Nome do Projeto
Animação 3D
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/03/2023 - 23/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas destaca-se como um dos cinco cursos mais procurados na instituição e é um dos raros cursos federais do país. Notavelmente, oferece ensino em animação 3D, uma das três técnicas fundamentais abordadas no curso, sendo a mais prevalente nas produções contemporâneas. Essa singularidade ressalta a importância estratégica do curso na formação de profissionais em uma técnica cada vez mais central na indústria cinematográfica e de entretenimento.
A evolução rápida das ferramentas de animação, a crescente complexidade dos projetos, o volume substancial de arquivos envolvidos e as constantes inovações técnicas geram um ambiente dinâmico e desafiador para os profissionais e estudantes envolvidos. A necessidade de manter-se atualizado com as últimas tendências, assimilar novas técnicas e adaptar-se a um cenário em constante mudança destaca a urgência de uma abordagem educacional que não apenas forneça conhecimentos fundamentais, mas também promova habilidades adaptativas e uma compreensão profunda das demandas contemporâneas da indústria. Nesse contexto, a transformação contínua torna-se uma característica intrínseca à busca pela excelência e relevância no campo da animação 3D.
Por estes motivos, este projeto propõe uma abordagem interdisciplinar para explorar a animação 3D, uma forma de expressão visual em constante evolução impulsionada pelo avanço tecnológico e pela demanda por conteúdo visualmente envolvente. A animação 3D é considerada uma área de estudo relevante nas indústrias do entretenimento, publicidade e design, desempenhando um papel significativo na criação de experiências visuais imersivas. O objetivo é oferecer uma compreensão aprofundada da evolução, integrando aspectos históricos, teóricos e práticos para enriquecer a compreensão dessa forma de expressão visual, assim como das ferramentas e práticas em cada estágio do fluxo de produção (pipeline), visando aprimorar a qualidade e inovação na criação de animações 3D no curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas. Além de consolidar a base teórica, o projeto busca fornecer orientações práticas para a indústria e a educação, promovendo a compreensão da expressão visual 3D e facilitando a integração entre práticas acadêmicas e de mercado.
Como forma de atingir o objetivo, a metodologia empregada inclui revisão de literatura para explorar os fundamentos históricos e teóricos, análise técnica para compreender as ferramentas de mercado em cada fase, desenvolvimento de ferramentas de controle de produção para otimizar o fluxo de trabalho, e aplicação de questionários para avaliar a compreensão prática dos alunos sobre o fluxo de produção.
Com a finalidade divulgação, foram incluídas as publicações científicas, participação em congressos e implementação nas disciplinas de Introdução ao 3D, Modelagem 3D, Animação 3D, Projeto II e III do curso de Cinema de Animação. Para a análise da medida de impacto e eficácia do projeto será considerado o feedback dos alunos e profissionais da indústria. O projeto visa contribuir significativamente para a teoria em animação 3D, melhorar o ensino, e alcançar reconhecimento tanto acadêmico quanto profissional.
Espera-se que os resultados alcancem uma contribuição significativa para a teoria em animação 3D, proporcionando melhorias tangíveis no ensino e aprendizagem, aplicabilidade prática na indústria e reconhecimento tanto acadêmico quanto profissional do projeto.
Objetivo Geral
Este projeto de pesquisa tem como objetivo explorar a produção de animação 3D, com ênfase na pipeline de produção, integrando conhecimentos históricos, teóricos e práticos. O foco está em fornecer insights detalhados sobre a evolução, ferramentas e práticas em cada etapa da pipeline, visando aprimorar a qualidade e inovação na criação de animações 3D do curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas. Além de reforçar a base teórica, o projeto busca oferecer diretrizes práticas aplicáveis tanto na indústria quanto no ensino, promovendo uma compreensão abrangente da expressão visual 3D, visando contribuir com a aproximação entre práticas de mercado e acadêmicas para uma integração mais efetiva.
Justificativa
No âmbito específico do Curso de Cinema de Animação, onde a animação 3D representa uma das três técnicas fundamentais, a pesquisa se torna ainda mais relevante. Com a crescente importância desta técnica na indústria cinematográfica e de entretenimento, é crucial aprofundar o conhecimento sobre os elementos históricos, teóricos e práticos que envolvem a animação tridimensional. A inclusão da animação 3D no currículo destaca a importância de compreender os avanços contemporâneos na área, preparando os estudantes para os desafios e demandas do mercado de trabalho.
Estes estudos não apenas beneficiam diretamente o corpo discente do curso, mas também contribuem para a constante atualização do programa acadêmico, mantendo-o alinhado com as práticas e tecnologias emergentes na área de cinema de animação. Ao aprofundar o entendimento sobre a dinâmica da produção em animação 3D, o projeto preenche uma lacuna no conhecimento acadêmico e atende às necessidades educacionais e profissionais dos futuros cineastas e animadores formados no curso de Cinema de Animação, proporcionando uma formação abrangente e atualizada.
