Nome do Projeto
Comunicação Comunitária: mapeamento de casos e características
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/03/2023 - 28/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente projeto tem como objetivo: identificar iniciativas em que a Comunicação Comunitária foi implementada no processo de produção de conteúdos jornalísticos e analisar as pautas trabalhadas por esses veículos. Com isso, busca-se entender a dinâmica e os diferentes contextos do trabalho que prioriza o jornalismo comunitário. Entende-se que o jornalismo comunitário se estabelece como uma alternativa para minimizar o cenário marcado pela negligência dos meios de comunicação hegemônicos. Assim, com base em Cicília Peruzzo em Raquel Paiva, entende-se que a comunicação comunitária trabalha com vínculos identitários, investindo em relações horizontais entre os emissores e receptores, no empoderamento social, na ampliação da cidadania e na cobertura de fatos que sejam de interesse dos integrantes de uma determinada comunidade. Nesse cenário, a produção jornalística é engendrada pelo envolvimento dos integrantes da comunidade. Ao refletir sobre esse processo de produção, é possível identificar pautas semelhantes em contextos diferentes e características que são preservadas, independente do contexto em que o caso foi implementado. Também pode-se identificar situações que se destacam pela especificidade do caso.

Objetivo Geral

Identificar iniciativas em que a Comunicação Comunitária foi implementada no processo de produção de conteúdos jornalísticos e analisar as pautas trabalhadas por esses veículos.

Justificativa

Com base em Cicília Peruzzo, entende-se que a comunicação comunitária, na forma como vem se desenvolvendo nos últimos tempos, pode ser interpretada como um canal de expressão de uma comunidade. Através desse canal, os integrantes da comunidade, que pode ser online ou presencial, manifestam seus interesses comuns e suas necessidades mais urgentes. Com isso, a produção jornalística baseada na comunicação comunitária tem um potencial transformador que agrega as demandas da comunidade, a participação ativa da população e conteúdos que investem em educação e ampliação da cidadania. Ao identificar iniciativas de jornalismo comunitário e as pautas trabalhadas nessas iniciativas, pode-se vislumbrar as demandas dessas comunidades e as especificidades e as demandas que são visibilizadas através dessas iniciativas. Investe-se, assim, no entendimento da essência do jornalismo que dialoga com a comunidade de forma mais efetiva, bem como o seu potencial de transformação da sociedade.

Metodologia

A pesquisa é um Estudo de Caso Múltiplo, tendo Yin como principal referência. A partir de pesquisas em bases de dados da Internet serão identificados situações de comunicação comunitária na produção jornalística, serão escolhidos quatro casos para análise. Após a identificação de quatro casos que presentem relevância para a sua comunidade e maior tempo de circulação, será realizado uma análise sobre a proposta jornalística e as pautas trabalhadas. Com a definição de evidências para serem analisadas nos quatro casos, será possível identificar se existem pautas semelhantes e pautas muito específicas do contexto onde a comunicação comunitária foi trabalhada.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar quatro iniciativas de comunicação comunitária e analisar o contexto onde foram implementadas, as pautas adotadas e a promoção de transformações sociais.
Sistematizar as pautas que se repetem nesses quatro casos e as pautas que são próprias do caso e que constituem suas especificidades.
Identificar características do jornalismo comunitários nos casos analisados.
Publicar três artigos com os dados da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LARA NASI3
MURILO SCHURT ALVES
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE4

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