Nome do Projeto
Efeito anti-placa e anti-gengivite de bochechos de clorexidina 0,12% e preparado à base de Malva sylvestris 5%: Um ensaio clínico randomizado cruzado
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/03/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Esse estudo clínico randomizado cruzado tem como objetivo comparar o efeito anti-placa e anti-gengivite de bochechos de digluconato de clorexidina 0,12% e de preparado à base de Malva sylvestris 5%. Na fase pré-experimental 60 indivíduos receberão profilaxia dental profissional e orientação de higiene. Na fase experimental, realizada após 14 dias da fase pré-experimental, ficarão com abstenção total da remoção mecânica de placa por 7 dias. Após as primeiras 72 horas, 2 quadrantes serão selecionados aleatoriamente e receberão profilaxia profissional. Imediatamente após, os pacientes começarão a utilizar os bochechos de uma das soluções, de 12 em 12 horas, por um minuto até completar o 7o dia, onde índice de placa, índice gengival modificado e abrasão gengival serão coletados. Além disso, um questionário sobre apreciação e percepção do produto também será aplicado. Na sequência, todos receberão profilaxia profissional novamente e, após um período de 21 dias de wash out, iniciarão novamente a fase experimental semelhante a primeira para o uso da outra solução. A análise descritiva dos dados será realizada usando médias e desvios-padrões. De acordo com o padrão de distribuição dos dados, testes pareados serão utilizados para testar as diferenças intragrupos e testes independentes serão conduzidos para testar diferenças intergrupos. O nível de significância será de 5%.

Objetivo Geral

Comparar o efeito do digluconato de clorexidina 0,12% (Periogard ®, São
Paulo, SP, Brasil) e do extrato de Malva sylvestris 5% na redução de placa em biofilmes formados e em formação.

Justificativa

Apesar dos efeitos benéficos do uso de fitoterápicos, poucos estudos analisam seus efeitos clínicos e toxicológicos, sendo necessário estudar a relação entre fitoterápicos e o mecanismo de tratamento das doenças (PRUDENTE et al., 2017). Por conseguinte, a despeito de existirem alguns estudos que verificaram a eficácia da CHX (Periogard ®, São Paulo, SP, Brasil) no tratamento da gengivite e na redução da placa dental (ADDY; MORAN, 1997; AHN et al., 2011; BERCHIER; SLOT; VAN DER WEIJDEN, 2010; FRANCETTI et al., 2004), há escassez de evidências sobre a ação da Malva sylvestris sobre a inflamação gengival e placa dental.

Metodologia

4.1 Tipo de Estudo
Este será um ensaio clínico randomizado cruzado, duplo cego, no qual os indivíduos serão agrupados aleatoriamente em dois diferentes tratamentos: bochechos diários com solução a base de CHX 0,12% ou bochechos diários com extrato de Malva Sylvestris 5%, na ausência de outras formas de higiene oral em placa dental formada e em formação (ADDY et al., 1983). Esse projeto de pesquisa foi delineado seguindo as recomendações do SPIRIT Statement (Standard Protocol Items: Reccomendations For Intervetional Trials). Após a obtenção da aprovação, ele será delineado e reportado conforme as orientações do Consolidated Standards of Reporting of Trials (CONSORT).

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que até o segundo semestre de 2024 todos os dados estejam coletados e as planilhas preparadas para análise, e ao final de 2024, que todos os dados estejam finalizados e os resultados descritos. Os produtos deste projeto de pesquisa serão gerados com a participação de alunos de graduação e pós- graduação da Faculdade de Odontologia da UFPel. Estes alunos poderão ampliar os conhecimentos relativos ao desenvolvimento e as etapas de um projeto de pesquisa.
Ademais, almeja-se fortalecer as linhas de pesquisas relacionadas à atenção à saúde por meio de interações de pesquisadores e alunos, aumentando a cooperação entre pesquisas básicas e pesquisas clínicas aplicadas. Por fim, a principal perspectiva é de que seja possível uma atuação interdisciplinar e em conjunto, para prevenir e intervir em diferentes situações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ1
GIOVANNA SACCO ZUTTION
Humberto Alexander Baca Juarez
MAISA CASARIN2

Página gerada em 28/04/2024 23:06:40 (consulta levou 0.138930s)