafeno por meio da técnica de
gravação direta a laser em filmes comerciais de poliimida. A detecção de moléculas de
interesse se dará por meio de técnicas eletroquímicas como voltametria cíclica, amperometria
e impedância

A equipe é composta inicialmente por 6 responsáveis técnicos e um gestor/administrador, pesquisadores formados em distintas áreas, como engenharia de materiais, engenharia química e computação, todos com conhecimento e expertise nas áreas de eletroquímica aplicada a sensores, ligados a starup i9Mat incubada no Parque tecnológico. Apoiados por alunos do PPGCEM e de graduação de diferentes curso de graduação vinculados ao grupo de pesquisa NOVONANO.
Na parte técnica, três membros são responsáveis pelo setor de desenvolvimento do elemento de reconhecimento e dois membros são responsáveis pela fabricação do elemento de transdução elétrica. Todos possuem o conhecimento necessário para desenvolvimento do produto, como já confirmado em testes laboratoriais preliminares e comprovados por pedidos de patentes, artigos científicos publicados e trabalhos em congressos nacionais e internacionais.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas: Produzir sensores seletivos para baixas concentrações das moléculas e acoplá-los em
um sistema de sensoriamento para testagem em amostras in-loco.
Resultados Esperados: Espera-se inicialmente a validação/calibração dos sensores
eletroquimicos dentro das faixas de detecção necessárias para as moléculas testadas.
Expecta-se também alcançar os padrões necessários para produção e comercialização do
produto para clientes que necessitem realizar monitoramento ambiental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAOR VALÉRIO FILHO
AMANDA APARECIDA GOMES
ANDREI BORGES GALLO LA ROSA
BETTY BRAGA GALLO LA ROSA
BRUNO DA SILVEIRA NOREMBERG
BRUNO VASCONCELLOS LOPES
Carlomagno González Castelli
EDUARDA VITORIA MORAIS
EVANDRO PIVA2
GUILHERME KURZ MARON
IAN RODRIGUES PORTO
LUCAS DE MENEGHI DA MEDA
LUCAS MINGHINI GONÇALVES
LUIZA RIBEIRO SANTANA
MAICON NOLASCO PEDROTTI
NEFTALI LENIN VILLARREAL CARRENO4
RAPHAEL DORNELES CALDEIRA BALBONI
VICTORIA PORTO MONKS
VIVIANE GÖBEL MARQUES
ÉRICA DA COSTA CAMPOS

Página gerada em 28/04/2024 18:25:39 (consulta levou 0.170381s)