Nome do Projeto
Avaliação do preparo em colonoscopia em um serviço universitário
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/03/2023 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A colonoscopia é considerada o exame padrão-ouro para a avaliação do cólon 1. Tal exame se faz necessário, muitas vezes, para uma melhor investigação de sintomas do trato gastrointestinal2.O bom preparo para sua realização é um passo complexo que envolve modificação da dieta e uso de laxantes, de acordo com as necessidades e características de cada paciente1.A boa preparação é, portanto, um ponto imprescindível para um adequado exame colonoscópico1. Segundo diretrizes, a intubação cecal e a detecção de pólipos estão intimamente ligadas à qualidade do preparo, tais fatores podem mudar desfechos e diagnósticos desse exame1. Várias condições clínicas podem afetar a qualidade de um preparo pré-colonoscopia, sendo de suma importância clínica a detecção e intervenção, quando possível, em tais variáveis2. No presente trabalho, fornecemos aos nossos pacientes uma formulação eletrolítica composta por picossulfato de sódio, que apresenta, como característica relevante, a necessidade reduzida de volume de ingesta.3 Buscando comparar , a tolerabilidade a qualidade do preparo para colonoscopia, em relação ao tradicional preparo com Manitol.

Objetivo Geral

Comparar a efetividade de limpeza dos cólons através do preparo com manitol (Padrão utilizado) e Picossulfato de sódio (PICOPREP).

Justificativa

A despeito da colonoscopia ser amplamente reconhecida como exame padrão ouro no screening de CCR, é ainda um exame operador dependente com variabilidade nos índices de qualidade entre os serviços. Assim, deve-se analisar os parâmetros que implicam na sua qualidade e verificar se eles atingem ou não os padrões considerados adequados pela literatura mundial. Dessa forma, pode-se identificar os pontos a serem melhorados em cada serviço, especialmente quando se trata de uma instituição de ensino e formadora de novos profissionais. O adequado preparo colonico para uma boa visualização da mucosa e com isso aumentar a detecção das lesões e melhor avaliação das patologias é fundamental.
O manitol é usado amplamente por vários serviços devido ao seu baixo custo e adequada limpeza dos cólons, porém é uma medicação que tem alguns pareefeitos como maior desidratação dos pacientes durante o exame e dor abdominal e se não for adequadamente tomado a limpeza dos cólons não fica boa. Já o picoprep é uma medicação mais nova que atua igualmente na limpeza dos cólons com menos pareefeitos e de mais confortável posologia.
Com esse estudo iremos analisar dados objetivos para alcançar esta qualidade de exame e também avaliar se há diferença em relação aos preparos colonicos com o uso de diferentes medicações e, consequentemente, a melhora da qualidade do serviço de endoscopia.

