Nome do Projeto
GEPETED: Grupo de estudos e pesquisas em treinamento esportivo e desempenho físico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2023 - 27/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico (GEPETED) é um projeto de ensino com sede na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, e tem como líder o Prof. Dr. Fabricio Boscolo Del Vecchio. O mesmo está registrado na Plataforma de Grupos do CNPq e conta com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação da UFPel, assim como profissionais e discentes da comunidade externa à UFPel. Seu objetivo é fomentar a formação de recursos humanos aos agires e fazeres na produção do conhecimento, com reuniões semanais e coletivas de ensino, bem como acompanhamentos individuais voltadas às ações acadêmicas.

Objetivo Geral

Seu objetivo geral é a formação de recursos humanos na área da Educação Física e ciências correlatas, a partir da união de esforços e conquistas conjuntos, para que possam se desenvolver na produção do conhecimento e, também, na tutoria de ações sob regência do líder do grupo.

Justificativa

O GEPETED consiste em estratégia de formação de recursos humanos para pesquisa e trabalho solidário em investigação científica e formação na área da Educação Física. Operacionaliza-se a partir de bases voluntárias e vínculos institucionais, incentiva o apoio de "fundos de financiamento" e bolsas por instituições de fomento, de ensino, pesquisa ou extensão, e reconhece o entusiasmo e a decisão pessoal e coletiva como elementos fundamentais na direção do compromisso assumido como seu valor maior.

Metodologia

Como métodos para sua realização, organiza em suas rotinas:
i) Desenvolvimento para atuação na área de escolha;
ii) Estímulo ao estabelecimento e consolidação de vocações para ensino, pesquisa e extensão, e, ainda;
iii) Treinamento dos mais experientes quanto ao exercício pedagógico do processo de formação acadêmica, reforçando seu potencial efeito multiplicador.

Neste sentido, a prática do "teaching assistance" acompanha as respectivas diretrizes do CNPq de experiências pregressas, como no auxilio em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Neste âmbito, os esforços são direcionados aos interesses de estudo do discente, fazendo-o protagonista do processo de capacitação técnico-específica.

O trabalho de cada membro do grupo, independente do nível ou intensidade de vínculo, é pautado por seu desenvolvimento em planos distintos e complementares:

1 - O primeiro se dá na relação direta com o orientador e consiste no processo de concepção, formulação, implementação, avaliação e redação de projeto específico de ensino, pesquisa ou extensão, prioritariamente de Planos de Estudos Individuais, Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso), Relatórios de atividades de Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, não passíveis de execução dissociada do teor do item 2. Trata-se da capacitação para projetos individuais e coletivos sob demanda contextual.
O referido processo naturalmente é cumulativo: após as aproximações sucessivas para delimitação do tema de pesquisa e manejo do problema de estudo, as formulações que passam a ser procedidas são executadas pelo orientando, cabendo ao orientador a tarefa de discussão ativa de aspectos formais, não devendo ser cerceador, nem tão somente revisor. Todas estas fases são registradas ao final de cada encontro-reunião, sob forma mais itenizada ou mais analítica (a depender do estilo do orientando), em documento específico.

2 - As gestões colegiadas são ordinárias e necessariamente executadas para todos os membros do Grupo e, no fundamental, compreendem a execução de atuações atribuídas para melhor dinâmica coletiva. A ausência em três reuniões no semestre, independente de justificativas, implica em ausência de interesse no grupo e, por conseguinte, em desligamento do mesmo e interrupção dos projetos em desenvolvimento – sejam eles de graduação ou de pós-graduação. Inclusive com realocação de bolsa de estudo, caso vigente.

Indicadores, Metas e Resultados

Formação de recursos humanos
Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão
Produção de trabalhos acadêmicos voltados às demandas da universidade

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA MACHADO PEREZ
DAVI PERLEBERG RUBIRA
EMILY PORTO TELESCA
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO2
MILENA ANDRETTI PIANA
RAFAEL BUENO ORCY2

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