Nome do Projeto
A socialização da pesquisa em Turismo na formação discente
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2024 - 11/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente projeto de ensino está vinculado principalmente às disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico em Turismo, Métodos e Técnicas da Pesquisa em Turismo e Projeto de TCC em Turismo, do Curso de Bacharelado em Turismo. Tem por finalidade incentivar os discentes à prática da pesquisa, através da socialização do conhecimento produzido a partir dos trabalhos de conclusão de curso defendidos pelos alunos do Curso de Bacharelado em Turismo, da valorização dos trabalhos de conclusão de curso realizados pelos discentes do Curso, e do estímulo aos alunos a participarem como ouvintes das defesas enquanto um exercício de conhecimento dos elementos constituintes da pesquisa científica no turismo.
De acordo com o perfil do egresso desejado pelo Curso, o Bacharel em Turismo deverá estar preparado para atuar na gestão e na pesquisa. Nesse sentido, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) podem apontar contribuições da pesquisa na formação acadêmica e profissionalizante. Assim, a realização de bancas examinadoras de TCCs representa uma oportunidade importante do processo de formação, em que os alunos se dedicam a apresentar os resultados de suas produções. Participar deste momento como ouvinte permite ainda que sejam identificados possíveis caminhos para a atuação profissional na área.
Objetivo Geral
Socializar o conhecimento produzido a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) defendidos pelos alunos do Curso de Bacharelado em Turismo.
Valorizar os TCCs realizados pelos discentes do Curso de Bacharelado em Turismo.
Estimular os alunos a participarem como ouvintes das defesas de TCC enquanto um exercício de conhecimento dos elementos constituintes da pesquisa científica no turismo.
Mapear os TCCs produzidos no Curso de Bacharelado em Turismo.
Elaborar banner contendo uma síntese da produção em Turismo do Curso para ser exposto durante a Mostra de Cursos da UFPel.
Valorizar os TCCs realizados pelos discentes do Curso de Bacharelado em Turismo.
Estimular os alunos a participarem como ouvintes das defesas de TCC enquanto um exercício de conhecimento dos elementos constituintes da pesquisa científica no turismo.
Mapear os TCCs produzidos no Curso de Bacharelado em Turismo.
Elaborar banner contendo uma síntese da produção em Turismo do Curso para ser exposto durante a Mostra de Cursos da UFPel.
Justificativa
Pensar o desafio de educar pela pesquisa se dá pela necessidade de uma educação que contemple a relação teoria/prática voltada para a (re)construção de conhecimentos e que vá além da instrução, já que o tipo de educação centrada no mero repasse de conteúdos parece não atender suficientemente às necessidades do mundo atual. Na sociedade cada vez mais complexa em que vivemos, cabe à Universidade formar pessoas com condições para nela atuar, e a educação pela pesquisa pode ser um meio de promover no sujeito aprendizados que possibilitem o “desenvolvimento da autonomia intelectual, da consciência crítica” (Demo, 2003, p. 86), envolvendo também a capacidade de questionamento e de intervenção na sua realidade.
Demo (2001; 2003) e Veiga (2004) mencionam a pesquisa como caminho didático e investigativo, por meio do qual a aprendizagem é orientada para a autonomia do aluno. Os autores defendem que os sujeitos, quando percorrem este caminho, atingem certa independência intelectual, porque aprendem a pensar por si, a (re)construir conhecimentos, saem da condição de objeto para atuar na condição de sujeito.
Conforme essa concepção, a pesquisa se configura como uma experiência educativa e de emancipação. Demo explica que “reconstrução” significa “a instrumentação mais competente da cidadania que é o conhecimento inovador e sempre renovado”. Conhecimento este que não precisa ser totalmente novo, no entanto, deve ser reconstruído, o que significa dizer que reconstruir conhecimentos “inclui interpretação própria, formulação pessoal, elaboração trabalhada, saber pensar, aprender a aprender” (Demo, 2003, p. 11).
Carvalho (1999) já mencionava a importância do ensino com pesquisa no qual o questionamento e a crítica são elementos fundamentais para o processo de produção de conhecimentos, tanto pelo docente quanto pelo aluno, devendo ser oferecidas condições para experienciar a busca de explicações acerca do objeto de estudo, despertando o espírito científico nos discentes.
No Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, o TCC constitui-se em um trabalho acadêmico técnico-científico, com abrangência interdisciplinar, desenvolvido mediante coordenação, orientação e avaliação docentes. Integra o processo formativo do aluno e representa um momento de sistematização dos conhecimentos e explicitação da aprendizagem, necessário para a integralização do curso.
Parte-se do princípio que o momento das bancas de defesa de TCC devem ser pensados como um espaço que possibilite articular e inter-relacionar os conteúdos curriculares do curso com as experiências cotidianas, dentro e fora da Instituição, para ratificar, retificar e/ou ampliar o campo de conhecimento; promover o aprimoramento da capacidade investigativa, interpretativa e crítica do estudante; ampliar a capacidade do estudante quanto aos aspectos teórico-metodológicos necessários para o seu desenvolvimento pessoal e profissional; consolidar a importância do uso de rigor metodológico e técnico-científico, na organização, na sistematização e no aprofundamento do tema abordado, respeitando o nível de graduação.
Assim, propõe-se incentivar a participação de alunos nas defesas e, ao mesmo tempo, possibilitar que os trabalhos sejam instrumentos de ensino, para que o conhecimento gerado possa ser compartilhado.
Os discentes participarão das defesas nas quais são realizadas a apresentação do trabalho, abertas ao público, como espectador. Esse momento tem um caráter acadêmico-pedagógico relevante na medida que entende-se a pesquisa como princípio educativo na formação e atuação dos Turismólogos.
Busca-se, com essas experiências novos elementos para subsidiar a prática pedagógica, a fim de trazer benefícios ao processo de formação dos alunos, na medida em que a apropriação dessas experiências propiciem a construção de novos conhecimentos. Nesse sentido, reforça-se a pesquisa como estratégia pedagógica que pode auxiliar significativamente no processo ensino-aprendizagem.
Demo (2001; 2003) e Veiga (2004) mencionam a pesquisa como caminho didático e investigativo, por meio do qual a aprendizagem é orientada para a autonomia do aluno. Os autores defendem que os sujeitos, quando percorrem este caminho, atingem certa independência intelectual, porque aprendem a pensar por si, a (re)construir conhecimentos, saem da condição de objeto para atuar na condição de sujeito.
Conforme essa concepção, a pesquisa se configura como uma experiência educativa e de emancipação. Demo explica que “reconstrução” significa “a instrumentação mais competente da cidadania que é o conhecimento inovador e sempre renovado”. Conhecimento este que não precisa ser totalmente novo, no entanto, deve ser reconstruído, o que significa dizer que reconstruir conhecimentos “inclui interpretação própria, formulação pessoal, elaboração trabalhada, saber pensar, aprender a aprender” (Demo, 2003, p. 11).
Carvalho (1999) já mencionava a importância do ensino com pesquisa no qual o questionamento e a crítica são elementos fundamentais para o processo de produção de conhecimentos, tanto pelo docente quanto pelo aluno, devendo ser oferecidas condições para experienciar a busca de explicações acerca do objeto de estudo, despertando o espírito científico nos discentes.
No Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, o TCC constitui-se em um trabalho acadêmico técnico-científico, com abrangência interdisciplinar, desenvolvido mediante coordenação, orientação e avaliação docentes. Integra o processo formativo do aluno e representa um momento de sistematização dos conhecimentos e explicitação da aprendizagem, necessário para a integralização do curso.
Parte-se do princípio que o momento das bancas de defesa de TCC devem ser pensados como um espaço que possibilite articular e inter-relacionar os conteúdos curriculares do curso com as experiências cotidianas, dentro e fora da Instituição, para ratificar, retificar e/ou ampliar o campo de conhecimento; promover o aprimoramento da capacidade investigativa, interpretativa e crítica do estudante; ampliar a capacidade do estudante quanto aos aspectos teórico-metodológicos necessários para o seu desenvolvimento pessoal e profissional; consolidar a importância do uso de rigor metodológico e técnico-científico, na organização, na sistematização e no aprofundamento do tema abordado, respeitando o nível de graduação.
