Nome do Projeto
Disciplinas clínicas do PPGO como ferramenta de aprendizado para a graduação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Apesar do treinamento clínico e laboratorial ser essencial para o ensino de Odontologia, ferramentas importantes no processo ensino/aprendizado são a observação da execução de procedimentos clínicos de alta complexidade, a confecção de materiais didáticos decorrentes dessa observação e a possibilidade de assistir discussões, entre pessoas com maiores níveis de formação, sobre os planos de tratamento e resoluções clínicas existentes para casos complexos. Essas ferramentas geram uma segurança maior ao aluno antes dele encarar a prática clínica, além de permitir que o mesmo possa acompanhar a resolução de casos mais complexo do que os que ele estaria apto a realizar, enriquece seus conhecimentos Odontológicos. Dessa forma, esse projeto tem como intenção possibilitar aos alunos de graduação o contato com a Odontologia de alta complexidade em dois momentos: (1) possibilitar aos alunos acompanhar os procedimentos clínicos realizados nas disciplinas clínicas do Programa de Pós-graduação (CRO I, CRO II, Clínica Integrada I e Clínica Integrada II); (2) possibilitar a comunidade acadêmica da Faculdade, acompanhar os seminários clínicos das disciplinas do Programa de Pós-graduação, onde são discutidos os planos de tratamento e apresentado os casos concluídos.

Objetivo Geral

Aprimorar o aprendizado de Odontologia aos alunos de graduação através do acompanhamento, por parte dos mesmos, dos atendimentos clínicos realizados nas disciplinas clínicas do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Odontologia (CRO I, CRO II, Clínica Integrada I e Clínica Integrada II) e através da possibilidade de acompanhar os seminários das disciplinas clínicas do PPGO.

Justificativa

Esse método está de acordo com os incisos do artigo 8º da resolução 10/2015 do COCEPE que versa sobre os itens a serem promovidos pelos projetos de ensino. Além disso, isso também gera uma aproximação entre os alunos da Pós-graduação e os estudantes da graduação.

Metodologia

Projeto consiste na seleção de alunos para acompanhar os atendimentos clínicos realizados nas disciplinas clínicas do PPGO (CRO I, CRO II, Clínica Integrada I e Clínica Integrada II). Durante esses atendimentos os alunos de pós-graduação exercerão atividade didático pedagógica explicando aos alunos da graduação os procedimentos a serem realizados, bem como dando ênfase nas evidência científicas por trás de cada escolha clínica. Juntamente com isso, os alunos ainda terão possibilidade de ter contato com fotografia odontológica, para registrar os casos clínicos e ao final do período apresentá-los. Essa atividade de obter material didático e montar aulaS são ferramentas importantes para a fixação do conhecimento. Também será disponibilizada a toda comunidade acadêmica da FO acompanhar os seminários das disciplinas clínicas do PPGO (CRO I, CRO II, Clínica Integrada I e Clínica Integrada II), onde são apresentados os planos de tratamento propostos e os casos finalizados.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos selecionar 5 alunos para cada disciplina clínica (CRO I, CRO II, Clínica Integrada I e Clínica Integrada II) e ao final de cada disciplina ter pelo menos 5 casos clínicos registrados e prontos para apresentação em seminário das disciplinas bem como envio para publicação em revista da área. Também esperamos que pelos menos 20 alunos de graduação assistam aos Seminários das disciplinas clínicas do PPGO, disseminando o conhecimento sobre os temas abordados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE EBERSOL AVILA
ANDRESSA RODRIGUES MACHADO
CAROLINA MODERNEL SOARES
CESAR DALMOLIN BERGOLI1
DANIEL HUTTNER BORK
FERNANDA FONTES DE FREITAS
GABRIELA PEGLOW CRESPO
GABRIELA SCHNEID RIOS
GUILHERME SCHEEREN FIGUEIREDO
JULIA SEDREZ DE SOUZA
JULIANA THUROW KRUGER
LARISSA VIANA DE OLIVEIRA
LUCAS NATHAN NASCIMENTO DA LUZ
LUIZ ALEXANDRE CHISINI1
MATEUS GAYA DOS SANTOS
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS
THAIS MOREIRA MULLET

Página gerada em 24/05/2024 00:55:39 (consulta levou 0.318217s)