Nome do Projeto
Projeto cultural de Design de Identidade para a marca Cidade de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/05/2017 - 28/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Projeto de extensão voltado à criação de identidade visual para a Cidade de Pelotas a partir de proposta da Prefeitura Municipal, em conjunto com as instituições de ensino: UFPel, UCPel e IFSul. A partir de briefing e conceito fornecidos pela Prefeitura de Pelotas e Secretaria de Turismo, cada instituição deve criar duas marcas para a cidade. As seis marcas serão levadas à uma banca técnica, a qual irá selecionar duas que irão para votação pública. A marca escolhida será independente de governos e estará à disposição do poder público e iniciativa privada para uso nos âmbitos institucional, turístico e comercial.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é viabilizar a construção de duas identidades visuais para a Cidade de Pelotas, a partir de convênio entre a Prefeitura, a Câmara Municipal de Vereadores e as instituições de ensino com cursos de design/comunicação: UFPel, UCPel e IFSul. As propostas serão criadas pelo Colegiado dos cursos de Design Gráfico e Design Digital do Centro de Artes e levadas à banca técnica que decidirá as duas finalistas para seleção pública.

Justificativa

A criação de uma marca para a cidade de Pelotas é extremamente relevante, uma vez que acarreta economia de recursos públicos ao ser aplicada em materiais e locais de uso permanente. Além disso, ela traz identidade à uma cidade que quer se mostrar turística e acolhedora. A identificação institucional também se faz relevante pois a prefeitura da cidade poderá usar sua identidade em placas, sinalização e material de papelaria. Um Sistema de Identidade Visual coerente e pertinente irá permitir uma melhor divulgação da cidade e atração de turistas, além de consolidar a imagem de Pelotas junto ao seus cidadãos. Assim, este projeto se justifica pela participação de uma Instituição de Ensino Público em uma proposta importante para a cidade, e pela contribuição de um pessoal qualificado para desenvolver o trabalho solicitado. Além disso, permite aos alunos envolvidos um enriquecimento de repertório e experiência ao envolver-se em um projeto desta relevância.

Metodologia

1. A partir de briefing e conceito (do Sal ao Açúcar) fornecido pela Prefeitura de Pelotas, serão desenvolvidas pelo Colegiado dos cursos de Design e seus alunos selecionados duas marcas distintas.
2. As marcas desenvolvidas serão apresentadas perante banca técnica, a qual fará as considerações pertinentes e selecionará duas finalistas (dentre as seis propostas pelas três instituições convidadas) que irão para votação pública.
3. A votação pública acontecerá de 01 a 07 de Julho, através do site da Prefeitura e em totem localizado no Mercado Central de Pelotas.
4. O resultado será divulgado no aniversário de Pelotas, 07/07.
5. A Instituição responsável pela marca escolhida deverá desenvolver Manual de Uso e aplicações adequadas, explicando o uso da nova marca da Cidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que este projeto traga notoriedade para a UFPel, e que dentre as duas marcas desenvolvidas tenhamos alguma como finalista na votação pública. O retorno para a Instituição, mais do que vencer ou não o concurso, será a participação do Colegiado em conjunto com os alunos em um projeto de relevância para a cidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA CRUZ PENKALA DIAS6
CAROLINA ALVES PERES
CAROLINE ELISA GONÇALVES DA SILVA
CLARISSA DA SILVA LAZZARI
FELIPE TEIXEIRA BRANDAO
INGRID FABÍOLA GONÇALVES
JOSÉ PAULO PORTELA ALVES
KARISSA HARUMI YOKEMURA
LUCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMAR6
NADIA MIRANDA LESCHKO6
PAULA GARCIA LIMA6
ROBERTA COELHO BARROS7
RODOLFO MIGUEL SOBRINHO
ROGER LANGONE LEAL6
SIBELLE CARVALHO DE MEDEIROS6
THAISE DE SOUZA PÔRTO
THIAGO COSTA DA SILVA

Página gerada em 23/02/2020 08:22:17 (consulta levou 0.119420s)