Nome do Projeto
Expressão Gráfica na Engenharia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 31/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Este projeto visa a formação de um grupo de estudos para a contextualização da importância da representação gráfica na formação dos futuros Engenheiros(as), oportunizando a criação de oficinas e cursos com diferentes conteúdos, visando complementar os conhecimentos relacionados ao desenho técnico e suas aplicações. A representação gráfica faz parte de todos os cursos de engenharia, atualmente com o avanço tecnológico iminente, se torna imprescindível a utilização de diferentes ferramentas computacionais, tanto na academia como no cotidiano de um engenheiro(a), para a representação de concepções de diferentes soluções gráficas. No entanto, se faz necessário a formação básica bem estruturada, para que se torne eficiente a utilização das ferramentas disponíveis em diferentes softwares de modelagem computacional. Um dos objetivos específicos do projeto é a criação de diferentes oficinas e cursos oportunizando a interdisciplinaridade da área de representação gráfica com outros conteúdos das engenharias, como por exemplo, a expressão gráfica aplicada à mecânica, topografia, construção civil, hidráulica e elétrica.
Objetivo Geral
Fortalecer o conhecimentos dos alunos dos diferentes cursos de Engenharias da UFpel na área de representação gráfica.
Justificativa
As disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico e Computação Gráfica são disciplinas ofertadas a todos os cursos de engenharia, e fazem parte da fase inicial da grade curricular. Dentro deste contexto é fundamental que essas disciplinas sejam complementadas com outras atividades extracurriculares, a fim de despertar o interesse dos alunos e fortalecer os conhecimentos adquiridos nas aulas, evitando altos índices de reprovação e evasão. Nesse sentido o aprendizado de ferramentas complementares, nas oficinas, utilizando softwares para a modelagem e prototipagem, permitem uma melhor percepção espacial, colaborando para o aprendizado e a inserção do acadêmico no mercado de trabalho durante sua
trajetória acadêmica.
trajetória acadêmica.
Metodologia
Primeiramente será criado um grupo de estudo com os alunos interessados na área de representação gráfica a fim de fortalecer os conhecimentos nessa área. Com base nos conhecimentos estudados no grupo, será elaborado material didático a fim de organizar cursos e oficinas a serem ministradas durante os semestres para os alunos do centro de engenharias.
Indicadores, Metas e Resultados
Melhorar o aproveitamento dos(as) alunos(as) nas disciplinas de representação gráficas, diminuindo a evasão e reprovação. A participação dos alunos nas oficinas e cursos ofertados permitirá o conhecimento de diferentes ferramentas da área de representação gráfica que possibilitará uma formação complementar, auxiliando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Com auxílio dos formulários de avaliação aplicados ao final de cada curso, será possível aplicar deferentes metodologia e ferramentas visando a melhoria e atualização dos cursos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS | 3 | ||
ANNA KLUG MILECH | |||
BRUNO NUNES HUBNER | |||
CATIANE PEGLOW HOLZ | |||
CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI | 19 | ||
GUSTAVO TORRES QUEVEDO | |||
JOAO GUILHERME TREVISAN SPAGNOLLO | |||
JULIA AVILA VIEIRA | |||
LARISSA THAIS PREDIGER | |||
LUAN HENRIQUE DOS SANTOS ROCHA | |||
LUAN MARTIN AREJANO | |||
LÓREN FERREIRA DA CRUZ | |||
MAIARA SCHELLIN PIEPER | |||
MARIANA RIECKEL VOLZ | |||
MARIVAN DA SILVA PINHO | 7 | ||
NORIEL DA SILVA SOUZA | |||
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS | 1 | ||
RAFAEL DE LIMA RODRIGUES CHIQUINE | |||
RAFAEL SCHMECHEL SELL | |||
RODRIGO DA COSTA CARDOSO | |||
RODRIGO WICKBOLDT BUENO | |||
ROGER TOSCAN SPAGNOLO | 16 | ||
SAMUEL IPIRANGA DE MELLO | |||
TALISSON NATAN TOCHTENHAGEN | |||
WILLIAN SILVA DA SILVA |