Nome do Projeto
adaptação da pessoa com estomia intestinal dentro do espaço de trabalho
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
28/02/2023 - 27/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Introdução:Estoma é uma palavra derivada do grego com significado de “boca”, por estabelecer conexão entre um órgão interno e o exterior através de um segmento corporal. Os estomas são confeccionados através de procedimento cirúrgico com a finalidade de alimentação, respiração ou eliminação, podendo ser temporários ou definitivos (UNITED OSTOMY ASSOCIATIONS OF AMERICA, 2020).Estima-se que vivam entre 750 mil e 1 milhão de pessoas com estomia nos Estados Unidos (UNITED OSTOMY ASSOCIATIONS OF AMERICA, 2020). Para o Brasil não foram encontradas estimativas. Todavia, estudos desenvolvidos na Região Nordeste e Sul descreveram o perfil sociodemográfico e epidemiológico de pessoas com estomia atendidas por serviços de referência. Desse modo, identificou-se predominância do sexo masculino, pessoas idosas e com colostomia. Sendo que o principal motivo para a confecção do estoma foram as neoplasias malignas (DINIZ etal., 2020; GONZAGA et al., 2020; PACZEK et al., 2020; SOUSA et al., 2020).Apesar da estomização possibilitar a continuidade da vida, ela provoca repercussões e impacto sobre o processo de viver do indivíduo, sobretudo no paciente com estomia de eliminação, o qual vivencia sentimentos de revolta e estranhamento pela presença das fezes e de uma bolsa coletora. Além das modificações naautoimagem, perda do controle esfincteriano e o medo gerado pela possibilidade deeliminação de ruídos ou odores (MOTA; GOMES; PETUCO, 2016).Outro fator negativo durante a adaptação do paciente com estomia, é a falta debanheiros adaptados para a realização de higiene. Além disso,o espaço de trabalho oportuniza o resgate da sensação de pertencimento social e,com isso, maior aceitação pela sociedade (LIMA et al., 2013).Em vista disso, como justificativa para o estudo acerca da temática, salienta-se que antes da definição do tema foi realizada uma busca livre através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo identificado poucos estudos que abordassem a inclusão laboral de pessoas com estomia. Em consonância, a partir da produção de uma revisão integrativa de literatura, que será apresentada posteriormente, foi evidenciado a escassez de estudos científicos recentes. Quanto às lacunas,percebeu-se que foi discutido brevemente sobre as modificações do ambiente laboral para receber a pessoa com estomia, e que não foram descritas as estratégias de enfrentamento utilizadas pelo indivíduo frente às dificuldades encontradas.

Objetivo Geral

2.1 Objetivo geral
Conhecer a adaptação de pessoas com estomias intestinais dentro do espaço de
trabalho.

2.2 Objetivo específico
Identificar como funcionam os espaços de trabalho e processo de trabalho.
Conhecer as dificuldades e facilidades vivenciadas pela pessoa estomizada
no retorno ao trabalho.
Caracterizar as adaptações para receber o trabalhador estomizado.

Justificativa

Como contribuições do estudo, espera-se que o compartilhamento de
vivências possa impulsionar a discussão e reflexão sobre a inclusão laboral da
pessoa estomizada, pensando em estratégias de adaptação às diferentes
dificuldades que podem ser encontradas no ambiente de trabalho. Assim como,
incentivar os profissionais de saúde a olharem para esse aspecto durante a
assistência, a fim de promover melhor qualidade de vida ao estomizado.

Metodologia

Pesquisa qualitativa. Os participantes do estudo serão compostos por pessoas estomizadas, que
sejam atendidas pelo Programa de Assistência ao Estomizado e Incontinente, do
município de Pelotas e que atualmente estejam trabalhando. Para este estudo, serão
incluídas pessoas com estomias intestinais de eliminação, maiores de 18 anos, sem
dificuldade na comunicação verbal, trabalhadores formais ou informais, que sejam
acompanhados pelo serviço especializado e que autorizarem a gravação de áudio no
momento da entrevista. Serão excluídos indivíduos que residam fora de Pelotas ou
em zona rural. Coleta de dados será realizada atraves de entrevista semi-estruturada, e a análise será do tipo Análise Temática de Conteúdo proposta por Braun e Clarke

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com a pesquisa obter resultados sobre a realidade das pessoas estomizadas que estão ainda no mercado de trabalho, a fim de identificar suas estratégias e assim apresentar no serviço para que seja inserido como assunto a ser abordado na consulta de enfermagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LAURA MARIANA FRAGA MERCALI
MICHELE CRISTIENE NACHTIGALL BARBOZA9

Página gerada em 26/04/2024 03:53:02 (consulta levou 0.135745s)