Nome do Projeto
Projeto cultural de Design de Identidade para a marca Cidade de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/05/2017 - 28/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Projeto de extensão voltado à criação de identidade visual para a Cidade de Pelotas a partir de proposta da Prefeitura Municipal, em conjunto com as instituições de ensino: UFPel, UCPel e IFSul. A partir de briefing e conceito fornecidos pela Prefeitura de Pelotas e Secretaria de Turismo, cada instituição deve criar duas marcas para a cidade. As seis marcas serão levadas à uma banca técnica, a qual irá selecionar duas que irão para votação pública. A marca escolhida será independente de governos e estará à disposição do poder público e iniciativa privada para uso nos âmbitos institucional, turístico e comercial.
Objetivo Geral
O objetivo deste projeto é viabilizar a construção de duas identidades visuais para a Cidade de Pelotas, a partir de convênio entre a Prefeitura, a Câmara Municipal de Vereadores e as instituições de ensino com cursos de design/comunicação: UFPel, UCPel e IFSul. As propostas serão criadas pelo Colegiado dos cursos de Design Gráfico e Design Digital do Centro de Artes e levadas à banca técnica que decidirá as duas finalistas para seleção pública.
Justificativa
A criação de uma marca para a cidade de Pelotas é extremamente relevante, uma vez que acarreta economia de recursos públicos ao ser aplicada em materiais e locais de uso permanente. Além disso, ela traz identidade à uma cidade que quer se mostrar turística e acolhedora. A identificação institucional também se faz relevante pois a prefeitura da cidade poderá usar sua identidade em placas, sinalização e material de papelaria. Um Sistema de Identidade Visual coerente e pertinente irá permitir uma melhor divulgação da cidade e atração de turistas, além de consolidar a imagem de Pelotas junto ao seus cidadãos. Assim, este projeto se justifica pela participação de uma Instituição de Ensino Público em uma proposta importante para a cidade, e pela contribuição de um pessoal qualificado para desenvolver o trabalho solicitado. Além disso, permite aos alunos envolvidos um enriquecimento de repertório e experiência ao envolver-se em um projeto desta relevância.
Metodologia
1. A partir de briefing e conceito (do Sal ao Açúcar) fornecido pela Prefeitura de Pelotas, serão desenvolvidas pelo Colegiado dos cursos de Design e seus alunos selecionados duas marcas distintas.
2. As marcas desenvolvidas serão apresentadas perante banca técnica, a qual fará as considerações pertinentes e selecionará duas finalistas (dentre as seis propostas pelas três instituições convidadas) que irão para votação pública.
3. A votação pública acontecerá de 01 a 07 de Julho, através do site da Prefeitura e em totem localizado no Mercado Central de Pelotas.
4. O resultado será divulgado no aniversário de Pelotas, 07/07.
5. A Instituição responsável pela marca escolhida deverá desenvolver Manual de Uso e aplicações adequadas, explicando o uso da nova marca da Cidade.
2. As marcas desenvolvidas serão apresentadas perante banca técnica, a qual fará as considerações pertinentes e selecionará duas finalistas (dentre as seis propostas pelas três instituições convidadas) que irão para votação pública.
3. A votação pública acontecerá de 01 a 07 de Julho, através do site da Prefeitura e em totem localizado no Mercado Central de Pelotas.
4. O resultado será divulgado no aniversário de Pelotas, 07/07.
5. A Instituição responsável pela marca escolhida deverá desenvolver Manual de Uso e aplicações adequadas, explicando o uso da nova marca da Cidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que este projeto traga notoriedade para a UFPel, e que dentre as duas marcas desenvolvidas tenhamos alguma como finalista na votação pública. O retorno para a Instituição, mais do que vencer ou não o concurso, será a participação do Colegiado em conjunto com os alunos em um projeto de relevância para a cidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA CRUZ PENKALA DIAS | 6 | ||
CAROLINA ALVES PERES | |||
CAROLINE ELISA GONÇALVES DA SILVA | |||
CLARISSA DA SILVA LAZZARI | |||
FELIPE TEIXEIRA BRANDÃO | |||
INGRID FABÍOLA GONÇALVES | |||
JOSÉ PAULO PORTELA ALVES | |||
KARISSA HARUMI YOKEMURA | |||
LUCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMAR | 6 | ||
NADIA MIRANDA LESCHKO | 6 | ||
PAULA GARCIA LIMA | 6 | ||
ROBERTA COELHO BARROS | 7 | ||
RODOLFO MIGUEL SOBRINHO | |||
ROGER LANGONE LEAL | 6 | ||
SIBELLE CARVALHO DE MEDEIROS | 6 | ||
THAISE DE SOUZA PÔRTO | |||
THIAGO COSTA DA SILVA |