Assim, propõe-se incentivar a participação de alunos nas defesas e, ao mesmo tempo, possibilitar que os trabalhos sejam instrumentos de ensino, para que o conhecimento gerado possa ser compartilhado.
Os discentes participarão das defesas nas quais são realizadas a apresentação do trabalho, abertas ao público, como espectador. Esse momento tem um caráter acadêmico-pedagógico relevante na medida que entende-se a pesquisa como princípio educativo na formação e atuação dos Turismólogos.
Busca-se, com essas experiências novos elementos para subsidiar a prática pedagógica, a fim de trazer benefícios ao processo de formação dos alunos, na medida em que a apropriação dessas experiências propiciem a construção de novos conhecimentos. Nesse sentido, reforça-se a pesquisa como estratégia pedagógica que pode auxiliar significativamente no processo ensino-aprendizagem.
Metodologia
Para possibilitar esse momento de socialização do conhecimento produzido no Curso de Bacharelado em Turismo, primeiramente, será realizada uma triagem dos TCCs a serem defendidos em cada semestre letivo (2024/1 e 2024/2), separando-os segundo as linhas do curso.
Feita essa triagem, em um segundo momento, será organizado o calendário de bancas em horários acessíveis para que os alunos participem como ouvintes das defesas.
Durante as defesas, será repassada uma lista de frequência que, posteriormente, será utilizada para a confecção dos atestados de presença dos alunos que acompanharam as defesas, os quais poderão ser utilizados no aproveitamento de Atividades Complementares. Além disso, será solicitado o preenchimento de um questionário para compreender a importância desse momento na formação acadêmica e profissional.
Feita essa triagem, em um segundo momento, será organizado o calendário de bancas em horários acessíveis para que os alunos participem como ouvintes das defesas.
Durante as defesas, será repassada uma lista de frequência que, posteriormente, será utilizada para a confecção dos atestados de presença dos alunos que acompanharam as defesas, os quais poderão ser utilizados no aproveitamento de Atividades Complementares. Além disso, será solicitado o preenchimento de um questionário para compreender a importância desse momento na formação acadêmica e profissional.
Indicadores, Metas e Resultados
Em concordância com os objetivos deste projeto de ensino, espera-se um aumento na participação dos alunos em bancas de TCCs, uma maior compreensão da pesquisa produzida no curso, em relação às áreas investigadas, teorias empregadas, metodologias usadas, e uma prospecção de potenciais futuros alunos através da exibição do banner na Mostra de Cursos da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Andressa Medeiros Mota | |||
BIANCA CAROLINA BELUCA | |||
CLAUDIA DA ROSA | |||
DALILA MULLER | 10 | ||
DALILA ROSA HALLAL | 10 | ||
DANIELE DA SILVEIRA SOARES | |||
DARY PRETTO NETO | 10 | ||
DENILTO MACIEL DIAS | |||
DIULIANA DA SILVEIRA SCHIAVON | |||
ERICA VIANA PINTANEL | |||
FABIOLA ANDRESSA JESKE | |||
FABRICIO DE OLIVEIRA ISNARDI | |||
GABRIELA DE OLIVEIRA | |||
GABRIELA EISENBRAUN | |||
GISELE SILVA PEREIRA | 11 | ||
GUILHERME GARCIA VELASQUEZ | 10 | ||
KLERMAN FARIAS DE FARIAS | |||
LAISA LEANDRO RODRIGUES | |||
LAURA RUDZEWICZ | 10 | ||
LUISA DA ROSA CANEZ | |||
MAITÊ DE SIQUEIRA BRAHM | 10 | ||
MARIA CLARA MORAIS SOUSA | |||
MARIA LUIZA KLEINICKE MORAES HERNANDES | |||
Marcelo Lopes Lima | |||
NATHALLY VICTORIA LIMA DOS SANTOS | |||
NICOLAS HENRIQUE LOPES DE LIMA | |||
PYTTER ALVES NOBRE | |||
REBECCA CHIVIACOWSKY CLARK | |||
SIDNEY DANIEL BATISTA | 10 | ||
THUANE MOURA NUNES | |||
VANESSA NUNES SCHERDIEN |