Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 13/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Letras Português/Inglês foi desenvolvido com a finalidade de acompanhar e orientar individualmente a vida acadêmica dos alunos do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês. O projeto consiste em ações preventivas que tem como objetivo principal facilitar a integração dos estudantes no meio universitário e reforçar o processo de ensino, garantindo a permanência e o êxito dos estudantes e, consequentemente, auxiliando na diminuição da evasão no curso.
Objetivo Geral
- Contribuir para o bem-estar dos estudantes, favorecendo os processos interpessoais de convívio e de amadurecimento acadêmico e profissional;
- Integrar estudantes e demais membros da comunidade acadêmica, através de atividades de acolhida, integração e grupos de estudo;
- Contribuir na permanência e no êxito dos estudantes;
- Reduzir os índices de reprovação e de evasão.
- Integrar estudantes e demais membros da comunidade acadêmica, através de atividades de acolhida, integração e grupos de estudo;
- Contribuir na permanência e no êxito dos estudantes;
- Reduzir os índices de reprovação e de evasão.
Justificativa
A evasão no ensino superior é um problema significativo que afeta não só os alunos que abandonam seus cursos, mas também as instituições de ensino e a sociedade em geral. Pensando nisso, este projeto se justifica ao pensar ações destinadas ao apoio, à permanência e à formação estudantil na Universidade. Além disso, permite que os estudantes possam (i) integrar a vida acadêmica e social da Universidade e (ii) ultrapassar eventuais dificuldades pedagógicas que possam vir a encontrar no decorrer do curso.
Metodologia
A aplicação do projeto prevê as seguintes ações:
1 . Seleção de tutores (professores do curso Licenciatura em Letras Português/Inglês ou estudantes a partir do 3° semestre), que serão responsáveis pela implementação da ação PETA-Inglês - Projeto de Ensino de Tutoria Acadêmica do Curso de Letras Português/Inglês.
2 . Realização de eventos de acolhida e integração, por parte coordenação do curso Licenciatura em Letras Português/Inglês.
3. Promoção de outras ações, por parte da coordenação do curso Licenciatura em Letras Português/Inglês, que venham a sanar as dificuldades acadêmicas dos estudantes do curso.
1 . Seleção de tutores (professores do curso Licenciatura em Letras Português/Inglês ou estudantes a partir do 3° semestre), que serão responsáveis pela implementação da ação PETA-Inglês - Projeto de Ensino de Tutoria Acadêmica do Curso de Letras Português/Inglês.
2 . Realização de eventos de acolhida e integração, por parte coordenação do curso Licenciatura em Letras Português/Inglês.
3. Promoção de outras ações, por parte da coordenação do curso Licenciatura em Letras Português/Inglês, que venham a sanar as dificuldades acadêmicas dos estudantes do curso.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta: oferecer momentos de integração entre professores, estudantes veteranos e estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês
Indicador: número de encontros de acolhida e de acompanhamento acadêmico realizados
Meta: oferecer apoio entre pares centrado na prevenção e resolução de problemas pedagógicos e emocionais
Indicador: quantidade de encontros realizados no espaço social/de convivência da Universidade
Meta: incentivar a permanência no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e a carreira docente
Indicador: porcentagem de participantes das diferentes ações do projeto que concluem o curso
Espera-se, dessa forma, contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no curso Licenciatura em Letras Português/Inglês, proporcionando mecanismos de apoio acadêmico à permanência dos estudantes, com vistas à permanência e conclusão do curso de graduação.
Indicador: número de encontros de acolhida e de acompanhamento acadêmico realizados
Meta: oferecer apoio entre pares centrado na prevenção e resolução de problemas pedagógicos e emocionais
Indicador: quantidade de encontros realizados no espaço social/de convivência da Universidade
Meta: incentivar a permanência no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e a carreira docente
Indicador: porcentagem de participantes das diferentes ações do projeto que concluem o curso
Espera-se, dessa forma, contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no curso Licenciatura em Letras Português/Inglês, proporcionando mecanismos de apoio acadêmico à permanência dos estudantes, com vistas à permanência e conclusão do curso de graduação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA FLAVIA PERES | |||
Camila Quevedo Oppelt | 10 | ||
GIOVANA PARCIANELLO | |||
GUILHERME BOETTGE OSSANES | |||
JOÃO VÍCTOR SOARES NOGUEIRA | |||
LETICIA STANDER FARIAS | 9 | ||
LUISA DA COSTA SILVA GALLAS | |||
MURILO SERREDEIRO DOS SANTOS | |||
Renata Ferreira Silveira e Silva | |||
STEFANE CASTRO SOARES DE OLIVEIRA |