Nome do Projeto
Salve Seu Dente
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/06/2023 - 07/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O Projeto de Extensão Salve o Seu Dente existe há mais de 30 anos, treinando alunos de graduação de Odontologia a levar para as escolas, Faculdades da área de saúde e eventos, conhecimentos de como agir frente á uma avulsão dentária acidental, onde o tratamento correto, imediatamente ao acidente, é fundamental para a permanência do dente em boca. Dentro do Projeto, além do treinamento dos alunos sobre o tema, temos também momentos científicos e de desenvolvimento de pesquisas na área, como o projeto de avaliar os conhecimentos de alunos formandos nas Faculdades de Saúde, sobre a avulsão dentária, aproveitando para levarmos estes conhecimentos.

Objetivo Geral

O Projeto de Extensão Salve Seu Dente visa levar para a comunidade, principalmente para as escolas , conhecimentos de como agir frente uma avulsão dentária acidental, para que ao ocorrer este acidente, as pessoas saibam agir corretamente, seja reimplantando o dente imediatamente ao acidente, ou sabendo a forma correta de armazena-lo para que possa mante-lo viável ate o atendimento de um Cirurgião -Dentista, o que é fundamental para um melhor prognóstico e manutenção do dente em boca.

Justificativa

O Projeto de Extenão Salve Seu Dente existe ha mais de 30 anos na Faculdade de Odontologia de Pelotas-UFPel, sendo um serviço de conhecimento levado á população de como agir frente á uma avulsão dentária, assunto extremamente relevante, uma vez que a perda acidental de um dente é bastante frequente, principalmente entre jovens e crianças,e nos dentes anteriores, prejudicando muito a estética, função e auto-estima. Ter conhecimento de como proceder em uma avulsão acidental pode ser determinante na manutenção do dente em boca.
O Projeto foi encerrado em março de 2020, uma vez que era indo ás escolas, faculdades e eventos é que nossos alunos do projeto levavam conhecimento, o que ficou impossibilitado.

Metodologia

O Projeto visa levar informações sobre como agir frente á uma avulsão dentária acidental, através de palestras ministradas, com a utilização de slides , banners ou cartazes, divulgação de material didático (panfletos e cartazes )e , encenação teatral com fantoches para crianças mais novas.
Serão realizadas palestras em escolas e faculdades com a devida permissão de seus diretores, bem como a participação em eventos que disponibilizem um espaço, onde os alunos através de entrega de material informativo, bem como o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao assunto. Um exemplo desses eventos é a Fenadoce, que ocorre anualmente na cidade de Pelotas.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretendemos atingir o maior número possível de pessoas com o conhecimento de como agir frente a uma avulsão dentária acidental, principalmente alunos de escolas públicas e particulares da cidade de Pelotas, dos 6 aos 18 anos, faixa de idade em que mais ocorre esse acidente, bem como seus professores. O sucesso do projeto será atingido com estes pacientes chegando ao dentista ou à Faculdade de Odontologia de Pelotas, com os procedimentos corretos para salvar o dente em questão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA GONCALVES MONTEIRO ANDRADE
ELAINI WOLTER SICKERT ADERNE4
HENRIQUE PACHECO PERES
TAIANE COUTINHO DE OLIVEIRA4

Página gerada em 29/04/2024 02:25:45 (consulta levou 0.842513s)