Nome do Projeto
Animação 3D
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/03/2023 - 23/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas destaca-se como um dos cinco cursos mais procurados na instituição e é um dos raros cursos federais do país. Notavelmente, oferece ensino em animação 3D, uma das três técnicas fundamentais abordadas no curso, sendo a mais prevalente nas produções contemporâneas. Essa singularidade ressalta a importância estratégica do curso na formação de profissionais em uma técnica cada vez mais central na indústria cinematográfica e de entretenimento. A evolução rápida das ferramentas de animação, a crescente complexidade dos projetos, o volume substancial de arquivos envolvidos e as constantes inovações técnicas geram um ambiente dinâmico e desafiador para os profissionais e estudantes envolvidos. A necessidade de manter-se atualizado com as últimas tendências, assimilar novas técnicas e adaptar-se a um cenário em constante mudança destaca a urgência de uma abordagem educacional que não apenas forneça conhecimentos fundamentais, mas também promova habilidades adaptativas e uma compreensão profunda das demandas contemporâneas da indústria. Nesse contexto, a transformação contínua torna-se uma característica intrínseca à busca pela excelência e relevância no campo da animação 3D. Por estes motivos, este projeto propõe uma abordagem interdisciplinar para explorar a animação 3D, uma forma de expressão visual em constante evolução impulsionada pelo avanço tecnológico e pela demanda por conteúdo visualmente envolvente. A animação 3D é considerada uma área de estudo relevante nas indústrias do entretenimento, publicidade e design, desempenhando um papel significativo na criação de experiências visuais imersivas. O objetivo é oferecer uma compreensão aprofundada da evolução, integrando aspectos históricos, teóricos e práticos para enriquecer a compreensão dessa forma de expressão visual, assim como das ferramentas e práticas em cada estágio do fluxo de produção (pipeline), visando aprimorar a qualidade e inovação na criação de animações 3D no curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas. Além de consolidar a base teórica, o projeto busca fornecer orientações práticas para a indústria e a educação, promovendo a compreensão da expressão visual 3D e facilitando a integração entre práticas acadêmicas e de mercado. Como forma de atingir o objetivo, a metodologia empregada inclui revisão de literatura para explorar os fundamentos históricos e teóricos, análise técnica para compreender as ferramentas de mercado em cada fase, desenvolvimento de ferramentas de controle de produção para otimizar o fluxo de trabalho, e aplicação de questionários para avaliar a compreensão prática dos alunos sobre o fluxo de produção. Com a finalidade divulgação, foram incluídas as publicações científicas, participação em congressos e implementação nas disciplinas de Introdução ao 3D, Modelagem 3D, Animação 3D, Projeto II e III do curso de Cinema de Animação. Para a análise da medida de impacto e eficácia do projeto será considerado o feedback dos alunos e profissionais da indústria. O projeto visa contribuir significativamente para a teoria em animação 3D, melhorar o ensino, e alcançar reconhecimento tanto acadêmico quanto profissional. Espera-se que os resultados alcancem uma contribuição significativa para a teoria em animação 3D, proporcionando melhorias tangíveis no ensino e aprendizagem, aplicabilidade prática na indústria e reconhecimento tanto acadêmico quanto profissional do projeto.

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem como objetivo explorar a produção de animação 3D, com ênfase na pipeline de produção, integrando conhecimentos históricos, teóricos e práticos. O foco está em fornecer insights detalhados sobre a evolução, ferramentas e práticas em cada etapa da pipeline, visando aprimorar a qualidade e inovação na criação de animações 3D do curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas. Além de reforçar a base teórica, o projeto busca oferecer diretrizes práticas aplicáveis tanto na indústria quanto no ensino, promovendo uma compreensão abrangente da expressão visual 3D, visando contribuir com a aproximação entre práticas de mercado e acadêmicas para uma integração mais efetiva.

Justificativa

No âmbito específico do Curso de Cinema de Animação, onde a animação 3D representa uma das três técnicas fundamentais, a pesquisa se torna ainda mais relevante. Com a crescente importância desta técnica na indústria cinematográfica e de entretenimento, é crucial aprofundar o conhecimento sobre os elementos históricos, teóricos e práticos que envolvem a animação tridimensional. A inclusão da animação 3D no currículo destaca a importância de compreender os avanços contemporâneos na área, preparando os estudantes para os desafios e demandas do mercado de trabalho.

Estes estudos não apenas beneficiam diretamente o corpo discente do curso, mas também contribuem para a constante atualização do programa acadêmico, mantendo-o alinhado com as práticas e tecnologias emergentes na área de cinema de animação. Ao aprofundar o entendimento sobre a dinâmica da produção em animação 3D, o projeto preenche uma lacuna no conhecimento acadêmico e atende às necessidades educacionais e profissionais dos futuros cineastas e animadores formados no curso de Cinema de Animação, proporcionando uma formação abrangente e atualizada.

