Nome do Projeto
Recursos computacionais para uso na Engenharia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 30/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A partir de disciplinas ministradas no curso de Engenharia Hídrica, percebeu-se a necessidade de instrumentalizar os alunos de conhecimentos e práticas de programas computacionais básicos como Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Power Point, de modo que eles pudessem utilizar todo o potencial que estas ferramentas oferecem. Da mesma forma, percebeu-se a necessidade de apresentar o uso de outras ferramentas computacionais como o Google Earth e o manuseio de dados disponibilizados livremente pelo IBGE, MapBiomas, dentre outras instituições.
Este projeto de Ensino caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades extra-sala de aula, com orientação de um professor responsável e destinado exclusivamente à comunidade interna da UFPel, em concordância com a Resolução no 1, de 08 de maio de 2008 do COCEPE.
Objetivo Geral
Apresentar aos alunos de Engenharia Hídrica e, utilizar na prática, programas e ferramentas computacionais.
Justificativa
Existe uma demanda reprimida dos alunos no conhecimento e manuseio de programas computacionais básicos como Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Power Point. Ao longo do curso de graduação, estes programas são utilizados de forma intensa, porém, muitas ferramentas disponíveis nesses programas acabam não sendo utilizadas por falta de conhecimento dos alunos.
O conhecimento das ferramentas disponíveis nesses programas possibilita o desenvolvimento e criação de produtos com melhor qualidade e aceitação.
O uso desses programas e outras ferramentas computacionais ocorre não apenas ao longo da graduação, mas também na caminhada profissional do Engenheiro após sua graduação, podendo ser um diferencial na formação do profissional.
Este projeto busca contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Engenharia Hídrica, atendendo a Resolução no 10, de 19 de fevereiro de 2015 do COCEPE.
O conhecimento das ferramentas disponíveis nesses programas possibilita o desenvolvimento e criação de produtos com melhor qualidade e aceitação.
O uso desses programas e outras ferramentas computacionais ocorre não apenas ao longo da graduação, mas também na caminhada profissional do Engenheiro após sua graduação, podendo ser um diferencial na formação do profissional.
Este projeto busca contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Engenharia Hídrica, atendendo a Resolução no 10, de 19 de fevereiro de 2015 do COCEPE.
Metodologia
Ao longo dos 36 meses de execução do projeto de ensino, serão realizadas edições do curso para os alunos do curso de Engenharia Hídrica.
O curso será realizado de forma 100% remota, utilizando o servidor e-PROJETO, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela UFPel.
As aulas do curso serão assíncronas, gravadas e disponibilizadas para os alunos.
Atividades de avaliação serão realizadas ao longo do curso contemplando o conteúdo das aulas ministradas. O aluno deverá cumprir todas as atividades avaliativas propostas e obter uma média igual ou superior a 7 (sete) para aprovação no curso e obtenção do certificado de conclusão do curso.
Cada aula terá uma duração aproximada de 2 (duas horas).
O curso será realizado de forma 100% remota, utilizando o servidor e-PROJETO, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela UFPel.
As aulas do curso serão assíncronas, gravadas e disponibilizadas para os alunos.
Atividades de avaliação serão realizadas ao longo do curso contemplando o conteúdo das aulas ministradas. O aluno deverá cumprir todas as atividades avaliativas propostas e obter uma média igual ou superior a 7 (sete) para aprovação no curso e obtenção do certificado de conclusão do curso.
Cada aula terá uma duração aproximada de 2 (duas horas).
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com este curso que os alunos aprimorem o uso de recursos disponíveis nos programas computacionais Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Power Point, produzindo trabalhos com melhor qualidade.
A partir do conhecimento de ferramentas computacionais como o Google Earth e o manuseio de dados disponibilizados livremente pelo IBGE e MapBiomas, por exemplo, espera-se que os alunos sejam despertados para o desenvolvimento de trabalhos técnicos com maior qualificação.
Contemplando a Resolução no 1, de 08 de maio de 2008 do COCEPE, espera-se contribuir para o aprimoramento e qualidade do Curso de Engenharia Hídrica, impulsionar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão e estimular práticas que ampliem o universo do Projeto Pedagógico do Curso.
A partir do conhecimento de ferramentas computacionais como o Google Earth e o manuseio de dados disponibilizados livremente pelo IBGE e MapBiomas, por exemplo, espera-se que os alunos sejam despertados para o desenvolvimento de trabalhos técnicos com maior qualificação.
Contemplando a Resolução no 1, de 08 de maio de 2008 do COCEPE, espera-se contribuir para o aprimoramento e qualidade do Curso de Engenharia Hídrica, impulsionar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão e estimular práticas que ampliem o universo do Projeto Pedagógico do Curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GABRIEL VELASQUES OERTEL | |||
ISABELLE BRAUM DE MELLO | |||
JULIA MILENA DE MOURA FONSECA DUARTE | |||
LESSANDRA VILLELA SALDANHA | |||
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI | 7 | ||
LUIS FERNANDO RACANELLI FREITAS LIMA | |||
Lauro Araujo Leme | |||
RAFAEL FERRARI ULGUIM EHLERT | |||
VALDINEA OZAIRES DE SOUZA | |||
VINICIUS DA PAZ SILVA |