Nome do Projeto
Liga em Atendimento Pré-Hospitalar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 06/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Liga em Atendimento Pré-Hospitalar proporciona aos acadêmicos pertencentes ao projeto, uma formação teórico-prática ampla de como prevenir e proceder diante do trauma e emergências clínicas no atendimento pré-hospitalar, tornando-o capaz de disseminar os saberes adquiridos na comunidade, por meio de palestras, oficinas, seminários, eventos, entre outros. O projeto visa também proporcionar aos acadêmicos, uma melhor integração multiprofissional com serviços que atuam na área do Atendimento Pré-Hospitalar, como SAMU, ECOSUL e Corpo de Bombeiros, fortalecendo vínculos, possibilitando atualização prática e troca de experiências. A Liga em Atendimento Pré Hospitalar faz relação com o projeto pedagógico do curso de enfermagem no sentido de promover capacitações entre os acadêmicos do grupo para que os mesmos ministrem oficinas e palestras na comunidade e estejam aptos a participar também de eventos científicos, atuando não somente na promoção de saúde como também na prevenção de acidentes e agravos.

Objetivo Geral

Orientar a comunidade em geral na prevenção de acidentes e atendimento às vítimas, através de treinamentos e palestras que abordam os seguintes temas: História da urgência e emergência, Suporte Básico de Vida (SBV), ABC do trauma, engasgo, crise convulsiva, hemorragias, síncope, Parada Cardiorrespiratória, fraturas e imobilizações, transporte de vítimas, queimaduras, resgate de múltiplas vítimas, acidentes com animais venenosos e peçonhentos. E também capacitar o estudante para atuar nestas temáticas voltadas à assistência pré-hospitalar em situações de urgência e emergência e prevenção de acidentes.

Justificativa

É um projeto de extensão que tem grande repercussão na comunidade em geral, demandando empenho e dedicação dos acadêmicos tanto no preparo das oficinais como na atuação frente ao público alvo, em diferentes locais da região de Pelotas, incluindo tempo e custos de deslocamento, inscrições em eventos, publicações de artigos científicos. A procura pela inserção de acadêmicos na LAPH é grande e o potencial do projeto, tanto frente à comunidade, como no meio científico (pesquisas) é muito positivo. A contribuição na formação do acadêmico se dá pela experiência vivenciada na prática, bem como no âmbito organizacional e burocrático junto ao coordenador, e a possibilidade de produção científica na área.

Metodologia

O projeto se desenvolve mediante a solicitação da comunidade, em diferentes cenários, tais como escolas de ensino fundamental e médio, unidades acadêmicas da UFPel, empresas públicas e privadas, serviços de saúde, entre outros, possuindo uma grande demanda. Com abrangência regional, urbana e rural.O projeto se desenvolve por meio de palestras e oficinas ministradas pelos membros acadêmicos da Liga em Atendimento Pré-Hospitalar (LAPH) na comunidade em geral, com a supervisão do coordenador ou colaboradores. Os estudantes realizam suas capacitações por meio de buscas na literatura científica atualizada, discussões teórico-práticas, com encontros semanais, aliado à visitas técnicas em serviços de atendimento pré-hospitalar.

Indicadores, Metas e Resultados

A relevância social do projeto se dá pela instrumentalização da comunidade para o atendimento pré-hospitalar e prevenção de agravos à saúde. Esta temática é pouco abordada no currículo da Enfermagem, assim possibilitando ao estudante ampliar o seu conhecimento nesta área, além de oportunizar a este a interação e trocas de experiências com a comunidade, contemplando a extensão, o ensino e a pesquisa. Pretende-se atingir um grande público através de capacitações em escolas, empresas privadas, instituições de saúde, diferentes cursos da universidade, etc.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE LIMA PINHEIRO
AMANDA DO VAL DIAS
ANA CLARA SANTANA PRESOTTO
ANDERSON GONCALVES PEREIRA
ARIANE BIZARRO BRAZ
BRUNA DA SILVA CABRAL
CARLA WEBER PETERS
CAROLINE DE LEON LINCK6
CELMIRA LANGE5
CHAIANY MIKAELA BILHALVA BICA
CONRADO BARBOZA OLIVEIRA
DANDARA MOREIRA GOULART
DANIEL COSTA SCHWANCK
DANIEL NUNES COSTA
DEBORA GIOVANA DE AVILA DA ROSA
DEIZI JACOBSEN DE AZEVEDO
DÁKNY DOS SANTOS MACHADO
DÉBORA URRUTIA DIAS
EDA SCHWARTZ1
EMILY FERNANDA DE ALMEIDA KLAFKE
FERNANDA EISENHARDT DE MELLO
GABRIEL BERNEIRA MACHADO
HELENA RIBEIRO HAMMES
HELLEN DOS SANTOS SAMPAIO
INDIARA DA SILVA VIEGAS
JOSIELE DE LIMA NEVES
JULIA PERES AVILA
JULIANA APARECIDA BENITES CONCEICAO
JULIANA FLORES FIGUEIREDO MENDES
Julline Medeiros da Silva
JÉSSICA NOEMA DA ROSA BRAGA
JÉSSICA NOEMA DA ROSA BRAGA
JÚLIA LIMA GRELLERT
KAIANE PASSOS TEIXEIRA
LARISSA BIERHALS
LAURA MARIANA FRAGA MERCALI
LAZARO OTAVIO AMARAL MARQUES
LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS6
LUIZA FOUCHY WEYMAR
LUIZA HENCES DOS SANTOS
LUÍSA HELENA MAURELL BAMMANN
LÍLIAN MUNHOZ FIGUEIREDO
MARIANA FONSECA LAROQUE
MICHELE ROHDE KROLOW
NORLAI ALVES AZEVEDO1
RAFAEL NUNES E NUNES
RENATA DA CUNHA BARBOZA
RENATA VIEIRA AVILA
ROBERTA MENDES LIMA
RÔMULO SILVEIRA BORGES BALZ
SABRINA RIBEIRO FARIAS
THAIRIZE DA SILVA GONZALEZ
VITÓRIA RIBEIRO DE SOUZA

Página gerada em 29/04/2024 00:30:49 (consulta levou 0.229202s)