Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Engenharia Eletrônica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/05/2023 - 15/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Este projeto é desenvolvido com base na chamada de projetos, vinculada ao Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica, aprovado pelo COCEPE, resolução nº 16, de 14 de julho de 2018, via memorando circular 4/2023/PRE/Reitoria. O projeto é um ambiente de desenvolvimento de várias ações que têm como objetivo conjunto melhorar as condições de oferta do curso de graduação em Engenharia Eletrônica, no sentido de tornar o ambiente acadêmico mais propício ao desenvolvimento dos estudantes, aumentando os índices de permanência desses estudantes no curso e reduzindo a evasão e a retenção. As ações apresentadas no projeto são iniciativa dos professores que fazem parte do colegiado de curso.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral a redução da evasão e da retenção no curso de graduação em Engenharia Eletrônica da UFPEL, por meio de ações que visem a melhoria das condições de oferta do curso.

Justificativa

A evasão e a retenção de estudantes nos cursos de engenharia, de uma maneira geral, têm sido uma preocupação constante ao longo do tempo, pois, principalmente, países em desenvolvimento, têm uma necessidade muito grande de formarem engenheiros em uma escala razoável, porque disso depende o desenvolvimento tecnológico e industrial. Um país com poucos engenheiros não tem como se desenvolver tecnologicamente e manter uma base industrial necessária à geração de postos de trabalho e à dinamização do processo econômico com distribuição de renda entre a população. Essa carência leva, indubitavelmente, uma economia a ficar fortemente dependente da produção e exportação de commodities. Ora, uma economia baseada fortemente na exportação de commodities acaba gerando uma distribuição de renda extremamente desigual e com forte repercussão na baixa qualidade de vida da população. Portanto, sob o ponto de vista econômico e social, a formação de engenheiros, em um número razoável, é vital para uma sociedade que pretende atingir padrões mínimos de justiça social com uma economia equilibrada. Dessa forma, não há como não trazer preocupação, as taxas de evasão e retenção nos cursos de engenharia. Obviamente, essa preocupação leva as instituições universitárias a buscarem razões para essas taxas serem mais elevadas do que a média de outros cursos e alternativas de solução para minimizar e até mesmo resolver o problema. Infelizmente, essa tarefa não é lá muito simples, pois as razões são as mais diversas e passam pela dificuldade dos estudantes ingressantes em se adequarem ao ritmo de estudos necessário, principalmente, nos ciclos básicos, acrescida das deficiências na formação de matemática obtida, de uma maneira geral, no ensino fundamental e médio. É claro que há uma série de outras razões, dentre elas, a forma como os PPCs dos cursos de engenharia são organizados, muitas vezes ofertando condições pouco adequadas à realidade social e econômica dos estudantes, a dificuldade que as instituições universitárias têm em se adaptarem às mudanças tecnológicas cada vez mais aceleradas e a pouca interação com setores produtivos, que detêm os postos de trabalho dos futuros engenheiros.
Na UFPEL e no curso de Engenharia Eletrônica, essa situação não é diferente, pois há um quadro de evasão e retenção de estudantes também muito preocupante e é dentro da perspectiva de melhora desse quadro que esse projeto é proposto. Pretende-se, com o conjunto de ações propostas, senão resolver o problema, pelo menos minimizá-lo, aumentando a relevância social do curso com a formação de um número maior de estudantes.

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio de ações, que serão propostas por professores que fazem parte do colegiado do curso, que tenham como objetivo a redução dos índices de evasão e retenção no curso de Engenharia Eletrônica. Espera-se que cada professor do Colegiado do curso apresente pelo menos uma ação ao longo do período de execução do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, ao final do período de execução do projeto, os índices de evasão e retenção do curso de Engenharia Eletrônica tenham sido reduzidos. Por isso, deverá ser feito um relatório comparando esses índices com aqueles obtidos antes do período de execução do projeto.

Página gerada em 27/04/2024 13:15:24 (consulta levou 0.262657s)