Nome do Projeto
Faurb: diálogos com a comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/02/2023 - 27/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
O presente Projeto consolida e formaliza, no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo e de seu Projeto Pedagógico, uma das modalidades de integralização da extensão previstas pela Resolução COCEPE 30 de 03 de fevereiro de 2022. Trata-se, nesse caso, da caracterização de carga horária prática de disciplinas como extensão, conforme previsto no item II do artigo 4º da respectiva Resolução. Desse modo, as atividades extensionistas promovidas pelas disciplinas Geometria Gráfica e Digital I (14120044) , Estudos Sociais, Econômicos e Ambientais (14120042), Planejamento Urbano (14120037), Desenho Urbano I (14120038), Desenho Urbano II (14120040) e Teoria e História VI - Arquitetura Latino Americana e Brasileira (14120041) serão cadastradas semestralmente como ações de extensão do presente Projeto, com suas datas de início e fim coincidindo com as datas de início e fim do respectivo semestre letivo. As disciplinas incorporadas ao presente projeto, desenvolvem, historicamente, atividades extensionistas voltadas à fortalecer o contato entre a comunidade acadêmica e a sociedade, através do compartilhamento e produção coletiva de conhecimento a atendimento de demandas específicas no campo do urbanismo, educação ambiental, acessibilidade, difusão cultura, entre outros. Em virtude deste perfil, é possível considerar que a formação cidadã dos estudantes de arquitetura e urbanismo já é um fato. O presente projeto, a partir da institucionalização destas práticas extensionistas a partir de sua integralização curricular pretende fortalecer esta dimensão da formação dos futuros arquitetos e arquitetas. Consideramos que este desenho proposto para a integralização da extensão universitária fortalece as relações entre ensino, pesquisa e extensão, pois toma como ponto de partida o fato de que as disciplinas elencadas já possuem um caráter extensionista bastante desenvolvido, caracterizando-se, portanto, como ambientes naturais para o fortalecimento no tripé sobre o qual se estabelece a Universidade pública brasileira. Para fins de cadastro, o presente Projeto terá como equipe base o Coordenador do Curso e os professores responsáveis pelas disciplinas.

Objetivo Geral

O presente Projeto tem como objetivo adequar as estratégias de integralização da extensão no Curso de Arquitetura e Urbanismo às determinações presentes na Resolução COCEPE 30 de 03 de fevereiro de 2022, especialmente no que diz respeito à caracterização de carga horária prática de disciplinas como extensão

Justificativa

O presente projeto justifica-se na medida em que se observa a necessidade de atendimento à Resolução, e desse modo, à toda a legislação e normativa vigentes sobre o tema. Nesse sentido, além dessa condição inicial, também é importante destacar que a partir deste projeto se pretende fortalecer as práticas extensionistas a partir de sua institucionalização e articulação com o Projeto Pedagógico do Curso e assim ampliar as possibilidades e diversidade de ações, assim como a diversidade de disciplinas e conteúdos trabalhados.

Metodologia

Por se tratar de um Projeto que incorpora ações de natureza e características distintas, os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento dessas ações deverão necessariamente incorporar esta especificidade.
Ainda assim, é possível considerar que, de um modo geral, estes procedimentos serão estruturados a partir dos seguintes pressupostos:
- estabelecer a articulação entre conteúdos trabalhados pela disciplina (atividades de ensino-aprendizagem) e as ações de extensão;
- efetivar uma interação qualificada com a comunidade, promovendo a troca de conhecimentos entre universidade e sociedade;
- a partir dessa interação, qualificar a formação dos alunos enquanto cidadãos e cidadãs;

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o principal resultado desse projeto seja o fortalecimento das práticas extensionistas no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE DE OLIVEIRA TORRES CARRASCO1
ISABEL TOURINHO SALAMONI1

Página gerada em 27/04/2024 20:36:01 (consulta levou 0.136163s)