Nome do Projeto
Inserção de determinantes sociais em saúde na produção científica de áreas clínicas odontológicas: um estudo observacional de análise bibliométrica dos artigos mais citados no SCOPUS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/04/2023 - 31/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A partir da observação dos direitos humanos e dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS), que são elementos não médicos que influenciam na saúde das pessoas, preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazem-se necessários os conhecimentos destes na formação do cirurgião-dentista e atuação destes nas distintas especialidades. Além disso, os avanços técnico-científicos ocorridos nas Áreas Clínicas Odontológicas, e o crescente interesse social nestes, principalmente na área estética e de consumo de mercadorias produzidas, para pequena parcela da sociedade, fomenta as ideias equívocas de dissociação dos órgãos do sistema estomatognático do restante do corpo ao qual estão inseridos e por consequência do indivíduo como ser psicossocial. Ao mesmo tempo, os dados obtidos pelo SBBrasil demonstraram que a realidade da saúde bucal brasileira tem aspectos que precisam ser profundamente melhorados. Então, por meio de um levantamento bibliométrico observacional na base de dados do SCOPUS, serão coletados os artigos mais citados entre os anos de 2018 e 2021 em áreas clínicas avaliadas no SBBrasil, onde se buscará avaliar e quantificar se e como estão sendo abordados os determinantes sociais nos 50 artigos mais citados no SCOPUS por ACO dentre as revistas listadas Qualis A1 em Odontologia pela CAPES

Objetivo Geral

Avaliar e quantificar se e como são abordados os determinantes sociais nos 25 artigos mais citados no SCOPUS por ACO dentre as revistas listadas Qualis A1 em Odontologia pela CAPES.

Justificativa

Todos os sujeitos envolvidos no processo saúde-doença são condicionados por determinantes que vão desde aqueles mais pessoais até condições estruturais de vida, redes de convivência e culturas particulares a determinados grupos. Essa premissa aplica-se tanto aos pesquisados, que devem ter seus determinantes considerados em busca de melhor compreensão do processo saúde-doença, quanto aos pesquisadores, com suas culturas de produção próprias aos meios em que estão inseridos que podem ou não ter por hábito, preocupação ou foco a promoção dessa discussão.
Em virtude disso o presente trabalho visa avaliar o quanto essa necessidade de atenção aos determinantes sociais que permeiam os pacientes chega até a etapa de produção do conhecimento científico nas ACO, tendo como referencial teórico o modelo de Dahlgreen & Whitehead (1991) e observando os artigos que, pelo número de citações no SCOPUS, têm apresentado maior relevância para os pesquisadores das ACO.
Essa pesquisa é importante a fim de fomentar o debate sobre qual o tipo de saúde que tem sido produzida e promovida pela academia e observar se ela tem buscado ou não uma percepção ampliada em saúde proposta pelo SUS. Uma vez que os avanços técnico-científicos, inclusive por razões mercadológicas (RABELLO, 2017), muitas vezes tendem a dissociar o indivíduo de sua realidade biopsicossocial ao mesmo tempo em que um atendimento de qualidade e humanizador precisa observar essa realidade, resta indagar se a produção acadêmica valorizada pelos órgãos de pesquisa no Brasil está fazendo as considerações necessárias a um atendimento em saúde que esteja em sintonia com as perspectivas e ambições do SUS.

Metodologia

Trata-se de um estudo observacional envolvendo uma análise bibliométrica em um contexto de meta-pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo com inclusão de artigos que abordem os DSS e as características das publicações. Isto permitirá analisar dentro dos artigos mais citados, a ocorrência da inclusão dos determinantes sociais em saúde (DSS) nas áreas clínicas odontológicas (ACO) e direções para novos estudos.
Inicialmente será realizada uma consulta ao último relatório Qualis da Capes e serão selecionadas as revistas “Qualis A1” que tratem das ACO, a saber, cariologia e dentística, cirurgia, periodontia, endodontia, pediatria e prótese. 
Em seguida, de posse da lista de revistas “Qualis A1”, que tratem as ACO, com vistas a analisar os achados dos estudos em comparação à realidade clínica odontológica no Brasil. Assim, será acessada a base de dados do SCOPUS para indicação dos artigos mais citados entre os anos de 2018 e 2021 em cada uma dessas áreas clínicas. 
Por ACO, serão elegíveis e pré-selecionados os 25 artigos mais citados na base de dados SCOPUS que pertençam às revistas classificadas pela CAPES como Qualis A1. Alguns cruzamentos se repetem, pois as palavras daquele campo são pertencentes a mais de uma área clínica. Dessa forma, a atribuição de um determinado artigo a uma área clínica levará em conta, além das palavras utilizadas na busca, o título do artigo e a revista em que o mesmo foi publicado.
Uma vez que muitos artigos da área de odontologia dizem respeito a características físico-químicas de materiais e reagentes, será necessário realizar uma triagem, entre os pré-selecionados, daqueles que podem trazer abordagens de determinantes sociais em algum de seus capítulos. Para tanto, serão compilados os resumos dos artigos pré-selecionados, os quais serão lidos e discutidos por dois pesquisadores-seletores a fim de estabelecer a elegibilidade do artigo para sua leitura integral. Tais pesquisadores-seletores farão a seleção dos artigos de forma individualizada e depois compararão os resultados apontados. Nos casos de divergência entre ambos, as opiniões serão confrontadas pelos mesmos pesquisadores-seletores em busca de consenso sobre a inclusão ou exclusão do artigo. 
Todos os artigos selecionados serão lidos de forma separada por dois pesquisadores-leitores, diferentes daqueles responsáveis pela seleção.  Os achados e anotações de cada leitor serão anotados em ficha própria. Os dois pesquisadores-leitores farão discussão de cada artigo após leitura e classificação e havendo discordância, as opiniões serão confrontadas pelos mesmos em busca de consenso. 
Também serão descartados os artigos que, após a leitura completa, forem classificados por ambos pesquisadores-leitores como trabalhos que não poderiam incluir a análise de determinantes sociais em seus capítulos, mesmo tendo sido selecionados no processo de triagem.
Os dados coletados na ficha de análise de leitura serão tabulados em tabela própria em formato .xls para posterior análise. 

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se obter um panorama geral sobre a relevãncia dada aos determinantes sociais nas publicações que têm sido mais valorizadas segundo o critérios da CAPES e do SCOPUS

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ GONÇALVES ARAUJO
GLORIA MARIA GOMES DRAVANZ5
OTAVIO PEREIRA D AVILA1
RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN10

Página gerada em 29/04/2024 00:10:39 (consulta levou 0.154891s)