Nome do Projeto
Meteorologista: um profissional de múltiplas faces
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/05/2023 - 31/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O profissional formado na área da meteorologia tem ganho ainda mais notoriedade nos últimos anos, quando o mercado da iniciativa privada tem observado que este profissional tem aptidão em trabalhar em diferentes setores, que vão muito além da previsão do tempo. Atualmente, os meteorologistas estão alocados em diferentes setores, que vão desde o setor de comercialização de energia, passando pela agricultura, seguros patrimoniais, mercado financeiro, entre outras áreas. No entanto, discentes e pós-graduandos que cursam a graduação e pós-graduação em Meteorologia, respectivamente, ainda apresentam muitas dúvidas sobre um melhor aperfeiçoamento para determinado setor, ou quais habilidades extracurriculares podem desenvolver ao longo da sua carreira na meteorologia. Ouvir profissionais que atuam em diferentes setores em palestras, mesmo que de forma virtual, é uma forma de aproximar e criar elos entre o futuro profissional e as necessidades que o mercado de trabalho exige.

Objetivo Geral

Desta forma, o objetivo do presente projeto de ensino visa apresentar diferentes áreas de atuação na meteorologia para alunos, bem como elucidar possíveis dúvidas que os discentes poderão ter ao se deparar no mercado de trabalho, através de palestras com profissionais que atuam em diferentes setores no mercado de trabalho.

Justificativa

Os palestrantes convidados serão preferencialmente egressos da Faculdade de Meteorologia (FAMET) da UFPEL, como uma maneira de demonstrar aos discentes sobre a qualidade dos profissionais formados pela FAMET, assim como também apresentar a trajetória profissional que estes egressos possuem.

Metodologia

Serão realizadas palestras mensais, com dia e data pré-estabelecidos, sendo estipulada a última sexta-feira do mês, no horário das 10h. Será utilizado o canal de Comunicação Científica no YouTube “Papo de Meteorologia” da Meteorologista Drª. Ana Paula Paes dos Santos, que possui uma grande credibilidade dentro da comunidade meteorológica, além de ser uma forma de deixar as palestras com acesso gratuito para acessos posteriores, também para discentes de outros cursos e o público em geral.
O roteiro de apresentação terá uma introdução semelhante, independente do setor em discussão. O convidado irá apresentar a sua trajetória acadêmica, e também profissional após a graduação, qual preparação foi necessária para ingressar na carreira profissional, como é a sua rotina de trabalho, e por fim, quais dicas ele considera essenciais para que o futuro profissional tenha êxito na carreira.

Indicadores, Metas e Resultados

com a execução do presente projeto espera-se:
proporcionar aos alunos da graduação e pós-graduandos as possibilidades e necessidades que o mercado de trabalho fornece aos futuros profissionais da área;
a expansão recente do mercado de trabalho para o meteorologista;
como o meteorologista pode se adequar em diferentes setores da iniciativa privada;
e como profissionais formados pela FAMET alcançaram posições de destaque no mercado de trabalho, devido a boa base acadêmica adquirida durante a graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Ana Paula Paes dos Santos
BRUNO COELHO BULCÃO
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN9
HENRIQUE FUCHS BUENO REPINALDO8
LUCIANA BARROS PINTO9
MARCIA EDUARDA ALDRIGHI BARCELOS
MORGANA VAZ DA SILVA8
RAQUEL MACHADO MACHADO
ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS
VITOR CUSTODIO CASTILHO
YNARA AGUIAR CASTRO

Página gerada em 25/04/2024 11:36:39 (consulta levou 0.178645s)