Metodologia

Amostra e delineamento do estudo
Será realizado um estudo transversal, que avaliará pacientes submetidos à colonoscopia no Serviço de Endoscopia do HE EBSERH/UFPel entre o período de janeiro 2023 até outubro de 2023. Serão incluídos todos os pacientes, ambulatoriais ou internados neste hospital, acima de 18 anos que realizarem exame eletivo. Os critérios de exclusão serão: colonoscopia de urgência, impossibilidade de acesso ao resultado histopatológico, apresentação de fezes formadas ao toque retal e colectomia total prévia. Os pacientes que irão participar do estudo serão pacientes ambulatoriais. A secretária da endoscopia irá distribuir os preparos da seguinte forma: 1 paciente irá receber o preparo com o PICOPREP para realizar a colonoscopia e o próximo paciente irá receber o preparo com o MANITOL e assim por diante até chegar ao N=160 pacientes (80 em cada grupo).
Observação: Foram escolhidos pacientes ambulatoriais neste momento pois eles têm mais facilidade de deambular e tolerar um maior volume de preparo.
5.2. Logística da coleta de dados
Será aplicado um questionário (anexo 1) momentos antes do exame, que serão preenchidos pelo pesquisador, com os profissionais que o realizarão (05 profissionais, entre gastroenterologistas e cirurgiões), este consiste em avaliar as principais medidas e suas subdivisões para a qualidade da colonoscopia (Taxa de ADR, efetividade do preparo, a taxa de intubação do ceco e o tempo de retirada do aparelho) e também sua relação com o preparo colonico do paciente e a medicação utilizada para tal (picoprep ou manitol-vide anexos). A medicação picoprep será doada pela indústria farmacêutica FERRING, serão doadas 80 caixas (80 preparos) e o Manitol será usado como já é o padrão realizado pela instituição. Em nosso estudo, utilizamos a Escala de Boston para avaliação do preparo colônico – que gradua o preparo do cólon nos três segmentos (cólon esquerdo, direito e transverso) com pontuações que variam entre 0 a 3, sendo 0 a presença de fezes formadas e 3 ausência de resíduos, sendo o resultado final um valor entre 0 a 9 - com os seguintes pontos de corte: < 6 para mau preparo e ≥ 6 para preparo adequado (anexo 1).
A definição de tempo adequado de retirada do aparelho, conforme as últimas diretrizes, foi estabelecido como maior ou igual a seis minutos.
Para realização de todos exames incluídos neste estudo foi utilizado o processador de vídeo da FUJINON - VP 4450 HD e tubo EG 600 WR.
5.3. Bibliografia utilizada
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica abrangente para identificar os artigos publicados sobre o assunto. Pesquisamos as seguintes bases de dados eletrônicas para identificar possíveis estudos: PubMed, New England Journal of Medicine, United European Gasroenterology, European Society of Gastrointestinal Endoscopy, American Gastroenterological Association e American Society for Gastrointestinal Endoscopy, entre outros.
5.4 Análise Estatística
Os dados serão apresentados através de frequência simples em número absolutos (n) e porcentagens (%). Os dados serão analisados no software SPSS 22.0 e foram realizados teste t para variáveis continuas com distribuição normal e qui quadrado para avaliação das associações de variáveis dicotômicas após realização dos exames. Os valores de p < 0.05 serão considerados estatisticamente significativos.
5.5 Aspectos Éticos
Serão respeitados todos os princípios éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde na Resolução 466/2012. Todos os pacientes que aceitaram participar da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi assegurado o direito à confiabilidade dos dados e o cuidado na utilização das informações nos trabalhos escritos, de modo que os participantes não puderam ser identificados. O estudo passou pela aprovação do Comitê de Ética do HE.
Ainda quanto ao sigilo e armazenamento de dados coletados, importa ressaltar que a Lei Geral de Proteção de dados – LGPD número 13.709 será respeitada. Os resultados do estudo serão arquivados por cinco anos em arquivo próprio, sob os cuidados dos pesquisadores Isabela Miranda, Frederico Zauk e Elza Cristina Miranda da Cunha Bueno, todos estando cientes e concordantes quanto ao cumprimento da lei. Ressalta-se que os dados poderão ser publicados, garantindo o anonimato dos sujeitos participantes.
Os pacientes também serão informados quanto aos riscos e benefícios da participação do estudo. Os riscos são de que pode haver um discreto desconforto psicológico ao responder alguma questão do questionário e o benefício é de contribuir para um estudo que irá futuramente melhorar a qualidade do serviço oferecido pelo setor de endoscopia do HE- UFPEL beneficiando muitos pacientes e até a si mesmo na oportunidade de utilizar o serviço novamente.

Indicadores, Metas e Resultados

Avaliar a qualidade do preparo de colonoscopia e avaliar diferenças entre os preparos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIO MAGNO DE OLIVEIRA PORTO
Dorval Braga Hochmuller
EDUARDO ZANATTA KAPP
ELZA CRISTINA MIRANDA DA CUNHA BUENO4
FILIPE LISBOA DE CARLI
FREDERICO BALLVERDU ZAUK
GABRIELA RIVA MEHRINGER
GUSTAVO GONZALES REAL
ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA
ISADORA SPIERING
LUCAS MARTINS FREIRE
LUPÉRCIO SILVA E LAMOUNIER
MARIA EDUARDA STEINMETZ KACZEN
SARA QUEZIA ARAUJO SOARES
TALITA VILA MARTINS

Página gerada em 25/04/2024 10:38:12 (consulta levou 0.192215s)