Nome do Projeto
Impacto do distanciamento social em indicadores de saúde de estudantes em época de pandemia: um estudo de acompanhamento.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/05/2023 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A pandemia de COVID-19 é uma das maiores crises sanitárias já enfrentadas pela humanidade. Na ausência de vacinas, medicamentos específicos para cura e com o objetivo de diminuir o número de pessoas infectadas, evitando o colapso nos sistemas de saúde, medidas não farmacológicas de controle da disseminação foram adotadas em várias regiões do Brasil e do mundo, entre elas o distanciamento social (DS). No entanto, a adoção de um modelo de DS provoca modificações no cotidiano da população, como cancelamento de eventos, fechamento de serviços não essenciais, sistema remoto de trabalho, quarentena da população e suspensão de aulas presenciais. Embora crianças e adolescentes tenham sido menos acometidos pelos sintomas e consequências graves da doença, foram impostas a eles as mesmas medidas de DS e os efeitos do DS a curto e longo prazo são desconhecidos. Mesmo após vários esforços científicos, políticos e econômicos, muitos países enfrentaram extrema dificuldade em conter o avanço do vírus e com as implicações presentes e futuras impostas por ele. Dessa forma estudos são necessários, principalmente em países de baixa e média renda, como no Brasil, onde a situação da Pandemia foi grave e a população pode ser mais afetada nos comportamentos de saúde em função da desigualdade social existente. Diante do exposto, justifica-se realizar um estudo longitudinal quantitativo, que verifique as mudanças no estilo de vida da população alvo. A amostra será de alunos do IFSul, em tempos de DS imposto pela pandemia da COVID-19. Os resultados podem fornecer informações relevantes para a elaboração de estratégias de acolhimento, aconselhamento e suporte de estudantes em toda região.
Objetivo Geral
Verificar o impacto do distanciamento social provocado pela Pandemia da COVID-19 em indicadores de saúde dos estudantes do IFSul e fatores associados
Justificativa
Em dezembro de 2019 uma série de casos de uma nova espécie de pneumonia foram registrados na China. O vírus de alta transmissibilidade, denominado SARS-COV-2, se espalhou rapidamente pelo mundo e em março de 2020 foi decretada a Pandemia de COVID-19. Com a inexistência de vacinas e medicações específicas para cura da doença, foi recomendado o distanciamento social (DS) de toda população1,2,3. A suspensão de aulas presenciais estava entre as medidas de DS recomendadas, e embora tenha se mostrado eficaz na contenção da velocidade de disseminação do vírus, trouxe consequências negativas relacionadas ao estilo de vida da população em geral.
No mundo estudos tem mostrado alterações nos hábitos e comportamentos relacionados a saúde e os resultados apontam aumento no tabagismo e no consumo de álcool, maior consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis, aumento no peso corporal, alterações na qualidade e quantidade de sono, um aumento no comportamento sedentário, diminuição de prática de AF e aumento em problemas de saúde mental como sintomas de depressão e ansiedade6,19,26,36,48.
Embora os estudos realizados em vários países estejam indicando um impacto negativo do DS nos comportamentos relacionados a saúde, as circunstâncias, velocidade e magnitude em que essas mudanças acontecem, diferem de um local para outro. Estudar a população brasileira, em função da dimensão do país e das grandes diferenças sociais é um desafio por si só, dessa maneira, se fazem necessários estudos capazes de contemplar a diversidade de nossa população, respeitando suas características regionais, de clima, cultura, economia, entre outras. O momento requer uma abordagem cuidadosa e multisetorial, englobando os setores da saúde, educação, nutrição, economia, segurança e lazer.
O estudo proposto está sendo desenvolvido dentro uma Instituição Federal que atende presencialmente em torno de 13 mil estudantes desde o ensino médio/técnico integrado até estudantes em nível de doutorado, distribuídos em 13 cidades de diferentes regiões do Rio Grande do Sul (RS). A Instituição teve suas aulas totalmente suspensas em março de 2020, iniciando suas aulas remotas em outubro do mesmo ano e aulas presenciais para grupos específicos em setembro de 2021, sendo que até junho de 2022 as aulas não tinham retornado totalmente de forma presencial.
