Nome do Projeto
Bla Tum Pa vem cantar e tocar!!!!!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/07/2017 - 18/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Bla Tum Pa vem cantar e tocar!!!!! Caracteriza-se como um grupo coral e percussivo destinado a crianças de 6 a 12 anos. No projeto serão trabalhadas as articulações entre o canto coral infantil e a percussão instrumental e/ou corporal. Realizar atividades musicais de forma lúdica, ouvir músicas, aprender a
cantar uma canção, são maneiras de envolver a criança no fazer musical despertando
assim o gosto pela atividade musical. O corpo humano é o instrumento mais acessível e
perfeito para o fazer musical; podemos dizer ainda que talvez seja o instrumento mais
rico no que diz respeito a aspectos importantes para a formação de todo o músico: a
audição interior. Dessa forma, o canto ocupa um espaço de destaque no processo de
educação musical, pois oferece o contato direto da criança com as propriedades
sonoras tais como intensidade, altura, ritmo, senso harmônico, e esse contato acontece
Objetivo Geral
Desenvolver a sensibilidade e compreensão da música através da educação auditiva e do senso rítmico
presentes em atividades de canto e percussão.
presentes em atividades de canto e percussão.
Justificativa
Apreciar não significa só ouvir enquanto se faz
outra atividade, mas parar o que se está fazendo e se concentrar apenas na escuta.
Mas, se for criado o hábito de fazê-lo, o indivíduo será capaz de reconhecer os
materiais sonoros básicos que compõem a música (intensidade, ritmo, altura, duração e
timbre), organizá-los como experiência musical e até reproduzi-los cantando ou
executando um instrumento. Durante o processo de musicalização a criança desenvolve a capacidade de
se expressar integralmente, utilizando-se de movimentos corporais enquanto ouve e canta uma canção. O termo “musicalização infantil” caracteriza o processo de educação
musical por meio de um conjunto de atividades lúdicas que são transmitidos para a
criança através de canções, jogos, exercícios de movimento, noções básicas de ritmo,
melodia, tonalidade, som e métrica.
outra atividade, mas parar o que se está fazendo e se concentrar apenas na escuta.
Mas, se for criado o hábito de fazê-lo, o indivíduo será capaz de reconhecer os
materiais sonoros básicos que compõem a música (intensidade, ritmo, altura, duração e
timbre), organizá-los como experiência musical e até reproduzi-los cantando ou
executando um instrumento. Durante o processo de musicalização a criança desenvolve a capacidade de
se expressar integralmente, utilizando-se de movimentos corporais enquanto ouve e canta uma canção. O termo “musicalização infantil” caracteriza o processo de educação
musical por meio de um conjunto de atividades lúdicas que são transmitidos para a
criança através de canções, jogos, exercícios de movimento, noções básicas de ritmo,
melodia, tonalidade, som e métrica.
Metodologia
Encontros semanais de 2 horas para realização de atividades vocais e percussivas associadas a metodologias específicas de canto coral infantil e percussão. Serão realizadas atividades voltadas para o desenvolvimento musical.
Indicadores, Metas e Resultados
Formação de um grupo coral e percussivo que desenvolva sua capacidade expressiva através da música;
Apresentação musical do grupo a partir do seu desenvolvimento eaprimoramento.
Apresentação musical do grupo a partir do seu desenvolvimento eaprimoramento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIELA GAZIS | |||
REGIANA BLANK WILLE | 2 |