Nome do Projeto
Especialidades Odontológicas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/05/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O Projeto de Extensão em Especialidades Odontológicas é destinado à prática profissional supervisionada de especialidades da Odontologia, propiciando ao aluno o exercício da profissão com a aplicação de conhecimentos técnicos e científicos direcionados, ao mesmo tempo, beneficia a comunidade pelotense com o atendimento odontológico especializado.

Objetivo Geral

O Projeto de Extensão em Especialidades Odontológicas tem caráter prático e tem como objetivo principal proporcionar aos alunos a aproximação com a realidade da especialidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício especializado da profissão e cidadania. Por outro lado, visa o atendimento da demanda reprimida de usuários do SUS para os serviços odontológicos especializados.

Justificativa

O Projeto se justifica por proporcionar ao aluno treinamento especializado em área da Odontologia por ele escolhida, além de contemplar a população pelotense com serviços odontológicos especializados como Cirurgia Buco Maxilo Facial, Endodontia e Dentística, sendo, juntamente com os atendimentos da Faculdade de Odontologia e CEOs, os únicos locais a prestar atendimento 100% SUS.

Metodologia

O projeto será desenvolvido através de atendimento a duas ou quatro mãos, para aplicação dos conhecimentos científicos especializados e realização dos procedimentos clínicos englobados nas especialidades. Cada aluno terá 4h semanais de carga horária, sob orientação de professores ou cirurgiões dentistas preceptores. O serviço funcionará semanalmente em uma das clínicas disponíveis na Faculdade de Odontologia, atendendo pacientes com necessidade de atendimento especializado nas áreas de Cirurgia, Endodontia e Dentística. Serão cerca de 10 alunos (8º, 9º e 10º semestres) por turno, cada aluno fará 1 ou 2 atendimentos, totalizando de 10 a 20 pacientes por período de trabalho (4h).

Indicadores, Metas e Resultados

meta: aumentar a cobertura populacional estimada pelo serviço, indicador: cobertura populacional estimada pelo serviço, resultado esperado: aumento da procura da população pelo serviço
meta: caracterizar os procedimentos mais realizados pelo serviço, indicadores: proporção de endodontias de cada dente em específico, proporção de exodontias de 3º molar, proporção de restaurações complexas em relação aos demais procedimentos de dentística, resultado esperado: caracterizar os procedimentos mais realizados para gerar ações de promoção e prevenção de saúde.
meta: aumentar o número de atendimentos realizados pelo serviço, indicadores: proporção de atendimentos realizados, resultado esperado: aumento dos atendimentos à população
meta: caracterizar a população atendida no serviço, indicadores: proporção de mulheres, proporção de pessoas que ganham até 1 salário mínimo, proporção de pessoas com ensino fundamental incompleto, resultado esperado: caracterizar a população para promover ações de promoção e prevenção de saúde específicas para o grupo alvo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDIARA PERES FARIAS
BRUNA DA SILVA BARRAGANA VERA
CARLOTA ROCHA DE OLIVEIRA
CHAYANE DE SOUZA VIANA
DARLAN RADTKE BERGMANN
EZILMARA LEONOR ROLIM DE SOUSA4
FRANCINE CARDOZO MADRUGA4
GABRIELA PINTOS BRUNET
LAURA KROETZ FANG
LISIA LOREA VALENTE
LUCAS TEIXEIRA UARTH
LUCIO NEVES CAVADA
LUÍSA HOCHSCHEIDT
MARCOS ANTONIO TORRIANI4
MARIANA CARDOSO DE ALENCAR
OTÁVIO BURGUEZ MACHADO
PAULA DA SILVA BERWIG
PAULO FERNANDO AZAMBUJA DE SOUZA
RAQUELE SOARES DE MATOS
VINÍCIUS HENRIQUE VALIATTI

Página gerada em 25/04/2024 07:52:23 (consulta levou 0.198211s)