Nome do Projeto
Tecnologia, Inovação e práticas de ESG no Setor de Hospedagem
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 01/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Tendo em consideração um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, cabe aos empreendimentos de hospedagem buscarem a criação e desenvolvimento de estratégias de inovação tecnológica e ESG (políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança), de modo a gerar valor superior aos clientes através da excelência dos produtos e serviços, e contribuir para a satisfação de outros stakeholders (partes interessadas). Nesse ambiente de grandes transformações é possível destacar significativos fatores: intensificação do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs); crise energética e escassez de recursos naturais; mudança climática; aumento da competitividade global; necessidades e desejos diversificados dos clientes; crescimento e urbanização das cidades; desenvolvimento de novos mercados e novos produtos; fortalecimento da economia de países em desenvolvimento; aumento dos investimentos em inovação e tecnologia; ampliação de estratégias de sustentabilidade; desenvolvimento de blocos econômicos; surgimento e fortalecimento de alianças estratégicas; crescimento e retomada do turismo a nível global em uma perspectiva pós-COVID19 etc. Sendo assim, conforme assevera Kotler (2005), é preciso que as empresas se renovem e desenvolvam novas formas de operar e competir na nova economia. Por meio da administração de marketing é possível satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, proporcionando aos empreendimentos relações duradouras e lucrativas. Com base nesse pensamento, uma das estratégias usadas pelas empresas atualmente, é o desenvolvimento de ações de inovação tecnológica e ESG.. Com base nas premissas anteriores, surgem então as seguintes questões problemas da presente pesquisa: - O que faz um empreendimento de hospedagem inovar? - Quais seriam as principais estratégias de inovação tecnológica do setor hoteleiro no Brasil? - Quais são as principais ações de ESG adotados pelos empreendimentos hoteleiros no Brasil? - Como as estratégias de inovação tecnológica e ESG agregam valor para as empresas hoteleiras?

Objetivo Geral

Objetivo Geral:

- Analisar os critérios de tecnologia, inovação e ESG adotados pelos empreendimentos de hospedagem na região Sul.


Objetivos Específicos:

- Realizar o estado da arte da pesquisa por meio de trabalhos de referência em nível nacional e internacional;
- Identificar empreendimentos de hospedagem na região Sul do Brasil que adotam estratégias de tecnologia e inovação, e ESG;
- Selecionar e caracterizar os empreendimentos esses empreendimentos de hospedagem;
- Descrever as ações de tecnologia, inovação e de ESG adotadas pelos empreendimentos de hospedagem investigados;
- Verificar os principais selos ou certificados de tecnologia, inovação e sustentabilidade adotados por esses empreendimentos de hospedagem.

Justificativa

Sendo a região Sul considerada como uma das mais desenvolvidas economicamente e socialmente do Brasil, e com uma forte tendência para o turismo cultural, de negócios, eventos e de natureza, acredita-se que o estudo irá contribuir para o entendimento do turismo e da hotelaria dessas regiões, desde a perspectiva da tecnologia, inovação e sustentabilidade. Dessa forma, esse estudo será útil para comunidade acadêmica, ao setor hoteleiro, e a todos interessados na temática.

Metodologia

A pesquisa possui caráter qualitativa e quantitativo, sendo considerada como pesquisa exploratória e descritiva, fundamentando-s em fontes bibliográficas diversas – artigos, livros, periódicos-; e levantamento (surveys) e/ou realização de entrevistas.

A amostragem será definida a partir de empreendimentos hoteleiros localizados na região Sul do Brasil que adotam estratégias de tecnologia, inovação e de ESG. Para tanto, a pesquisa irá considerar algumas cidades representativas dessas regiões geográficas, através de uma amostra não-probabilística e por acessibilidade.

Com relação aos critérios de tecnologia, inovação e ESG a serem observados nas empresas hoteleiras, levar-se-á em conta a normas nacionais e internacionais, como é o caso da NBR 15.401 e PR 2030 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e da ISO 21401.

O instrumento de coleta de dados será elaborado pelo coordenador do projeto, com a contribuição dos participantes do projeto, passando por um processo rigoroso de qualidade visando a coerência e amplitude da temática. Será elaborado um questionário auto-preenchido e encaminhado às empresas objeto de estudo, por meio de correio eletrônico.

Para tabulação e análise dos dados, será utilizado o pacote estatístico do programa SPSS. Empregar-se-á a estatística descritiva, testes do tipo qui-quadrado e análises de variância (ANOVA).

Haverá um treinamento para os possíveis colaboradores que enviarão os instrumentos de coleta de dados. O treinamento terá duração de 10 horas e será composto pelas seguintes etapas:
a) apresentação da pesquisa;
b) leitura e explicação do manual de instruções do instrumento;
c) aplicação do instrumento
entre as entrevistadores (dramatização);
d) realização de um estudo-piloto para conferir possíveis irregularidades ou distorções das perguntas.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas do projeto:

- Caracterizar aproximadamente 15 empreendimentos de hospedagem localizados na Região Sul que adotam ações de tecnologia, inovação e ESG;
- Definir no mínimo 08 critérios de inovação tecnológica e 10 critérios de ESG baseados em estudos e normas publicados no Brasil e no mundo;
- Trabalhar com os principais selos ou certificados de tecnologia, inovação e sustentabilidade da hotelaria reconhecidos mundialmente.


Resultados esperados:

- Sumário executivo dos principais resultados obtidos para divulgação na imprensa local, regional e nacional;
- Publicação de 02 artigos em revistas científicas brasileiras ou internacionais com boa indexação;
- Participação de no mínimo 01 congresso nacional ou internacional para apresentação dos resultados;
- Apresentação dos resultados no SIEPE da UFPEL;
- Fortalecer a imagem do Curso de Hotelaria da UFPEL por meio da produção científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR12
CASSILDA DE OLIVEIRA CARVALHO
LETICIA OLIVEIRA DE MENEZES
MATHEUS DA SILVA ROTCHILD
MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA8
MILENE SIQUEIRA MACEDO
PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO9

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