Nome do Projeto
Efeito de intervalos pós-morte em parâmetros bioquímicos em ratos machos e fêmeas de diferentes idades.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/06/2023 - 15/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O intervalo pós-morte (IPM) pode ser definido como o tempo que decorre entre o momento da morte de um indivíduo e o momento em que o cadáver é encontrado. No âmbito jurídico, diante da ocorrência onde o corpo do indivíduo geralmente é encontrado nas primeiras 48 horas após o óbito, a estimativa do IPM é necessária na reconstrução do modo e das circunstâncias da morte, na ligação do suspeito à cena do crime ou à vítima e no estabelecimento da veracidade das informações fornecidas por testemunhas. Logo, faz-se necessária a existência de metodologias rápidas para a estimação do IPM e que estas sejam específicas e sensíveis o suficiente para distinguir o número de horas dentro desse intervalo. Apesar dos métodos para determinação do IPM serem certificados e confiáveis, podem apresentar uma margem de erro de até oito horas, o que dificulta a estimação para cadáveres recentes e torna muitas vezes imprecisos os IPM. Vários autores relatam fatores que podem aumentar ou diminuir o tempo de degradação dos corpos, tais como idade, sexo e temperatura corporal. Diante dessas limitações, o objetivo deste projeto será avaliar parâmetros bioquímicos em sangue, músculo, cérebro, fígado e rim em ratos machos e fêmeas jovens, adultos e velhos em diferentes intervalos pós morte. Serão utilizados ratos Wistar machos e fêmeas de diferentes idades que serão divididos em grupos de acordo com o tempo de morte (0, 6, 12, 24, 48 e 72h) com o propósito de estimar o IPM, tornando assim mais confiável, melhorando a precisão e a aplicabilidade do método. Espera-se que com os resultados obtidos seja possível demonstrar novos marcadores bioquímicos que possam ser utilizados no âmbito forense para a estimativa do IPM.

Objetivo Geral

Avaliar o efeito de intervalos pós-morte em parâmetros bioquímicos em ratos machos e fêmeas de diferentes idades.

Justificativa

Apesar dos inúmeros avanços científicos e tecnológicos na área, a confiabilidade na estimativa do IPM é um desafio na prática forense, visto que os métodos existentes apresentam geralmente uma margem de erro de até oito horas, o que dificulta a estimação para cadáveres recentes e torna muitas vezes imprecisos os IPM informados. Desta forma, ao longo dos anos tem-se observado um constante progresso nas pesquisas para o desenvolvimento de novos métodos, bem como a busca por novos marcadores bioquímicos que possam auxiliar de forma mais precisa na estimativa do IPM. Entretanto esses estudos ainda são escassos e controversos em relação aos resultados.
Diante disso, o objetivo deste estudo será buscar parâmetros que se alterem linearmente e que possam ser utilizados de forma mais precisa no IPM. Nesse contexto, é plausível sugerir que a determinação de parâmetros bioquímicos em ratos de diferentes idades e sexo contribuirá para o conhecimento científico sobre as alterações bioquímicas em diferentes intervalos de tempo

Metodologia

Ratos machos e fêmeas jovens de diferentes idades (1 mês, 3 meses e 10 meses) serão obtidos do Biotério Central da UFPel. Os animais serão submetidos a eutanásia com aprofundamento anestésico com isoflurano. Quando constatada a morte, começará a contagem dos tempos pós morte. Após os tempos 0, 6, 12, 24, 48 e 72 horas, com uso de material cirúrgico, será realizada a coleta do material biológico: músculo, encéfalo, fígado, rim e sangue. Nestes tecidos serão analisados parâmetros de estresse oxidativo, atividade das enzimas sódio potássio ATPase, cálcio ATPase e acetilcolinesterase e componentes do sistema purinérgico.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que esta pesquisa possa contribuir no conhecimento científico sobre as alterações bioquímicas que ocorrem após a morte em diferentes tecidos e na elucidação de novos marcadores bioquímicos que possam auxiliar de forma mais precisa na estimativa do IPM.
Espera-se também que os artigos produzidos a partir dos resultados obtidos deste estudo sejam bem aceitos pelos revisores e corpos editoriais das revistas para as quais serão submetidos, para que assim possa haver uma maior divulgação do assunto na comunidade científica. Além disso, o desenvolvimento deste projeto será importante na formação de pessoal com qualificação, uma vez que o projeto será desenvolvido por alunos de doutorado e de iniciação científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANITA AVILA DE SOUZA
FRANCIELI MORO STEFANELLO1
KELEN CRISTIANE MACHADO GOULARTE
KELEN CRISTIANE MACHADO GOULARTE
LETICIA DA COSTA TAVARES DA SILVA
MAURICIO AMANCIO FILHO
RAPHAELA CASSOL PICCOLI
ROSELIA MARIA SPANEVELLO2
SOLANGE VEGA CUSTODIO
WILLIAM SANABRIA SIMÕES

Página gerada em 29/04/2024 01:52:42 (consulta levou 0.154783s)