Nome do Projeto
Manual didático para a identificação de organismos de Fauna do solo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/03/2023 - 24/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
As disciplinas de Biologia do Solo do curso de Agronomia, e de Biologia do solo do PPG MACSA, enfatizam a importância do componente biológico na manutenção e/ou melhoria da qualidade dos solos agrícolas e não antropizados. Para isso, aliado às aulas teóricas, as aulas práticas são fundamentais para reconhecer os tipos de organismos envolvidos na fragmentação dos resíduos vegetais e animais e sua incorporação no solo. A partir desta incorporação, ocorre a transformação do resíduo em matéria orgânica humificada, atributo químico fundamental para o bom funcionamento do solo. Portanto, um material didático que caracterize os principais organismos do solo, fragmentadores e bioturbadores, é fundamental.

Objetivo Geral

Produzir um manual didático de identificação dos principais grupos de organismos da fauna edáfica do solo (macro e meso organismos), descrevendo as principais características destes grupos e suas funções no solo.

Justificativa

Na disciplina de Biologia do solo, capturamos os organismos da fauna que habitam a interface serrapilheira/solo, instalamos armadilhas de queda de tretzel na camada de 0-10 cm do solo, as quais permanecem no campo por um período de 7 dias. Para a determinação da fauna que habita o interior do solo são coletadas amostras de solo utilizando cilindros de aço (169,4 cm3). No laboratório, os organismos do interior do solo são submetdias ao método do Funil Extrator de Tullgren (Bachelier, 1978), no qual cada amostra é colocada cuidadosamente em peneiras com malha de 2 mm na parte superior de cada funil. Em seguida, lâmpadas de 40 watts são ligadas sob as amostras de solo por um período de 48 horas. A ação da luz e do calor, faz com que os organismos se desloquem para baixo, e assim sejam capturados pelo copo coletor com alcool 70% instalado na base dos funis.
Tanto os indivíduos do interior do solo como os da interface serrapilheira/solo fauna edáfica são identificados e quantificados em nível de classe conforme Gallo et al (1988), com auxílio de um estereomicoscópio da marca ZEISS.
A identificação de Gallo et al. (1998) é baseada em ilustrações gráficas de cada grupo de organismos. Contudo, os alunos ao visualizarem os organismos pelo estereomicroscopio, observam que estes não estão conforme a ilustração, pois pares de patas, asas, antenas estão quebradas e/ou escondidas. Nesse sentido, um manual com imagens reais destes organismos seria fundamental para auxiliar didaticamente esta tarefa de identificação.

Metodologia

Os organismos da macro e mesofauna, das mais diversas classes taxonômicas, serão coletados em diferentes áreas do Campus Capão do Leão da UFPel, e serão identificados e fotografados pelo estereomicroscópio. Estes irão compor um manual didático de identificação dos principais grupos de organismos da fauna edáfica do solo (macro e meso organismos), descrevendo as principais características destes grupos e suas funções no solo.

Indicadores, Metas e Resultados

Proporcionar melhor compreensão dos alunos nas disciplinas de Biologia do solo do curso de Agronomia e de Biologia do solo do PPG MACSA, sobre os principais grupos de organismos da fauna do solo e suas funções ecossistêmicas no ambiente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTUR GIUDICE DE SA BRITO
CAMILA DA COSTA SILVEIRA
CAMILA DE MORAES RAMSON
EMERSON MEIRELES DE FARIAS
FLAVIA FONTANA FERNANDES1
ISTEFANI WENSKE HAUDT
LIVIA OLIVEIRA ISLABAO
LIZETE STUMPF1
RYAN NOREMBERG SCHUBERT

Página gerada em 25/04/2024 02:39:50 (consulta levou 0.137156s)