Nome do Projeto
GEPETED: Grupo de estudos e pesquisas em treinamento esportivo e desempenho físico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2023 - 27/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico (GEPETED) é um projeto de ensino com sede na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, e tem como líder o Prof. Dr. Fabricio Boscolo Del Vecchio. O mesmo está registrado na Plataforma de Grupos do CNPq e conta com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação da UFPel, assim como profissionais e discentes da comunidade externa à UFPel. Seu objetivo é fomentar a formação de recursos humanos aos agires e fazeres na produção do conhecimento, com reuniões semanais e coletivas de ensino, bem como acompanhamentos individuais voltadas às ações acadêmicas.
Objetivo Geral
Seu objetivo geral é a formação de recursos humanos na área da Educação Física e ciências correlatas, a partir da união de esforços e conquistas conjuntos, para que possam se desenvolver na produção do conhecimento e, também, na tutoria de ações sob regência do líder do grupo.
Justificativa
O GEPETED consiste em estratégia de formação de recursos humanos para pesquisa e trabalho solidário em investigação científica e formação na área da Educação Física. Operacionaliza-se a partir de bases voluntárias e vínculos institucionais, incentiva o apoio de "fundos de financiamento" e bolsas por instituições de fomento, de ensino, pesquisa ou extensão, e reconhece o entusiasmo e a decisão pessoal e coletiva como elementos fundamentais na direção do compromisso assumido como seu valor maior.
Metodologia
Como métodos para sua realização, organiza em suas rotinas:
i) Desenvolvimento para atuação na área de escolha;
ii) Estímulo ao estabelecimento e consolidação de vocações para ensino, pesquisa e extensão, e, ainda;
iii) Treinamento dos mais experientes quanto ao exercício pedagógico do processo de formação acadêmica, reforçando seu potencial efeito multiplicador.
Neste sentido, a prática do "teaching assistance" acompanha as respectivas diretrizes do CNPq de experiências pregressas, como no auxilio em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Neste âmbito, os esforços são direcionados aos interesses de estudo do discente, fazendo-o protagonista do processo de capacitação técnico-específica.
O trabalho de cada membro do grupo, independente do nível ou intensidade de vínculo, é pautado por seu desenvolvimento em planos distintos e complementares:
1 - O primeiro se dá na relação direta com o orientador e consiste no processo de concepção, formulação, implementação, avaliação e redação de projeto específico de ensino, pesquisa ou extensão, prioritariamente de Planos de Estudos Individuais, Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso), Relatórios de atividades de Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, não passíveis de execução dissociada do teor do item 2. Trata-se da capacitação para projetos individuais e coletivos sob demanda contextual.
O referido processo naturalmente é cumulativo: após as aproximações sucessivas para delimitação do tema de pesquisa e manejo do problema de estudo, as formulações que passam a ser procedidas são executadas pelo orientando, cabendo ao orientador a tarefa de discussão ativa de aspectos formais, não devendo ser cerceador, nem tão somente revisor. Todas estas fases são registradas ao final de cada encontro-reunião, sob forma mais itenizada ou mais analítica (a depender do estilo do orientando), em documento específico.
2 - As gestões colegiadas são ordinárias e necessariamente executadas para todos os membros do Grupo e, no fundamental, compreendem a execução de atuações atribuídas para melhor dinâmica coletiva. A ausência em três reuniões no semestre, independente de justificativas, implica em ausência de interesse no grupo e, por conseguinte, em desligamento do mesmo e interrupção dos projetos em desenvolvimento – sejam eles de graduação ou de pós-graduação. Inclusive com realocação de bolsa de estudo, caso vigente.
i) Desenvolvimento para atuação na área de escolha;
ii) Estímulo ao estabelecimento e consolidação de vocações para ensino, pesquisa e extensão, e, ainda;
iii) Treinamento dos mais experientes quanto ao exercício pedagógico do processo de formação acadêmica, reforçando seu potencial efeito multiplicador.
Neste sentido, a prática do "teaching assistance" acompanha as respectivas diretrizes do CNPq de experiências pregressas, como no auxilio em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Neste âmbito, os esforços são direcionados aos interesses de estudo do discente, fazendo-o protagonista do processo de capacitação técnico-específica.
O trabalho de cada membro do grupo, independente do nível ou intensidade de vínculo, é pautado por seu desenvolvimento em planos distintos e complementares:
1 - O primeiro se dá na relação direta com o orientador e consiste no processo de concepção, formulação, implementação, avaliação e redação de projeto específico de ensino, pesquisa ou extensão, prioritariamente de Planos de Estudos Individuais, Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso), Relatórios de atividades de Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, não passíveis de execução dissociada do teor do item 2. Trata-se da capacitação para projetos individuais e coletivos sob demanda contextual.
O referido processo naturalmente é cumulativo: após as aproximações sucessivas para delimitação do tema de pesquisa e manejo do problema de estudo, as formulações que passam a ser procedidas são executadas pelo orientando, cabendo ao orientador a tarefa de discussão ativa de aspectos formais, não devendo ser cerceador, nem tão somente revisor. Todas estas fases são registradas ao final de cada encontro-reunião, sob forma mais itenizada ou mais analítica (a depender do estilo do orientando), em documento específico.
2 - As gestões colegiadas são ordinárias e necessariamente executadas para todos os membros do Grupo e, no fundamental, compreendem a execução de atuações atribuídas para melhor dinâmica coletiva. A ausência em três reuniões no semestre, independente de justificativas, implica em ausência de interesse no grupo e, por conseguinte, em desligamento do mesmo e interrupção dos projetos em desenvolvimento – sejam eles de graduação ou de pós-graduação. Inclusive com realocação de bolsa de estudo, caso vigente.
Indicadores, Metas e Resultados
Formação de recursos humanos
Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão
Produção de trabalhos acadêmicos voltados às demandas da universidade
Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão
Produção de trabalhos acadêmicos voltados às demandas da universidade
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA MACHADO PEREZ | |||
DAVI PERLEBERG RUBIRA | |||
EMILY PORTO TELESCA | |||
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO | 2 | ||
MILENA ANDRETTI PIANA | |||
RAFAEL BUENO ORCY | 2 |