Nome do Projeto
Projeto em implantação de sistemas de instrumentação e sensoriamento inteligentes baseados em tecnologia IIoT e IoT atrelados na indústria 4.0.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/04/2023 - 27/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Comunicação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
O projeto de sistemas instrumentados e de sensoriamento inteligente IIoT e IoT orientado e coordenado pelos professores da Engenharia de Controle e Automação, implantará técnica e metodologias baseadas em tecnologias relevantes da indústria 4.0, com o propósito de favorecer as necessidades tecnológicas de última geração na comunidade da região, além de expandir os conhecimentos obtidos com outro centros de pesquisa do pais.

Objetivo Geral

Difundir o concepto da IIoT, IoT, instrumentação e aspectos relevantes da indústria 4.0 da UFPel, para a comunidade em geral integrando o ensino com a pesquisa em concordância com a comunidade, tendendo apresentar soluções para problemas correlacionados na aplicação das áreas do curso de Engenharia de Controle e a indústria 4.0, organizando e acompanhando ações que visem a interação e integração da universidade (alunos) com empresas (comunidade), gerando benefícios para ambas.

Participar em seminários, simpósios, congressos e encontros a nível nacional e internacional.

Criar interação entre o Laboratório de Sistemas de instrumentação industrial da UFPel e demais laboratórios en outras instituições que trabalham com desenvolvimento de sistemas de sensoriamento e instrumentação inteligente baseado nos avanços da indústria 4.0.

Justificativa

A indústria 4.0, na atualidade tem como objetivo a descentralização dos processos produtivos, devido ao desenvolvimento constante de dispositivos baseado em IIoT e IoT e os avanços da inteligência artificial, instrumentação industrial e computação. A instrumentação industrial atrelada na automação é um elemento primordial para incrementar a competividade e produtividade do sector industrial da região. O projeto planeja o desempenho, auxílio e colaboração entre as várias áreas do instrumentação, controle e automação, como são projetos mecânico, eletrônico e de computação, havendo forte interdisciplinaridade entre os campos de ação da instrumentação.

Metodologia

As atividades comtempladas no projetos iniciarão com a revisão bibliográfica sobre os conceitos de instrumentação industrial, sistemas inteligentes, IIoT, IoT, indústria 4.0, e desenvolvimento de instrumentos inteligentes baseados no IIoT. Os alunos levarão atividades para a execução e gestão, elaboração de relatórios, redação e apresentação de artigos em congressos e seminários, entre outras. Deste jeito se desenvolverão métodos e técnicas de instrumentação industrial inteligente que aportem soluções nos avanços da indústria 4.0.

Indicadores, Metas e Resultados

Construção e desenvolvimento de sistemas instrumentados inteligentes baseados nos pilares da indústria 4.0.

Implantar instrumentação inteligente baseada em IIoT e IoT, para automatizar processos produtivos da região.

Participar de seminários, congresso e encontros científicos e estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO VALADAO DA SILVA
DOUGLAS SILVA DOS SANTOS
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA2
EMANOEL ANGELO BORGES DE JESUS
GILSON SIMOES PORCIUNCULA2
GUSTAVO MARTIM DA ROSA
GUSTAVO RABAIOLLI
HERICK DALL AGNOL NUNES
JOAB TAVARES FAGUNDES
KAROLINA ALVES DE AZEVEDO
LUCAS DOS SANTOS PEREIRA
LUCIANO ANACKER LESTON2
MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY4
PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD2
RAFAEL DE OLIVEIRA FABRES
SANTIAGO ZARNOTT RAMALHO
SIGMAR DE LIMA2
SOFIA PAGLIARINI
TARICK MICAEL TIMM BLODORN
VITORIA DE SOUZA FABRICIO

Página gerada em 27/04/2024 19:16:56 (consulta levou 0.187607s)