Nome do Projeto
Promoção ao desenvolvimento de competências em recursos hídricos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/07/2023 - 16/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
Na região sul do Rio Grande do Sul, bem como em outras localidades, observa-se crescente demanda perante a disponibilidade de recursos hídricos, além da oscilação entres eventos extremos de cheias e secas em curtos períodos de tempo. Neste contexto, a eficiência na gestão da água e de projetos de engenharia é de suma importância, evidenciando a necessidade de capacitação de recursos humanos envolvidos. Assim, o presente projeto tem por objetivo proporcionar a capacitação de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação na temática de recursos hídricos. As ações principais, a serem desenvolvidas no período de execução do projeto, envolverão principalmente "Cursos Presenciais de Iniciação", isto é, um conjunto articulado de ações pedagógicas teóricas e práticas, realizadas na presença de ministrantes, e que objetiva oferecer noções introdutórias acerca da temática. Espera-se que as ações propostas promovam o aperfeiçoamento técnico-científico e a expansão do conhecimento por parte de público alvo e da equipe envolvida.
Objetivo Geral
Proporcionar a capacitação de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação na temática de recursos hídricos.
Justificativa
O Brasil, sob a perspectiva dos recursos hídricos, divide-se em 8 regiões hidrográficas, sendo uma delas a Atlântico trecho Sudeste, com aproximadamente 215 mil km² - equivalente a 2,5% do território nacional. Esta região é conhecida pelo seu elevado contingente populacional, com significativos aglomerados urbanos, e pela importância econômica de sua indústria; segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), esta região apresenta uma das maiores demandas hídricas do país ao mesmo tempo em que possui uma das menores disponibilidades relativas.
Uma das 22 sub-bacias da região do Atlântico trecho Sudeste é a da Mirim-São Gonçalo, ao extremo sul do país, a qual apresenta-se em território brasileiro (47%) e uruguaio (53%), com 62.250 km² de área de drenagem. Como principal corpo hídrico da bacia, tem-se a lagoa Mirim, a qual se conecta à laguna dos Patos através do Canal São Gonçalo, uma estratégica via navegável de 76 km de extensão e importante manancial para abastecimento público urbano.
No lado brasileiro, dentre os usos múltiplos que contempla, a bacia destaca-se por ser a força motriz da produção orizícola do Estado, desempenhando um papel ímpar tanto no setor econômico quanto social. Ademais, a referida bacia abriga áreas de relevante interesse ecológico, como o Banhado do Taim, onde localiza-se a Estação Ecológica do Taim, que constitui uma das unidades de conservação federal, tombada pela UNESCO como Reserva da Biosfera.
Diante da sua relevância, inúmeras pesquisas vêm sendo desenvolvidas em sub-bacias da Mirim-São Gonçalo. Tais pesquisas têm originado produções de elevado impacto na comunidade científica, no entanto, restringem-se, por vezes, ao ambiente acadêmico.
Frente ao exposto, e visando dar um retorno à sociedade em geral, este projeto propõe ações de extensão voltadas à capacitação de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação.
Os cursos de capacitação justificam-se pela necessidade de recursos humanos qualificados para a gestão do conflito de uso da água e para a eficiência de projetos de engenharia de recursos hídricos.
Uma das 22 sub-bacias da região do Atlântico trecho Sudeste é a da Mirim-São Gonçalo, ao extremo sul do país, a qual apresenta-se em território brasileiro (47%) e uruguaio (53%), com 62.250 km² de área de drenagem. Como principal corpo hídrico da bacia, tem-se a lagoa Mirim, a qual se conecta à laguna dos Patos através do Canal São Gonçalo, uma estratégica via navegável de 76 km de extensão e importante manancial para abastecimento público urbano.
No lado brasileiro, dentre os usos múltiplos que contempla, a bacia destaca-se por ser a força motriz da produção orizícola do Estado, desempenhando um papel ímpar tanto no setor econômico quanto social. Ademais, a referida bacia abriga áreas de relevante interesse ecológico, como o Banhado do Taim, onde localiza-se a Estação Ecológica do Taim, que constitui uma das unidades de conservação federal, tombada pela UNESCO como Reserva da Biosfera.
Diante da sua relevância, inúmeras pesquisas vêm sendo desenvolvidas em sub-bacias da Mirim-São Gonçalo. Tais pesquisas têm originado produções de elevado impacto na comunidade científica, no entanto, restringem-se, por vezes, ao ambiente acadêmico.
Frente ao exposto, e visando dar um retorno à sociedade em geral, este projeto propõe ações de extensão voltadas à capacitação de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação.
Os cursos de capacitação justificam-se pela necessidade de recursos humanos qualificados para a gestão do conflito de uso da água e para a eficiência de projetos de engenharia de recursos hídricos.
Metodologia
As ações principais, a serem desenvolvidas no período de execução do projeto, o caracterizam na modalidade "Cursos Presenciais de Iniciação", isto é, um conjunto articulado de ações pedagógicas teóricas e práticas, realizadas na presença do ministrante, e que objetiva oferecer noções introdutórias acerca da temática. Essas ações serão propostas durante o período de execução do projeto, observando a demanda e o interesse por parte de profissionais e alunos de graduação e pós-graduação.
Além dos cursos, poderão ser propostas também palestras, mesas redondas e visitas técnicas, conforme resultados obtidos com a ação de planejamento e execução do projeto.
Além dos cursos, poderão ser propostas também palestras, mesas redondas e visitas técnicas, conforme resultados obtidos com a ação de planejamento e execução do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, ao final do prazo de vigência deste projeto, que as ações propostas promovam o aperfeiçoamento técnico-científico e a expansão do conhecimento por parte de profissionais, estudantes de graduação e pós graduação bem como da equipe envolvida.
Quantos às metas, espera-se oferecer ao menos 10 cursos de capacitação.
Quantos às metas, espera-se oferecer ao menos 10 cursos de capacitação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAM LOPES GOMES | |||
ARYANE ARAUJO RODRIGUES | |||
DANIELLE DE ALMEIDA BRESSIANI | 1 | ||
GUSTAVO BORGES LIMA | |||
HENRIQUE SANCHEZ FRANZ | |||
JULIANA PERTILLE DA SILVA | 1 | ||
JÉSSICA TORRES DOS SANTOS | |||
LARISSA CORRÊA SANTOS | |||
LAURA SCHWARTZ LEITE | |||
LESSANDRO COLL FARIA | 1 | ||
MARCELA DA SILVA AFONSO | |||
MARIA EDUARDA SILVA DA SILVA | |||
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA | 1 | ||
SAMUEL BESKOW | 3 | ||
TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW | 6 | ||
UIELE SAN MARTINS DA SILVA | |||
VICTÓRIA DE SOUZA WOJAHN |