Por estes motivos, é fundamental organizar o fluxo de produção das animações 3D desenvolvidas no curso para garantir eficiência, qualidade e cumprimento de prazos. Compreender e aplicar uma abordagem estruturada desde a concepção até a renderização final é fundamental para coordenar esforços, otimizar recursos e assegurar a integração harmoniosa de aspectos artísticos e técnicos. A organização do fluxo de produção não apenas facilita a comunicação entre os membros da equipe, mas também contribui para uma produção mais eficiente, alinhada às demandas da indústria e capaz de oferecer resultados visualmente impactantes. Essa necessidade reflete não apenas a complexidade inerente à criação de animações 3D, mas também a busca pela excelência e competitividade no cenário contemporâneo da produção audiovisual.

Metodologia

Este estudo, utiliza a combinação de métodos como revisão de literatura, análise técnica, desenvolvimento e aplicação de ferramentas de controle de produção e questionário, com foco especial na dinâmica da produção em animação 3D. Inicialmente, a revisão de literatura serve como alicerce, explorando os fundamentos históricos e teóricos da animação 3D, destacando os avanços associados à sua fase produtiva conhecida como pipeline.

Na fase subsequente, a pesquisa técnica concentra-se na análise das principais ferramentas de mercado em cada etapa do processo, desde a modelagem até a renderização final. O intuito é compreender as práticas e tecnologias mais recentes empregadas na criação e controle de produção de animações 3D. Além disso, é dada atenção à integração dos aspectos artísticos em todas as etapas, examinando de que maneira os princípios de design e composição influenciam a produção de animações tridimensionais.

Posteriormente, serão desenvolvidas ferramentas (planilhas e manuais) para controle de fluxo de produção das animações 3D do Curso de Cinema de Animação para aprimorar a eficiência e qualidade do processo criativo. Estas ferramentas, visam facilitar a coordenação entre membros da equipe, otimizar a comunicação e garantir o cumprimento de prazos. Ao automatizar tarefas recorrentes e proporcionar uma visualização mais eficaz das animações em desenvolvimento, tais ferramentas contribuem significativamente para uma produção mais eficiente e alinhada às demandas da indústria.

Como complemento a esse enfoque, será desenvolvido um questionário para os alunos da disciplina de animação 3D. Este questionário busca avaliar a aplicação das ferramentas desenvolvidas e o conhecimento dos alunos sobre o fluxo de produção utilizado durante o desenvolvimento dos curtas 3D. A coleta dessas respostas fornece insights sobre a compreensão prática dos alunos em relação às metodologias de produção abordadas no curso. Essa abordagem holística garante uma compreensão completa da animação 3D, considerando tanto seus aspectos artísticos quanto técnicos e integrando a perspectiva dos alunos sobre a prática do fluxo de produção.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, serão empregados indicadores específicos para avaliar o impacto e a eficácia do projeto. Esses indicadores abrangem diversas dimensões, tais como o número de publicações científicas em periódicos, destacando a contribuição do projeto para a literatura acadêmica; a participação dos discentes no Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas e no Congresso de projetos Unificados do Centro de Artes UFPel, com o objetivo de disseminar os resultados; a taxa de implementação das descobertas no currículo do Curso de Cinema de Animação, buscando garantir a aplicação prática das conclusões na formação dos alunos; e o feedback coletado de profissionais da indústria, oferecendo insights sobre a aplicabilidade das conclusões em ambientes de produção real.

Com o intuito de orientar e quantificar os objetivos do projeto, foram estabelecidas metas que incluem a publicação de pelo menos dois artigos científicos em periódicos indexados, assegurando a contribuição para a base de conhecimento acadêmico; a apresentação dos resultados nos congressos supracitados, visando ampliar a visibilidade e o reconhecimento internacional do projeto; a integração de pelo menos 50% das conclusões no currículo do curso, garantindo sua aplicação prática e relevância na formação dos estudantes; e a obtenção de feedback positivo dos discentes do curso, refletindo a qualidade e utilidade percebida das descobertas.

Os resultados esperados deste projeto visam proporcionar uma contribuição significativa para a teoria em animação 3D, enriquecendo o entendimento histórico, teórico e prático dessa forma de expressão visual. Antecipa-se também melhorias tangíveis no processo de ensino e aprendizagem, com implicações práticas na formação dos alunos do curso de Cinema de Animação. Os resultados almejam ser aplicáveis nas produções desenvolvidas pelos discentes, refletindo-se no reconhecimento tanto acadêmico quanto profissional do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA CEZAR BOTACIN
ANTHONY CARVALHO DOS SANTOS MACHADO
BRENO SOARES VILLAS BOAS
BRUNO RAMOS MARTINS
CAMILA FERNANDES SANTOS
CAROL EGLAE CHRISTIANO
GEOVANNA REIS BRITO
GIOVANNA RODRIGUES LEMOS
GISSELE AZEVEDO CARDOZO19
JULIA CARDOZO SCHIAVON MADRUGA
LIVEA LUZEIRO DO CARMO
LUIGI DAL PAZ MORALES
MARIA AUGUSTA GUISSO GONZAGA
MARIA LUIZA FERREIRA DOS SANTOS
MATHEUS SILVA MENEZES
NATALIA CARDOZO MOTA
RAPHAEL AUGUSTO DIAS GRANGEIRO MAIO
RAPHAEL FUCHS SILVEIRA
TAINA FERREIRA CARDOSO

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