Nome do Projeto
Transições de Fase em Sistemas Carregados
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/05/2023 - 30/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A física estatística de sistemas complexos tem analisado os mais diversos problemas. Um tema importante com diversas aplicações em química, física, engenharia e biologia, é o estudo de soluções de macromoléculas, carregadas e neutras. Exemplos são soluções de moléculas de DNA, polieletrólitos, colóides e proteínas.

Objetivo Geral

Estudo da mecânica estatística de fluidos complexos, como biomoléculas e sistemas carregados, analisando equações de estado para soluções com moléculas carregadas e neutras, macromoléculas rígidas e flexíveis. Cálculo de diagramas de fase e isotermas de associação.

Justificativa

A física de soluções carregadas é uma importante área de pesquisa em física estatística. Os sistemas incluem soluções em física, química e biologia, como moléculas de DNA e proteínas em solução. Muitos dos problemas são analisados teoricamente, experimentalmente e através de simulações numéricas. As aplicações incluem o estudo teórico desses sistemas e a análise de dados experimentais, como isotermas de associação e diagramas de fase.

Metodologia

O estudo desses sistemas será feito dentro dos métodos teóricos da física estatística. Para isso será feita pesquisa bibliográfica. Além do estudo teórico serão usados métodos numéricos para a resolução dos problemas encontrados.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos obter resultados como o cálculo das isotermas de associação dos sistemas no equilíbrio, bem como construção de diagramas de fase quando ocorrer uma transição de fase.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PAULO SERGIO KUHN12
VINICIUS FERRUCCI TAVEIROS

Página gerada em 28/04/2024 17:18:39 (consulta levou 0.128617s)