Nome do Projeto
Tocando e ensinando a música brasileira
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/04/2023 - 12/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto de ensino se desenvolverá ao longo do ano de 2023 e visa de atender os alunos da disciplina Instrumento Harmônico - piano do Curso de Música-Licenciatura. A intenção do projeto é propiciar o contato dos alunos da licenciatura com a música brasileira – erudita e popular e seus compositores, através do desenvolvimento – aprendizado – de repertório para piano nos seus diferentes níveis de prática pianística e a sua consequente divulgação por meio de apresentação em forma de recital. Várias são as ações e as etapas deste projeto, iniciando pela apresentação do compositor paraense Altino Pimenta através de um Recital de Piano executado por um aluno, de modo a apresentar o projeto e convidar os professores da área e seus alunos a também participarem. Um grupo de estudos para discutir os mais diversos assuntos que permeiam a música brasileira e a sua prática pianística será formado. Ao longo do projeto pretende-se que surjam várias ideias de abordar, estudar e apresentar os diferentes compositores da música brasileira e os estudantes se mostrem motivados a divulgar a música brasileira. Ao final do projeto espera-se que os alunos participantes tenham se familiarizado com o repertório da música brasileira tocado ao piano, e ao mesmo tempo ampliado sua percepção musical e o conhecimento para o estudo das obras musicais.

Objetivo Geral

Tocar e ensinar a música brasileira por meio do estudo e a execução (performance) de obras musicais de diferentes períodos da história da música brasileira – erudita e popular.
Aproximar os estudantes das peças musicais brasileiras escritas para piano pelo estudo teórico-prático, trazendo um novo olhar na maneira de reconhecer e aprender a música brasileira, através do estudo mais consciente.
Apresentar o estudante para os compositores brasileiros das diferentes épocas da história da música erudita e popular.

Justificativa

Percebendo-se que os alunos da disciplina de Instrumento Harmônico - piano, pouco conhecem peças do repertório da música brasileira erudita e/ou popular, entendeu-se pertinente organizar e desenvolver atividades que envolvam a discussão, o ensino-aprendizagem e a apresentação da música brasileira na prática pianística.

Metodologia

Inicia-se o projeto com um Recital de Piano apresentando o projeto e ao mesmo tempo convidando alunos e professores de Instrumento Harmônico - piano do curso de Música - Licenciatura a participarem do projeto. A partir disso, o projeto se desenvolverá em atividades teóricas e práticas, coletivas e individuais, com um encontro coletivo quinzenal e atendimentos semanais individuais dos alunos com seus professores. Será formado um grupo de estudos que transcorrerá coletivamente de forma a propiciar discussões sobre temas relativos à música brasileira, à prática pianística, entre outros que possam surgir no decorrer dos debates ao longo do projeto. Cada participante desenvolverá o estudo de repertório de música brasileira ao piano – individualmente ou coletivamente, de acordo com as obras escolhidas, e terão seus professores como orientadores. Recitais individuais e/ou coletivos organizados de diferentes formas serão desenvolvidos com repertório da música brasileira.
A avaliação do projeto transcorrerá ao longo do seu desenvolvimento tendo como base a realização das atividades propostas de cunho teórico ou prático, sejam elas coletivas e/ou individuais, e também a motivação dos participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados, espera-se:
- Que o estudante se qualifique no repertório de música brasileira executada ao piano, ampliando sua vivência e sua visão de música brasileira.
- Que este estudo prepare o estudante para ensinar e divulgar a música brasileira através do piano e possa enfrentar outros desafios musicais nas disciplinas teórico-musicais do curso.
- Que haja uma interação entre os estudantes e professores, e que possam a partir do diálogo desenvolver novas aprendizagens e construir novos conhecimentos.
- Que o estudante se sinta motivado a buscar repertório da música brasileira das diferentes épocas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALYSON JOSÉ DE SOUZA BARCELOS
CLARICE FRANCO DE SOUZA11
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES
FRANCINE DILLI RIBEIRO
GLÓRIA MARIA VIEIRA DOS SANTOS
HENRIQUE GUERREIRO DINIZ ALVARENGA
LEVINA DE AVILA COSTA
Luísa Silva de Azevedo
Mileny Jouglard Gomes
OCTAVIO AMARAL MACHADO
RAFAEL DA SILVA RAMOS
SONIA ANDRE CAVA DE OLIVEIRA4
VINICIUS DA SILVA PACHECO DOS SANTOS

Página gerada em 19/04/2024 04:46:47 (consulta levou 0.148324s)