Nome do Projeto
IX Semana Acadêmica da Farmácia - “Tendências e Desafios na Profissão do Farmacêutico”
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/04/2023 - 28/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
IX Semana Acadêmica da Farmácia (SAFar) é um evento promovido pelo curso de Farmácia da UFPel, planejado, organizado e executado por discentes de graduação, juntamente com os docentes do curso, tendo como tema desta edição “Tendências e Desafios na Profissão do Farmacêutico”. A Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel, que neste ano de 2023 ocorrerá em sua nona edição, consistirá em palestras, mesas-redondas e minicursos com renomados profissionais que abordarão temas relevantes e atuais da área, com a intenção de proporcionar aos estudantes de Farmácia da UFPel e demais interessados uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e se atualizarem sobre as tendências e avanços da profissão, além de promover o intercâmbio de ideias e experiências entre os participantes e estimular a reflexão crítica sobre a prática farmacêutica. O evento ocorrerá entre os dias 11 e 13 de abril de 2023, de forma presencial e online. Em sua forma presencial, acontecerá no auditório Wilson de Oliveira, no Campus Universitário do Capão do Leão. O público-alvo do evento são discentes de graduação, pós-graduação e profissionais com interesse na ampla área de Farmácia. Baseado nas edições anteriores, espera-se a participação de alunos de diversas instituições, promovendo debates sobre as ações no âmbito farmacêutico. Desta forma, pretende-se com a realização deste evento impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, a integração multidisciplinar e a promoção do crescimento acadêmico, bem como a realização de ações sociais, em que será possível ajudar a comunidade carente de Pelotas com doações de alimentos não perecíveis e materiais escolares. Além disso, as relações pessoais são fortalecidas entre os participantes do evento, a capacidade de organização e de motivação para o trabalho entre os alunos são aperfeiçoadas, assim como o conhecimento técnico-científico é estimulado e ampliado.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como principal objetivo a realização da IX Semana Acadêmica da Farmácia – UFPel, com o tema “Tendências e Desafios na Profissão do Farmacêutico”, tendo como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação e futuros estudantes, profissionais farmacêuticos e de áreas da saúde de Pelotas e região, permitindo e incentivando a troca de conhecimento e experiências entre os participantes do evento. Tendo em vista também a importância da atuação do farmacêutico, com esse projeto espera-se que os participantes conheçam e sejam instigados a procurar as amplas áreas de atuação do farmacêutico que não são tão comentadas na atualidade, bem como as tendências e tecnologias que esta área oferece.

Justificativa

A história da Farmácia se confunde com a da própria humanidade, já que a busca de remédios para combater as doenças é constante por parte do ser humano. Na antiguidade, não havia distinção entre médico e farmacêutico, cabendo a um mesmo profissional diagnosticar doenças e preparar os medicamentos necessários. Essa separação só foi oficializada por volta do século XII (BARROS, J. A. C 2021).
O curso de Farmácia da UFPel, ao longo dos seus 12 anos de existência, vem exercendo um papel fundamental no cenário regional e gaúcho de formação de profissionais farmacêuticos, atuando como articulador de mudanças no pensar e agir, desde a sua formação enquanto acadêmico até a sua inserção no mercado de trabalho. Através de uma formação de excelência, pautada em uma sólida base teórica e prática, aliada a uma visão crítica e reflexiva sobre o papel social do farmacêutico, o curso tem contribuído para o desenvolvimento de uma profissão cada vez mais comprometida com a saúde e o bem-estar da população.
Este ano, escolhemos o tema “Tendências e Desafios na Profissão do Farmacêutico”, pois o campo farmacêutico é muito abrangente, e neste contexto, instalou-se a chamada “crise de identidade profissional” do farmacêutico, que apresenta como consequência, a falta de reconhecimento social e sua pouca inserção na equipe multiprofissional de saúde, não representando um referencial como profissional de saúde na farmácia (SATURNINO, 2012). O profissional farmacêutico vem ampliando suas áreas de atuação, que foram reforçadas pelas diretrizes curriculares adotadas em 2002 no ensino acadêmico. Desta forma, o Farmacêutico Generalista realiza funções de habilitação em medicamentos, análises clínicas, alimentos e indústria farmacêutica. Logo, com o avanço da tecnologia e de novas oportunidades, o farmacêutico pode sempre inovar, trazendo mais praticidade para o seu dia a dia, e trazendo mais benefícios para o paciente.
Com esse projeto, procura-se expandir não apenas a visibilidade dos acadêmicos em relação ao atual cenário profissional, mas também aproximar os acadêmicos da UFPel e de outras instituições de ensino em Farmácia aos profissionais farmacêuticos de diferentes áreas de atuação, bem como de tecnologias no século XXI. Sabe-se que a universidade é um local onde a identidade e o pertencimento promovem o crescimento humano e a formação de um perfil profissional. Dentro deste processo de formação, o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação são elementos essenciais no desenvolvimento das suas potencialidades humanísticas e tecnicistas, e na sinalização do seu papel na sociedade.
É importante enfatizar que o evento contará com a participação de palestrantes desta e de outras instituições, cujas palestras e minicursos serão de grande relevância para a complementação da formação de nossos acadêmicos. Além disso, será possibilitada a aproximação dos participantes ao Conselho Regional de Farmácia, que rege a profissão farmacêutica no estado do Rio Grande do Sul, permitindo, desta forma, um estreitamento de laços entre o conhecimento fornecido, com a ética e conscientização da atuação profissional especializada.

