Nome do Projeto
Visualizador interativo para o auxílio de previsões do tempo para o setor agrícola
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/02/2023 - 30/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Durante anos vem se buscado entender com mais precisão o comportamento de eventos meteorológicos e climáticos, muito desses estudos feitos e analisados vem com o intuito de auxiliar e indicar os melhores períodos para o plantio e a colheita do setor agrícola. Sendo o setor agrícola totalmente dependente da previsão do tempo e do clima, logo por consequência, para obter bons rendimentos, com ganhos de produção e produtividade, são necessárias estratégias de manejo e de planejamento. Ter acesso a informações meteorológicas de qualidade, é primordial para que o produtor possa decidir, se é mais vantajoso adiantar ou atrasar as épocas de plantio e colheita, evitando e/ou mitigando possíveis prejuízos, tanto na lavoura, quanto no uso de equipamentos agrícolas. Como uma forma de amenizar os problemas que envolvam variáveis meteorológicas, desenvolvimento de softwares tem se tornado uma realidade, como uma ferramenta de auxílio para a tomada de decisão.

Objetivo Geral

Desenvolver um visualizador interativo de previsão do tempo, com previsões subdivididas em diferentes intervalos para controle de curto, médio e longo prazo das condições atmosféricas.

Justificativa

Espera-se que a ferramenta possa contribuir para aprimorar a tomada de decisão dos agricultores no curto, médio e longo prazo na sua respectiva propriedade e desta forma ajudar a melhorar a produtividade da cultura da soja em cada safra.

Metodologia

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta interativa de previsão do tempo para auxiliar os agricultores na tomada de decisão, com foco na cultura da soja. A ferramenta será construída utilizando a plataforma Shiny, que é uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos web interativos para a linguagem de programação R. Que tem sido amplamente utilizada na construção de ferramentas interativas para uma variedade de finalidades. A ferramenta resultante fornecerá uma visualização clara e compreensível das previsões do tempo para a cultura da soja, com a possibilidade de interação por parte do usuário.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o desenvolvimento do visualizador interativo de previsão do tempo, com previsões que irão da escala de dias até meses, sendo subdivididas em intervalos menores para controle de curto a longo prazo. Pretende-se alcançar os seguintes indicadores, metas e resultados:
* Criar acesso ao banco de dados (modelos), de onde serão retiradas as informações que alimentarão o visualizador.
* Desenvolver o Back-end do visualizador, onde serão armazenados todos os mecanismos de funcionamento do web site, como funções, API e entre outras funcionalidades.
* Construção do Front-end, que é a área onde o produtor irá manusear, e receber as previsões meteorológicas, de forma simples, rápida e intuitiva.
Para cumprir essas etapas, as seguintes fases são necessárias:
- Construção da tela de login
- Criação do banco de dados para armazenar as informações dos produtores
- Desenvolver uma área para apresentar as previsões de período curto
- Desenvolver uma área para apresentar as previsões de período médio
- Desenvolver uma área para apresentar as previsões de período longo
- Com base nas informações das questões anteriores serão criados alertas para os produtores visando o auxilio imediato de previsão de desastres para seus respectivos plantios.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO COELHO BULCÃO
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN4
FÁBIO LUIZ RODRIGUES DINIZ
LUCIANA BARROS PINTO3
RAQUEL MACHADO MACHADO

Página gerada em 28/03/2024 16:13:33 (consulta levou 0.135068s)