As circunstâncias em que estes estudantes se encontram podem ser iguais a muitos, mas diferentes de tantos outros inseridos em realidades distintas. Dessa forma, coletar evidências robustas sobre o impacto do DS e fechamento das escolas no estilo de vida dos estudantes é de extrema importância para identificar a situação dessa população, assim como, criar orientações e ferramentas para auxiliar gestores e equipes de saúde na tomada de decisões, tanto em nível populacional, quanto dentro das próprias instituições.
No mundo estudos tem mostrado alterações nos hábitos e comportamentos relacionados a saúde e os resultados apontam aumento no tabagismo e no consumo de álcool, maior consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis, aumento no peso corporal, alterações na qualidade e quantidade de sono, um aumento no comportamento sedentário, diminuição de prática de AF e aumento em problemas de saúde mental como sintomas de depressão e ansiedade6,19,26,36,48.
Embora os estudos realizados em vários países estejam indicando um impacto negativo do DS nos comportamentos relacionados a saúde, as circunstâncias, velocidade e magnitude em que essas mudanças acontecem, diferem de um local para outro. Estudar a população brasileira, em função da dimensão do país e das grandes diferenças sociais é um desafio por si só, dessa maneira, se fazem necessários estudos capazes de contemplar a diversidade de nossa população, respeitando suas características regionais, de clima, cultura, economia, entre outras. O momento requer uma abordagem cuidadosa e multisetorial, englobando os setores da saúde, educação, nutrição, economia, segurança e lazer.
O estudo proposto está sendo desenvolvido dentro uma Instituição Federal que atende presencialmente em torno de 13 mil estudantes desde o ensino médio/técnico integrado até estudantes em nível de doutorado, distribuídos em 13 cidades de diferentes regiões do Rio Grande do Sul (RS). A Instituição teve suas aulas totalmente suspensas em março de 2020, iniciando suas aulas remotas em outubro do mesmo ano e aulas presenciais para grupos específicos em setembro de 2021, sendo que até junho de 2022 as aulas não tinham retornado totalmente de forma presencial.
As circunstâncias em que estes estudantes se encontram podem ser iguais a muitos, mas diferentes de tantos outros inseridos em realidades distintas. Dessa forma, coletar evidências robustas sobre o impacto do DS e fechamento das escolas no estilo de vida dos estudantes é de extrema importância para identificar a situação dessa população, assim como, criar orientações e ferramentas para auxiliar gestores e equipes de saúde na tomada de decisões, tanto em nível populacional, quanto dentro das próprias instituições.
Metodologia
Este projeto de estudo é um recorte de um estudo maior denominado “RESPIRE - Pandemia de Covid-19: Distanciamento Social, Indicadores de Saúde e Atividade Física de Alunos e Servidores do IFSul” que está em andamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) desde março de 2021. A “COLETA 1” foi realizada entre os meses de maio e agosto de 2021. A RESPIRE inclui estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino, assim como todos os servidores da instituição. Neste projeto foram incluídos apenas os estudantes da modalidade presencial.
Está sendo realizado um estudo observacional longitudinal ambidirecional, do tipo Censo, de natureza quantitativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). O protocolo do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, Brasil (protocolo: 4.676.277).
O acompanhamento será realizado através de dois momentos de coleta, com questões referentes a três períodos de tempo distintos (pré, durante e pós distanciamento social). Dessa maneira, os períodos foram divididos em: COLETA 1 – “Pré distanciamento social” e “Durante distanciamento social”; e COLETA 2 – “Pós distanciamento social” (usando como parâmetro o retorno as aulas presenciais).
A população alvo são estudantes regularmente matriculados na modalidade presencial nos 14 Câmpus do IFSul. O IFSul conta com 14 Câmpus espalhados por 13 cidades do estado do Rio Grande do Sul (Pelotas, Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires) (Figura 2), possuindo aproximadamente 13.311 alunos na modalidade presencial.
Os desfechos primários são:
● Nível de AF;
● Sintomas de ansiedade e
● Sintomas de. depressão.
