Nome do Projeto
Expressão Gráfica na Engenharia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 31/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Este projeto visa a formação de um grupo de estudos para a contextualização da importância da representação gráfica na formação dos futuros Engenheiros(as), oportunizando a criação de oficinas e cursos com diferentes conteúdos, visando complementar os conhecimentos relacionados ao desenho técnico e suas aplicações. A representação gráfica faz parte de todos os cursos de engenharia, atualmente com o avanço tecnológico iminente, se torna imprescindível a utilização de diferentes ferramentas computacionais, tanto na academia como no cotidiano de um engenheiro(a), para a representação de concepções de diferentes soluções gráficas. No entanto, se faz necessário a formação básica bem estruturada, para que se torne eficiente a utilização das ferramentas disponíveis em diferentes softwares de modelagem computacional. Um dos objetivos específicos do projeto é a criação de diferentes oficinas e cursos oportunizando a interdisciplinaridade da área de representação gráfica com outros conteúdos das engenharias, como por exemplo, a expressão gráfica aplicada à mecânica, topografia, construção civil, hidráulica e elétrica.

Objetivo Geral

Fortalecer o conhecimentos dos alunos dos diferentes cursos de Engenharias da UFpel na área de representação gráfica.

Justificativa

As disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico e Computação Gráfica são disciplinas ofertadas a todos os cursos de engenharia, e fazem parte da fase inicial da grade curricular. Dentro deste contexto é fundamental que essas disciplinas sejam complementadas com outras atividades extracurriculares, a fim de despertar o interesse dos alunos e fortalecer os conhecimentos adquiridos nas aulas, evitando altos índices de reprovação e evasão. Nesse sentido o aprendizado de ferramentas complementares, nas oficinas, utilizando softwares para a modelagem e prototipagem, permitem uma melhor percepção espacial, colaborando para o aprendizado e a inserção do acadêmico no mercado de trabalho durante sua
trajetória acadêmica.

Metodologia

Primeiramente será criado um grupo de estudo com os alunos interessados na área de representação gráfica a fim de fortalecer os conhecimentos nessa área. Com base nos conhecimentos estudados no grupo, será elaborado material didático a fim de organizar cursos e oficinas a serem ministradas durante os semestres para os alunos do centro de engenharias.

Indicadores, Metas e Resultados

Melhorar o aproveitamento dos(as) alunos(as) nas disciplinas de representação gráficas, diminuindo a evasão e reprovação. A participação dos alunos nas oficinas e cursos ofertados permitirá o conhecimento de diferentes ferramentas da área de representação gráfica que possibilitará uma formação complementar, auxiliando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Com auxílio dos formulários de avaliação aplicados ao final de cada curso, será possível aplicar deferentes metodologia e ferramentas visando a melhoria e atualização dos cursos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS1
CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI15
JOAO GUILHERME TREVISAN SPAGNOLLO
LÓREN FERREIRA DA CRUZ
MARIVAN DA SILVA PINHO7
NORIEL DA SILVA SOUZA
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS1
ROGER TOSCAN SPAGNOLO16

Página gerada em 28/04/2024 03:28:30 (consulta levou 0.167430s)