Nome do Projeto
Mini-curso: Financeirização, capitalismo de índices, intermediários e novas configurações do tecido social
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/04/2023 - 05/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O minicurso tem como objetivo proporcionar seminários de discussões sobre financeirização, capitalismo de índices, intermediários e novas configurações do tecido social. Assim, no primeiro encontro (03 de maio de 2023 – 16hs às 18hs) será discutido sobre elite financeira e capitalismo de índices no Brasil, destacando os atores na expansão do mercado de ETFs e uma nova camada na estrutura de poder no mundo corporativo; já no segundo encontro (04 de maio de 2023 – 16hs às 18hs), o ponto de discussão será os intermediários e as novas configurações no tecido organizacional brasileiro, que tem como objeto de pesquisa a figura das organizações sociais de saúde. Este projeto de ensino tem como objetivo geral promover seminários de discussões temáticas como um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos entre discentes da graduação e da pós-graduação e demais interessados nas temáticas, buscando oportunizar um debate para a compreensão sociológica dos processos de financeirização e as novas configurações do tecido social

Objetivo Geral

O minicurso tem como objetivo proporcionar seminários de discussões sobre financeirização, capitalismo de índices, intermediários e novas configurações do tecido social.
Ao mesmo tempo, esse projeto que envolve parcerias entre professores e alunos de graduação e de pós-graduação também visa contribuir para a inserção e impacto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel) no âmbito da pesquisa e ensino em níveis nacionais e internacionais sobre as temáticas.

Justificativa

Este projeto justifica-se, já que é resultado da visita técnica do prof. Julio César Donadone do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFSCar ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPel, configurando uma atividade em âmbito nacional do grupo de pesquisa NESEFI, bem como, é associado as atividades da profa. Elaine da Silveira Leite referente ao projeto geral de pesquisa: Ressignificando a economia: moralidades, orçamentos e práticas econômicas cotidianas, que envolve também os grupos de pesquisa GENS e GEEO. Ao mesmo tempo, esse projeto que envolve parcerias entre professores e alunos de graduação e de pós-graduação também visa contribuir para a inserção e impacto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel) no âmbito da pesquisa e ensino em níveis nacionais e internacionais sobre as temáticas.

Metodologia

Serão 02 encontros (presenciais) de até 2hs que serão conduzidos pelo prof. Julio Cesar Donadone. A avaliação será resultado da participação dos/das estudantes nas discussões propostas no mini-curso. O mini-curso acontecerá nos dias 03 e 04 de maio de 2023 das 16hs às 18hs

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultado, espera-se que seja construído um espaço de reflexão sobre as temáticas financeirização, capitalismo de índices, intermediários e novas configurações do tecido social, possibilitando a troca de conhecimentos entre estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados na temática, bem como o fortalecimento do intercâmbio de pesquisadores nacionais que discutem as temáticas, reforçando as parcerias entre professores e alunos de graduação e de pós-graduação e o impacto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel) no âmbito da pesquisa e ensino em níveis nacionais e internacionais sobre as temáticas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA IGNEZ BRAGA DAL MAGRO
Aua Cassama
CELSO ALEXANDRE DE PAULA
Diego Rabelo Nonato
ELAINE DA SILVEIRA LEITE2
GABRIEL LORET DE MOLA ZANATTI
JONATHAN SANTOS PEREIRA FEIJO
JULIO MARINHO FERREIRA
Jeilson Djassi
Julio Cesar Donadone
JÚLIA DE OLIVEIRA MOREIRA
LARA GARCIA GONCALVES
LAYANE DE MORAIS REBOUCAS
MICHEL DE MOURA FONSECA
Mauro Cesar Araujo Geri
NEWTON SOARES MOTA
NIKOLAS YOSHITAKA DE OLIVEIRA KONISHI
RAFAELLA BARCZAK
RAMÃO CORREA
TANISE BRINCKER
WANDER CATARINA DOS SANTOS
ÁRLESON RENATO LUZ COSTA

Página gerada em 28/04/2024 14:53:59 (consulta levou 0.180957s)