Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 13/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Letras Português/Inglês foi desenvolvido com a finalidade de acompanhar e orientar individualmente a vida acadêmica dos alunos do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês. O projeto consiste em ações preventivas que tem como objetivo principal facilitar a integração dos estudantes no meio universitário e reforçar o processo de ensino, garantindo a permanência e o êxito dos estudantes e, consequentemente, auxiliando na diminuição da evasão no curso.

Objetivo Geral

- Contribuir para o bem-estar dos estudantes, favorecendo os processos interpessoais de convívio e de amadurecimento acadêmico e profissional;
- Integrar estudantes e demais membros da comunidade acadêmica, através de atividades de acolhida, integração e grupos de estudo;
- Contribuir na permanência e no êxito dos estudantes;
- Reduzir os índices de reprovação e de evasão.

Justificativa

A evasão no ensino superior é um problema significativo que afeta não só os alunos que abandonam seus cursos, mas também as instituições de ensino e a sociedade em geral. Pensando nisso, este projeto se justifica ao pensar ações destinadas ao apoio, à permanência e à formação estudantil na Universidade. Além disso, permite que os estudantes possam (i) integrar a vida acadêmica e social da Universidade e (ii) ultrapassar eventuais dificuldades pedagógicas que possam vir a encontrar no decorrer do curso.

Metodologia

A aplicação do projeto prevê as seguintes ações:

1 . Seleção de tutores (professores do curso Licenciatura em Letras Português/Inglês ou estudantes a partir do 3° semestre), que serão responsáveis pela implementação da ação PETA-Inglês - Projeto de Ensino de Tutoria Acadêmica do Curso de Letras Português/Inglês.
2 . Realização de eventos de acolhida e integração, por parte coordenação do curso Licenciatura em Letras Português/Inglês.
3. Promoção de outras ações, por parte da coordenação do curso Licenciatura em Letras Português/Inglês, que venham a sanar as dificuldades acadêmicas dos estudantes do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta: oferecer momentos de integração entre professores, estudantes veteranos e estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês
Indicador: número de encontros de acolhida e de acompanhamento acadêmico realizados

Meta: oferecer apoio entre pares centrado na prevenção e resolução de problemas pedagógicos e emocionais
Indicador: quantidade de encontros realizados no espaço social/de convivência da Universidade

Meta: incentivar a permanência no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e a carreira docente
Indicador: porcentagem de participantes das diferentes ações do projeto que concluem o curso

Espera-se, dessa forma, contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no curso Licenciatura em Letras Português/Inglês, proporcionando mecanismos de apoio acadêmico à permanência dos estudantes, com vistas à permanência e conclusão do curso de graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA FLAVIA PERES
GIOVANA PARCIANELLO
GUILHERME BOETTGE OSSANES
JOÃO VÍCTOR SOARES NOGUEIRA
LETICIA STANDER FARIAS9
LUISA DA COSTA SILVA GALLAS
MURILO SERREDEIRO DOS SANTOS
Renata Ferreira Silveira e Silva
STEFANE CASTRO SOARES DE OLIVEIRA

Página gerada em 28/04/2024 17:35:29 (consulta levou 0.144213s)