Nome do Projeto
Projeto Práticas Extensionistas em Engenharia de Produção
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2024 - 01/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
O curso atende as necessidades da região no que diz respeito à formação de profissionais habilitados para trabalhar na melhoria das questões empresariais, industriais e/ou serviços, abrir novos campos de prestação de serviço, prever a evolução dos cenários produtivos e contribuir com o avanço e transformações da realidade da coletividade onde o profissional está inserido, em prol da inovação e do desenvolvimento tecnológico.
O Curso de Engenharia de Produção visa oportunizar aos acadêmicos a participação em ações de extensão em programas desta natureza possibilitando estreitar a relação da Universidade com a sociedade e reafirmar a sua função social. Isto se dá através de ações transversais ao longo do curso, assim como em Atividades complementares de Extensão, possibilitando a relação entre os campos curriculares, para a compreensão histórica e social do processo de formação, de modo a estar em sintonia com os princípios institucionais, sociais, pessoais, afetivos, cognitivos e com a legislação vigente.
Objetiva-se promover a interação e a integração entre a Universidade e outros setores da sociedade, a difusão do conhecimento produzido e a capacitação dos cidadãos e profissionais comprometidos com a realidade social, sendo norteada pelas quatro diretrizes abalizadas pela Política Nacional de Extensão universitária.
Objetivo Geral
O presente projeto visa estabelecer e ampliar a formação cidadã dos alunos motivando a participação em ações voltadas as demandas da sociedade e para tanto vinculadas a ações extensionistas.
Também visa:
I - a interação dos alunos com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões presentes no contexto social do curso;
II - proporcionar a vivência dos conhecimentos dos alunos, fora dos muros da universidade de forma interdisciplinar, através de ações previstas na matriz curricular;
III - promover a produção de mudanças na própria instituição superior e
nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais.
IV - a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em
processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.
Também visa:
I - a interação dos alunos com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões presentes no contexto social do curso;
II - proporcionar a vivência dos conhecimentos dos alunos, fora dos muros da universidade de forma interdisciplinar, através de ações previstas na matriz curricular;
III - promover a produção de mudanças na própria instituição superior e
nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais.
IV - a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em
processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.
Justificativa
A Universidade leva o conhecimento até a comunidade, mas também se retroalimenta na medida em que se abre ao diálogo e passa a considerar as demandas da sociedade na qual se encontra inserida. Logo, é importante para a formação acadêmica e profissional do discente ir até a comunidade e desenvolver ações práticas de cunho extensionista. O resultado desse contato será de aprendizado e de apropriação dos saberes que é encontrado fora da universidade.
O curso promove ações com a participação de profissionais, empresas e outras organizações públicas e privadas, a fim de que contribuam nos debates sobre as demandas sociais, humanas e tecnológicas para acompanhar a evolução constante da Engenharia, para melhor definição e atualização do perfil do egresso.
A extensão universitária abordada por esta perspectiva expressa a compreensão de atividades cidadãs, as quais buscam entrelaçar o saber científico e o saber popular, procurando conectar teoria e prática e viabilizar uma relação transformadora e dialógica entre a sociedade e a universidade. Este processo gera um enfrentamento que, por sua vez, dá origem a um novo conhecimento e, sendo assim, só pode ocorrer
de maneira indissociável ao ensino e à pesquisa (Guia de Extensão da Universidade).
O curso promove ações com a participação de profissionais, empresas e outras organizações públicas e privadas, a fim de que contribuam nos debates sobre as demandas sociais, humanas e tecnológicas para acompanhar a evolução constante da Engenharia, para melhor definição e atualização do perfil do egresso.
A extensão universitária abordada por esta perspectiva expressa a compreensão de atividades cidadãs, as quais buscam entrelaçar o saber científico e o saber popular, procurando conectar teoria e prática e viabilizar uma relação transformadora e dialógica entre a sociedade e a universidade. Este processo gera um enfrentamento que, por sua vez, dá origem a um novo conhecimento e, sendo assim, só pode ocorrer
de maneira indissociável ao ensino e à pesquisa (Guia de Extensão da Universidade).
Metodologia
Desenvolver atividades que envolvem as áreas do curso de Engenharia de Produção nos ambientes comunitários. Através da inserção de práticas de extensão universitária os alunos vão realizar visitas nas organizações e através do levantamento das necessidades, em conjunto com os órgãos da sociedade, vão levantar soluções para resolver possíveis problemas nas áreas do curso para promover a qualidade de vida das pessoas envolvidas.
Além disso os alunos também podem participar de ações do programa Projetos Integradores CENG, sob o código: 1591.
Além disso os alunos também podem participar de ações do programa Projetos Integradores CENG, sob o código: 1591.
Indicadores, Metas e Resultados
O aluno deverá elaborar um relatório de suas atividades no final de cada fase, esse no formato de artigos ou materiais digitais, para que, dessa forma, possamos divulgar a sociedade sobre os resultados. Em contrapartida, os professores-orientadores ficarão responsáveis pelo acompanhamento das atividades dos alunos apoiando as ações.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE SOARES PEREIRA | 4 | ||
BIANCA DA LUZ DA COSTA | |||
CATARINA DE QUADROS MACEDO | |||
GILSON SIMOES PORCIUNCULA | 1 | ||
JENNIFER DA COSTA GONCALVES | |||
LUANA CRISTINA HORNKE | |||
LUCIANO LETTNIN | |||
LUIZ GUSTAVO SANTOS DAMACENO | |||
MOISES RIBEIRO FERREIRA | |||
PAOLA GRIEP TIMM | |||
PATRICIA COSTA DUARTE | 1 |