Nome do Projeto
Análise de Séries Temporais para Previsão de Preços das Principais Commodities Agrícolas Brasileiras
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/03/2023 - 06/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O Brasil é um dos principais produtores e exportadores de commodities agrícolas do mundo, tendo em vista que essas exportações são responsáveis por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo de utilizar modelos de series temporais univariados e multivariados para prever os preços das principais commodities agrícolas brasileiras. O objetivo é fornecer informações relevantes para produtores e demais agentes do agronegócio brasileiro, auxiliando-os em suas tomadas de decisões e em seus planejamentos operacionais.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste estudo é contribuir para a melhoria da eficiência e competitividade do agronegócio brasileiro por meio da previsão dos preços das principais commodities agrícolas do país. Para isso, busca-se fornecer informações precisas e confiáveis aos produtores e demais agentes do setor, auxiliando-os em suas tomadas de decisões estratégicas e operacionais.

Justificativa

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities agrícolas do mundo, e o setor agropecuário tem um papel fundamental na economia nacional. No entanto, os produtores e demais agentes do agronegócio brasileiro enfrentam diversos desafios, incluindo a volatilidade dos preços das commodities, que pode afetar diretamente a lucratividade, a competitividade e o planejamento operacional das atividades agrícolas.
Nesse contexto, a previsão dos preços das principais commodities agrícolas brasileiras, podem permitir a elaboração de previsões precisas e confiáveis, auxiliando os produtores e demais agentes do agronegócio em suas tomadas de decisão.

Metodologia

O uso de modelos de séries temporais é uma técnica amplamente utilizada para análise de dados financeiros e econômicos, em que se busca prever a evolução de uma variável ao longo do tempo. Existem diferentes tipos de modelos de séries temporais, sendo os univariados e multivariados os mais comuns. No contexto do projeto de previsibilidade de preços das principais commodities agrícolas brasileiras, serão utilizados modelos univariados ARIMA para cada commodity, que analisam somente uma série temporal e consideram somente o comportamento passado da variável em questão para fazer a previsão. Os modelos multivariados, por outro lado, consideram múltiplas séries temporais simultaneamente, os quais serão usados para incluir as relações de outras variáveis explicativas.

Indicadores, Metas e Resultados

• Espera-se que o resultado relacionado melhor compreensão dos pesquisadores envolvidos na questão dos preços das principais commodities ligadas a temática dessa pesquisa;
• Contribuição de forma efetiva com a literatura de economia agrícola e agronegócios;
• Elaboração de possíveis TCCs, dissertações, teses e artigos científicos;
• Publicação dos artigos em um periódico com relevância nacional e internacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIO PEREZ CASAGRANDE
CLÁUDIO BECKER2
CRISTINE PARADEDA COSTA
EDUARDO MARCELINO BORGES MEGIATO
ERICK TAMBORIM COPES
GABRIEL FERREIRA OLIVEIRA
GABRIELITO RAUTER MENEZES4

Página gerada em 26/04/2024 15:32:45 (consulta levou 0.141625s)