Nome do Projeto
Estudo em atividade física ao longo da pandemia de COVID-19: atualização de revisão de escopo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/03/2023 - 30/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Uma revisão de escopo de atualização será conduzida, com base na declaração PRISMA-ScR. Será realizada busca online, nas seguintes bases de dados: Pubmed, Embase, SPORTDiscus, Scopus, Web of Science e CINAHL. Serão incluídos estudos que apresentem qualquer tipo de avaliação de atividade física (métodos objetivos ou subjetivos), escritos em inglês e realizados com humanos. A estratégia de busca será guiada pelo mnemônico PCC (População: humanos; Conceito: AF; Contexto: COVID-19).15 Títulos de assuntos médicos (termos MeSH) e palavras-chave relacionadas a AF (por exemplo, exercício, treinamento de resistência) e COVID-19 (por exemplo, doença do novo coronavírus de 2019, pandemia de COVID-19) foram combinados para realizar a pesquisa. Todos os registros recuperados serão importados para o software de gerenciamento de referência Mendeley Desktop (versão 1.19.4). Títulos e resumos serão selecionados de forma independente, e discordâncias serão resolvidas por consenso. Os dados dos artigos selecionados serão extraídos e inseridos em uma planilha padronizada do Excel desenvolvida para este estudo. Serão extraídos os seguintes dados: nome do autor, local do estudo (país), abordagem metodológica, características da amostra (por exemplo, tamanho), objetivo e principais achados. Os dados dos estudos serão extraídos independentemente pelos autores, e qualquer discordância foi resolvida por consenso. Os estudos serão resumidos por aspectos metodológicos como como objetivos do estudo, principais achados, país onde o estudo foi realizado e características da população (tamanho da amostra, idade dos participantes, etc).

Objetivo Geral

Atualizar uma revisão de escopo já existente sobre as publicações na temática de atividade física e a pandemia de COVID-19.

Justificativa

Um estudo realizado no ano de 2020 encontrou 41 estudos referentes a essa temática, com dados originais. Com o crescente número de publicações em torno da pandemia de COVID-19, em todas as áreas do conhecimento, torna-se necessário uma atualização a fim de se verificar qual o contexto da referida área no meio científico atual.

Metodologia

Será realizado uma busca de nas seguintes bases de dados: Pubmed, Embase, SPORTDiscus, Scopus, Web of Science e CINAHL. A busca compreenderá o período entre a realizado no estudo anterior, e o atual, a fim de evitar duplicatas. Um estudo piloto será realizado entre os avaliadores, a fim de treinar a equipe para as fases de seleção e extração de dados. Os dados serão exportados para o software Rayyan, onde avaliadores independentes realizarão a seleção dos estudos por título, resumo e texto completo. Todos os dados serão extraídos utilizando-se planilhas padronizadas. Os resultados descreverão as características metodológicas dos estudos incluídos, assim como seus objetivos e principais achados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se encontrar um número reduzido de estudos de intervenção ao longo do período da pandemia de COVID-19. O primeiro estudo, realizado em 2020, indicou que nenhum estudo de intervenção tinha sido realizado nos meses iniciais, somente estudos observacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANYLO JOSÉ SIMÕES COSTA
EDUARDO LUCIA CAPUTO
FELIPE FOSSATI REICHERT2
JEFERSON SANTOS JERÔNIMO
JULIA CAROLINA BAPTISTA GONCALVES
PAULA AVER BRETANHA RIBEIRO

Página gerada em 29/04/2024 04:02:00 (consulta levou 0.184997s)