Nome do Projeto
Promoção ao desenvolvimento de competências em recursos hídricos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/07/2023 - 16/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
Na região sul do Rio Grande do Sul, bem como em outras localidades, observa-se crescente demanda perante a disponibilidade de recursos hídricos, além da oscilação entres eventos extremos de cheias e secas em curtos períodos de tempo. Neste contexto, a eficiência na gestão da água e de projetos de engenharia é de suma importância, evidenciando a necessidade de capacitação de recursos humanos envolvidos. Assim, o presente projeto tem por objetivo proporcionar a capacitação de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação na temática de recursos hídricos. As ações principais, a serem desenvolvidas no período de execução do projeto, envolverão principalmente "Cursos Presenciais de Iniciação", isto é, um conjunto articulado de ações pedagógicas teóricas e práticas, realizadas na presença de ministrantes, e que objetiva oferecer noções introdutórias acerca da temática. Espera-se que as ações propostas promovam o aperfeiçoamento técnico-científico e a expansão do conhecimento por parte de público alvo e da equipe envolvida.

Objetivo Geral

Proporcionar a capacitação de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação na temática de recursos hídricos.

Justificativa

O Brasil, sob a perspectiva dos recursos hídricos, divide-se em 8 regiões hidrográficas, sendo uma delas a Atlântico trecho Sudeste, com aproximadamente 215 mil km² - equivalente a 2,5% do território nacional. Esta região é conhecida pelo seu elevado contingente populacional, com significativos aglomerados urbanos, e pela importância econômica de sua indústria; segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), esta região apresenta uma das maiores demandas hídricas do país ao mesmo tempo em que possui uma das menores disponibilidades relativas.
Uma das 22 sub-bacias da região do Atlântico trecho Sudeste é a da Mirim-São Gonçalo, ao extremo sul do país, a qual apresenta-se em território brasileiro (47%) e uruguaio (53%), com 62.250 km² de área de drenagem. Como principal corpo hídrico da bacia, tem-se a lagoa Mirim, a qual se conecta à laguna dos Patos através do Canal São Gonçalo, uma estratégica via navegável de 76 km de extensão e importante manancial para abastecimento público urbano.
No lado brasileiro, dentre os usos múltiplos que contempla, a bacia destaca-se por ser a força motriz da produção orizícola do Estado, desempenhando um papel ímpar tanto no setor econômico quanto social. Ademais, a referida bacia abriga áreas de relevante interesse ecológico, como o Banhado do Taim, onde localiza-se a Estação Ecológica do Taim, que constitui uma das unidades de conservação federal, tombada pela UNESCO como Reserva da Biosfera.
Diante da sua relevância, inúmeras pesquisas vêm sendo desenvolvidas em sub-bacias da Mirim-São Gonçalo. Tais pesquisas têm originado produções de elevado impacto na comunidade científica, no entanto, restringem-se, por vezes, ao ambiente acadêmico.
Frente ao exposto, e visando dar um retorno à sociedade em geral, este projeto propõe ações de extensão voltadas à capacitação de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação.
Os cursos de capacitação justificam-se pela necessidade de recursos humanos qualificados para a gestão do conflito de uso da água e para a eficiência de projetos de engenharia de recursos hídricos.

Metodologia

As ações principais, a serem desenvolvidas no período de execução do projeto, o caracterizam na modalidade "Cursos Presenciais de Iniciação", isto é, um conjunto articulado de ações pedagógicas teóricas e práticas, realizadas na presença do ministrante, e que objetiva oferecer noções introdutórias acerca da temática. Essas ações serão propostas durante o período de execução do projeto, observando a demanda e o interesse por parte de profissionais e alunos de graduação e pós-graduação.
Além dos cursos, poderão ser propostas também palestras, mesas redondas e visitas técnicas, conforme resultados obtidos com a ação de planejamento e execução do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, ao final do prazo de vigência deste projeto, que as ações propostas promovam o aperfeiçoamento técnico-científico e a expansão do conhecimento por parte de profissionais, estudantes de graduação e pós graduação bem como da equipe envolvida.
Quantos às metas, espera-se oferecer ao menos 10 cursos de capacitação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAM LOPES GOMES
ARYANE ARAUJO RODRIGUES
DANIELLE DE ALMEIDA BRESSIANI1
JULIANA PERTILLE DA SILVA1
LAURA SCHWARTZ LEITE
LESSANDRO COLL FARIA1
MARIA EDUARDA SILVA DA SILVA
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA1
SAMUEL BESKOW3
TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW2
UIELE SAN MARTINS DA SILVA
VICTÓRIA DE SOUZA WOJAHN

Página gerada em 28/04/2024 08:31:29 (consulta levou 0.172850s)