Nome do Projeto
Uma análise da qualidade percebida dos serviços ofertados pelas feiras livres orgânicas do municipio de Pelotas/RS.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/03/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos consumidores em relação à qualidade dos serviços prestados pelas feiras livres de alimentos orgânicos do município de Pelotas. Nesse sentido, será realizada uma pesquisa de caráter exploratório-quantitativo tendo como instrumento de pesquisa dois questionários baseados no instrumento SERVQUAL, desenvolvido por Parasuraman et al. (1988), com o intuito de identificar as lacunas (gap´s) existentes entre o serviço esperado (expectativa) e o serviço percebido (desempenho) pelo público dessas feiras em cada uma das dimensões de qualidade: Confiabilidade, Responsividade, Empatia, Segurança e Tangilbilidade. Para garantir a confiabilidade instrumento aplicado, e análise dos resultados, será utilizado o coeficiente alfa de Cronbach, técnicas de estatística descritiva, análise fatorial e análise da regressão linear múltipla. O universo da pesquisa é formado pelo público das feiras livres de alimentos orgânicos do município de Pelotas/RS. Espera-se com o presente trabalho, identificar as dimensões de qualidade em que os serviços prestados pelas feiras superam as expectativas dos clientes, assim como, as dimensões de qualidade que estão aquém da expectativa esperada. O trabalho tem a relevância de apresentar o nível atual da satisfação dos clientes referente a qualidade dos serviços prestados pelas feiras orgânicas, servindo de ferramenta de gestão da qualidade, e também como bússola para ações futuras desses comerciantes, ao buscarem melhor atender às expectativas do público. Busca também, o presente trabalho, servir de aporte comercial a esses comerciantes, frente a forte concorrência imposta pelas grandes redes de mercados locais.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é mensurar a qualidade dos serviços prestados pelas das feiras livres de alimentos orgânicos do municipio de Pelotas/RS.

Justificativa

Ainda são poucos os trabalhos, encontrados na academia, voltados à qualidade dos serviços e a satisfação dos consumidores no segmento de orgânicos no Brasi. Em contraponto, o mercado de orgânicos tem crescido exponencialmente nos últimos vinte anos. Dados recentes divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA), retratam que de 2012 à 2019, o número de produtores de orgânicos cadastrados no Brasil praticamente triplicou; passando de 5.934 em 2012, para 17.730 no ano de 2019.
O cenário apresentado pelo MAPA demonstra a necessidade de a academia ampliar sua atenção voltada para este novo segmento, buscando assim, melhor entender sua dinâmica, produtos, consumidores e ambiente.
O presente trabalho busca assim, contribuir nesses sentido, ao analisar a qualidade dos serviços prestados pelas feiras de alimentos orgânicos do municipio de Pelotas/RS, e a partir de seus resultados, retratar o nível de relação existente entre os dois atores principais desse mercado: seus produtores e seus consumidores.
Serve assim o estudo, como ferramenta de gestão social da qualidade e como instrumento de aporte comercial aos produtores de orgânicos, primeiramente por buscar identificar a satisfação de seus consumidores; e em um segundo momento, por trazer esse novo segmento de mercado para o centro do debate.

Metodologia

O universo da pesquisa é formado pelo público das feiras livres de alimentos orgânicos do município de Pelotas/RS. Atualmente o município conta com sete feiras orgânicas, que ocorrem de quartas-feiras à sabados, nos turnos da manhã e tarde. O corpo da feira, é formado por sessenta e seis famílias de produtores orgânicos.
Quanto ao método, a pesquisa desenvolvida é definida como pesquisa de levantamento (survey). Quanto ao propósito, a pesquisa é descritiva. Quanto ao número de momentos em que os dados são coletados a pesquisa apresenta-se como corte-transversal(cross-sectioned). A amostra será probabilística estratificada.
O instrumento de pesquisa é constituído de dois questionários estruturados, fechados, compostos de 22 questões cada, onde os participantes deverão marcar o seu grau de satisfação, em uma escala de sete níveis. O primeiro questionário, solicita ao consumidor que identifique o seu nível de expectativa referente aos serviços prestados pelas feiras livres. O segundo questionário, solicita ao consumidor que indique o seu nível de percepção da qualidade do serviço efetivamente realizado.

Coleta e Análise dos Dados

A presente pesquisa é de natureza descritiva. Será utilizada a técnica de análise fatorial (MALHORTA, 2001), para tanto, deverá aplicar-se a rotação nos fatores para facilitar o entendimento dos mesmos. Para tal, será utilizada a Rotação Varimax (HAIR et al. 2005), com o intuito de maximizar o peso de cada variável dentro de cada fator e como critério de extração sera difnido autovalor maior que 1. Para testar a consistência interna entre as variáveis será feito o teste Alpha Cronbach. , o qual deverá apresentar valor de pelo menos 0,7 para ser aceitável.
A mensuração da adequação da aplicação da análise fatorial para um determinado conjunto de dados será realizada através de dois testes: Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e de Esfericidade de Barlett. O KMO apresenta valores normalizados (entre 0 e 1,0) e mostra qual é a proporção da variância que as variáveis (questões do instrumento utilizado) apresentam em comum ou a proporção que são devidas a fatores comuns; em outras palavras, significa se a análise fatorial é apropriada ou não para o estudo.
O teste de de Esfericidade de Barlett baseia-se na distribuição estatística de chi-quadrado e testa a hipótese (nula Ho), onde a matriz de correlação é uma matriz identidade (cuja diagonal é 1,0, as demais são iguais a zero), ou seja, não há correlação entre as variáveis (PEREIRA, 2001). Valores de significância maiores que 0,100 indicam que os dados não são adequados para o tratamento de análise fatorial e a hipótese deve ser aceita. Porém, valores menores que o indicado permitem rejeitar a hipótese nula. O teste de Esfericidade de Barlett visa identificar se a correlação entre as variáveis é significativa, a ponto de apenas alguns fatores poderem representar grande parte da variabilidade dos dados. Caso o nível de significância seja próximo a zero, então, a aplicação da análise fatorial é adequada.
As variaveis serão agupadas em grupos denominados FATORES, os quais descreverão a percepção dos clientes externos acerca dos itens relacionados aos serviços prestados.

Indicadores, Metas e Resultados

O trabalho tem a relevância de apresentar o nível atual da satisfação dos clientes referente a qualidade dos serviços prestados pelas feiras orgânicas, servindo de ferramenta de gestão da qualidade, e também como bússola para ações futuras desses comerciantes, ao buscarem melhor atender às expectativas do público. Busca também, o presente trabalho, servir de aporte comercial a esses comerciantes, frente a forte concorrência imposta pelas grandes redes de mercados locais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAURE MORRONE BARBAT PARFITT6
FABIANO LUIZ OLIVEIRA PINHO
LORRANA MENARE DA SILVA
NADIA CAMPOS PEREIRA BRUHN6
PATRÍCIA GONZAGA DE MELLO

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