Os desfechos secundários são:
● Indicadores antropométricos (peso/IMC);
● Tempo de comportamento sedentário;
● Hábitos alimentares (Consumo de bebidas alcoólicas e alimentos saudáveis / não saudáveis);
● Tabagismo;
● Hábitos de sono;
Os dados da serão exportados do QuestionPro para o Microsoft® Excel e transferidos ao Stata 13.1, onde a análise será realizada. Ao todo serão 14 bancos de dados, um para cada Câmpus, que serão agrupados para análise conjunta. A amostra será caracterizada através de estatística descritiva (media e desvio padrão ou prevalência e intervalo de confiança de 95%). Para testar a normalidade dos dados será utilizado o teste de Shapio Wilk. Para desfechos categóricos será utilizado o teste Qui-quadrado e para desfechos contínuos será utilizado ANOVA. Regressão Linear Múltipla para desfechos contínuos e regressão de Poisson para desfechos categóricos serão utilizadas para as análises ajustadas. Generalized Estimating Equations (GEE) ou ANOVA de medidas repetidas serão utilizadas para comparações entre os momentos (Pré, durante e pós distanciamento social), o teste post hoc de Bonferroni será utilizado quando necessário.
Está sendo realizado um estudo observacional longitudinal ambidirecional, do tipo Censo, de natureza quantitativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). O protocolo do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, Brasil (protocolo: 4.676.277).
O acompanhamento será realizado através de dois momentos de coleta, com questões referentes a três períodos de tempo distintos (pré, durante e pós distanciamento social). Dessa maneira, os períodos foram divididos em: COLETA 1 – “Pré distanciamento social” e “Durante distanciamento social”; e COLETA 2 – “Pós distanciamento social” (usando como parâmetro o retorno as aulas presenciais).
A população alvo são estudantes regularmente matriculados na modalidade presencial nos 14 Câmpus do IFSul. O IFSul conta com 14 Câmpus espalhados por 13 cidades do estado do Rio Grande do Sul (Pelotas, Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires) (Figura 2), possuindo aproximadamente 13.311 alunos na modalidade presencial.
Os desfechos primários são:
● Nível de AF;
● Sintomas de ansiedade e
● Sintomas de. depressão.
Os desfechos secundários são:
● Indicadores antropométricos (peso/IMC);
● Tempo de comportamento sedentário;
● Hábitos alimentares (Consumo de bebidas alcoólicas e alimentos saudáveis / não saudáveis);
● Tabagismo;
● Hábitos de sono;
Os dados da serão exportados do QuestionPro para o Microsoft® Excel e transferidos ao Stata 13.1, onde a análise será realizada. Ao todo serão 14 bancos de dados, um para cada Câmpus, que serão agrupados para análise conjunta. A amostra será caracterizada através de estatística descritiva (media e desvio padrão ou prevalência e intervalo de confiança de 95%). Para testar a normalidade dos dados será utilizado o teste de Shapio Wilk. Para desfechos categóricos será utilizado o teste Qui-quadrado e para desfechos contínuos será utilizado ANOVA. Regressão Linear Múltipla para desfechos contínuos e regressão de Poisson para desfechos categóricos serão utilizadas para as análises ajustadas. Generalized Estimating Equations (GEE) ou ANOVA de medidas repetidas serão utilizadas para comparações entre os momentos (Pré, durante e pós distanciamento social), o teste post hoc de Bonferroni será utilizado quando necessário.
Indicadores, Metas e Resultados
Como produto da execução do projeto terá a formação de uma doutora na área de Educação Física, bem com a respectiva produção de tese e artigos. Além da publicação de artigos em periódicos científicos, os resultados serão divulgados em outros meios, a saber:
Retorno dos resultados à Reitoria e Câmpus do IFSul (Apêndice 1 – resultados “coleta 1” dos estudantes presenciais e a distância e servidores);
Reportagem em jornal local;
Tese de conclusão de curso de Doutorado em Educação Física.
Retorno dos resultados à Reitoria e Câmpus do IFSul (Apêndice 1 – resultados “coleta 1” dos estudantes presenciais e a distância e servidores);
Reportagem em jornal local;
Tese de conclusão de curso de Doutorado em Educação Física.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANYLO JOSÉ SIMÕES COSTA | |||
FELIPE FOSSATI REICHERT | 2 |