Metodologia

O planejamento e organização da IX Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel é constituído entre comissão de discentes da graduação e professores, que efetuaram encontros presenciais e online toda semana para organizar a realização do evento. O evento terá abrangência regional, e ocorrerá entre os dias 11 e 13 de abril de 2023, de forma presencial, utilizando plataformas digitais para divulgação e realização das inscrições (que serão gratuitas).
A IX Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel consistirá em três dias de palestras, as etapas de organização consistirão em:
1- Formação de Grupos de trabalho com diferentes atribuições; e
2- Discussões semanais do grupo de colaboradores para definição de propostas e resolução de ideias e problemáticas.
Nas etapas que antecedem a execução da IX Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel será realizada a criação e manutenção de um site e redes sociais do evento, assim como a ampla divulgação através de mídia, utilizando uma página criada na plataforma instagram.
Por outro lado, as etapas de realização da IX Semana Acadêmica da Farmácia envolvem:
Organização e escolha de palestrantes;
Direcionamento de palestrantes para o local de realização;
Aplicação de lista de presença dos participantes do evento;
Envio de certificados;
- Organização do ambiente de palestras;
- Manejo e organização para o coffe break oferecido durante o intervalo de palestras;
- Análise de resultados e confecção do relatório final;
- Manter os participantes bem acomodados e seguros no evento;
- Contribuir com kits de produtos para agraciar e dar boas-vindas aos palestrantes do evento;
- Garantir que os sorteios realizados no dia do evento sejam seguros e precisos.

Indicadores, Metas e Resultados

A IX Semana Acadêmica da Farmácia dispõe de uma programação desenvolvida com o propósito de expandir o conhecimento sobre a atuação do farmacêutico na área; possibilitar aos alunos o contato com o dia a dia do profissional dessa área por intermédio dos minicursos; e mostrar as dificuldades enfrentadas pelos farmacêuticos.
A IX SAFar tem como público-alvo alunos de graduação, pós-graduação e profissionais que tenham interesse na atuação farmacêutica. De modo que, ao longo do evento, experiências acadêmicas poderão ser compartilhadas com o propósito de possibilitar uma conversa entre discentes, docentes e profissionais da área, para troca e agregação de conhecimentos. Ademais, é esperado que o conteúdo programado incite e colabore com um maior conhecimento sobre o assunto.
A presença neste evento será cobrada ao início do evento, contendo uma lista com o nome dos inscritos, que venha ser conferida pela comissão organizadora.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANALICE BARCELLOS BALHEGO
FILIPE SOARES RONDAN20
GABRIEL CHAVIEL LHULLIER
JACKSON BARCELOS SOUZA
JOAO HENRIQUE GOMES DE LIMA LACERDA
JÚLIA HINSCHINCK
KARINE RAMSON ALVES
LARISSA SOUZA RIBEIRO
LUANE PINHEIRO GARCIA
LUCAS ADRIANO NASCIMENTO GEHRES
LUDMILA MEDEIROS MARQUES FEIJO
MARCIA FOSTER MESKO6
MARIANE RODRIGUES REIZNAUTT
MILENA BARTZ RAMSON
Morgana dos Santos Mensch
RAISSA DA SILVA DUARTE

Página gerada em 26/04/2024 19:12:23 (consulta levou 0.332024s)