Por estes motivos, é fundamental organizar o fluxo de produção das animações 3D desenvolvidas no curso para garantir eficiência, qualidade e cumprimento de prazos. Compreender e aplicar uma abordagem estruturada desde a concepção até a renderização final é fundamental para coordenar esforços, otimizar recursos e assegurar a integração harmoniosa de aspectos artísticos e técnicos. A organização do fluxo de produção não apenas facilita a comunicação entre os membros da equipe, mas também contribui para uma produção mais eficiente, alinhada às demandas da indústria e capaz de oferecer resultados visualmente impactantes. Essa necessidade reflete não apenas a complexidade inerente à criação de animações 3D, mas também a busca pela excelência e competitividade no cenário contemporâneo da produção audiovisual.
Estes estudos não apenas beneficiam diretamente o corpo discente do curso, mas também contribuem para a constante atualização do programa acadêmico, mantendo-o alinhado com as práticas e tecnologias emergentes na área de cinema de animação. Ao aprofundar o entendimento sobre a dinâmica da produção em animação 3D, o projeto preenche uma lacuna no conhecimento acadêmico e atende às necessidades educacionais e profissionais dos futuros cineastas e animadores formados no curso de Cinema de Animação, proporcionando uma formação abrangente e atualizada.
Por estes motivos, é fundamental organizar o fluxo de produção das animações 3D desenvolvidas no curso para garantir eficiência, qualidade e cumprimento de prazos. Compreender e aplicar uma abordagem estruturada desde a concepção até a renderização final é fundamental para coordenar esforços, otimizar recursos e assegurar a integração harmoniosa de aspectos artísticos e técnicos. A organização do fluxo de produção não apenas facilita a comunicação entre os membros da equipe, mas também contribui para uma produção mais eficiente, alinhada às demandas da indústria e capaz de oferecer resultados visualmente impactantes. Essa necessidade reflete não apenas a complexidade inerente à criação de animações 3D, mas também a busca pela excelência e competitividade no cenário contemporâneo da produção audiovisual.
Metodologia
Este estudo, utiliza a combinação de métodos como revisão de literatura, análise técnica, desenvolvimento e aplicação de ferramentas de controle de produção e questionário, com foco especial na dinâmica da produção em animação 3D. Inicialmente, a revisão de literatura serve como alicerce, explorando os fundamentos históricos e teóricos da animação 3D, destacando os avanços associados à sua fase produtiva conhecida como pipeline.
Na fase subsequente, a pesquisa técnica concentra-se na análise das principais ferramentas de mercado em cada etapa do processo, desde a modelagem até a renderização final. O intuito é compreender as práticas e tecnologias mais recentes empregadas na criação e controle de produção de animações 3D. Além disso, é dada atenção à integração dos aspectos artísticos em todas as etapas, examinando de que maneira os princípios de design e composição influenciam a produção de animações tridimensionais.
Posteriormente, serão desenvolvidas ferramentas (planilhas e manuais) para controle de fluxo de produção das animações 3D do Curso de Cinema de Animação para aprimorar a eficiência e qualidade do processo criativo. Estas ferramentas, visam facilitar a coordenação entre membros da equipe, otimizar a comunicação e garantir o cumprimento de prazos. Ao automatizar tarefas recorrentes e proporcionar uma visualização mais eficaz das animações em desenvolvimento, tais ferramentas contribuem significativamente para uma produção mais eficiente e alinhada às demandas da indústria.
Como complemento a esse enfoque, será desenvolvido um questionário para os alunos da disciplina de animação 3D. Este questionário busca avaliar a aplicação das ferramentas desenvolvidas e o conhecimento dos alunos sobre o fluxo de produção utilizado durante o desenvolvimento dos curtas 3D. A coleta dessas respostas fornece insights sobre a compreensão prática dos alunos em relação às metodologias de produção abordadas no curso. Essa abordagem holística garante uma compreensão completa da animação 3D, considerando tanto seus aspectos artísticos quanto técnicos e integrando a perspectiva dos alunos sobre a prática do fluxo de produção.
Na fase subsequente, a pesquisa técnica concentra-se na análise das principais ferramentas de mercado em cada etapa do processo, desde a modelagem até a renderização final. O intuito é compreender as práticas e tecnologias mais recentes empregadas na criação e controle de produção de animações 3D. Além disso, é dada atenção à integração dos aspectos artísticos em todas as etapas, examinando de que maneira os princípios de design e composição influenciam a produção de animações tridimensionais.
Posteriormente, serão desenvolvidas ferramentas (planilhas e manuais) para controle de fluxo de produção das animações 3D do Curso de Cinema de Animação para aprimorar a eficiência e qualidade do processo criativo. Estas ferramentas, visam facilitar a coordenação entre membros da equipe, otimizar a comunicação e garantir o cumprimento de prazos. Ao automatizar tarefas recorrentes e proporcionar uma visualização mais eficaz das animações em desenvolvimento, tais ferramentas contribuem significativamente para uma produção mais eficiente e alinhada às demandas da indústria.
Como complemento a esse enfoque, será desenvolvido um questionário para os alunos da disciplina de animação 3D. Este questionário busca avaliar a aplicação das ferramentas desenvolvidas e o conhecimento dos alunos sobre o fluxo de produção utilizado durante o desenvolvimento dos curtas 3D. A coleta dessas respostas fornece insights sobre a compreensão prática dos alunos em relação às metodologias de produção abordadas no curso. Essa abordagem holística garante uma compreensão completa da animação 3D, considerando tanto seus aspectos artísticos quanto técnicos e integrando a perspectiva dos alunos sobre a prática do fluxo de produção.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, serão empregados indicadores específicos para avaliar o impacto e a eficácia do projeto. Esses indicadores abrangem diversas dimensões, tais como o número de publicações científicas em periódicos, destacando a contribuição do projeto para a literatura acadêmica; a participação dos discentes no Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas e no Congresso de projetos Unificados do Centro de Artes UFPel, com o objetivo de disseminar os resultados; a taxa de implementação das descobertas no currículo do Curso de Cinema de Animação, buscando garantir a aplicação prática das conclusões na formação dos alunos; e o feedback coletado de profissionais da indústria, oferecendo insights sobre a aplicabilidade das conclusões em ambientes de produção real.
Com o intuito de orientar e quantificar os objetivos do projeto, foram estabelecidas metas que incluem a publicação de pelo menos dois artigos científicos em periódicos indexados, assegurando a contribuição para a base de conhecimento acadêmico; a apresentação dos resultados nos congressos supracitados, visando ampliar a visibilidade e o reconhecimento internacional do projeto; a integração de pelo menos 50% das conclusões no currículo do curso, garantindo sua aplicação prática e relevância na formação dos estudantes; e a obtenção de feedback positivo dos discentes do curso, refletindo a qualidade e utilidade percebida das descobertas.
Os resultados esperados deste projeto visam proporcionar uma contribuição significativa para a teoria em animação 3D, enriquecendo o entendimento histórico, teórico e prático dessa forma de expressão visual. Antecipa-se também melhorias tangíveis no processo de ensino e aprendizagem, com implicações práticas na formação dos alunos do curso de Cinema de Animação. Os resultados almejam ser aplicáveis nas produções desenvolvidas pelos discentes, refletindo-se no reconhecimento tanto acadêmico quanto profissional do projeto.
Com o intuito de orientar e quantificar os objetivos do projeto, foram estabelecidas metas que incluem a publicação de pelo menos dois artigos científicos em periódicos indexados, assegurando a contribuição para a base de conhecimento acadêmico; a apresentação dos resultados nos congressos supracitados, visando ampliar a visibilidade e o reconhecimento internacional do projeto; a integração de pelo menos 50% das conclusões no currículo do curso, garantindo sua aplicação prática e relevância na formação dos estudantes; e a obtenção de feedback positivo dos discentes do curso, refletindo a qualidade e utilidade percebida das descobertas.
Os resultados esperados deste projeto visam proporcionar uma contribuição significativa para a teoria em animação 3D, enriquecendo o entendimento histórico, teórico e prático dessa forma de expressão visual. Antecipa-se também melhorias tangíveis no processo de ensino e aprendizagem, com implicações práticas na formação dos alunos do curso de Cinema de Animação. Os resultados almejam ser aplicáveis nas produções desenvolvidas pelos discentes, refletindo-se no reconhecimento tanto acadêmico quanto profissional do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA CEZAR BOTACIN | |||
ANTHONY CARVALHO DOS SANTOS MACHADO | |||
BRENO SOARES VILLAS BOAS | |||
BRUNO RAMOS MARTINS | |||
CAMILA FERNANDES SANTOS | |||
CAROL EGLAE CHRISTIANO | |||
GEOVANNA REIS BRITO | |||
GIOVANNA RODRIGUES LEMOS | |||
GISSELE AZEVEDO CARDOZO | 19 | ||
JULIA CARDOZO SCHIAVON MADRUGA | |||
LIVEA LUZEIRO DO CARMO | |||
LUIGI DAL PAZ MORALES | |||
MARIA AUGUSTA GUISSO GONZAGA | |||
MARIA LUIZA FERREIRA DOS SANTOS | |||
MATHEUS SILVA MENEZES | |||
NATALIA CARDOZO MOTA | |||
RAPHAEL AUGUSTO DIAS GRANGEIRO MAIO | |||
RAPHAEL FUCHS SILVEIRA | |||
TAINA FERREIRA CARDOSO |