Nome do Projeto
Recursos computacionais para uso na Engenharia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 30/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A partir de disciplinas ministradas no curso de Engenharia Hídrica, percebeu-se a necessidade de instrumentalizar os alunos de conhecimentos e práticas de programas computacionais básicos como Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Power Point, de modo que eles pudessem utilizar todo o potencial que estas ferramentas oferecem. Da mesma forma, percebeu-se a necessidade de apresentar o uso de outras ferramentas computacionais como o Google Earth e o manuseio de dados disponibilizados livremente pelo IBGE, MapBiomas, dentre outras instituições. Este projeto de Ensino caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades extra-sala de aula, com orientação de um professor responsável e destinado exclusivamente à comunidade interna da UFPel, em concordância com a Resolução no 1, de 08 de maio de 2008 do COCEPE.

Objetivo Geral

Apresentar aos alunos de Engenharia Hídrica e, utilizar na prática, programas e ferramentas computacionais.

Justificativa

Existe uma demanda reprimida dos alunos no conhecimento e manuseio de programas computacionais básicos como Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Power Point. Ao longo do curso de graduação, estes programas são utilizados de forma intensa, porém, muitas ferramentas disponíveis nesses programas acabam não sendo utilizadas por falta de conhecimento dos alunos.
O conhecimento das ferramentas disponíveis nesses programas possibilita o desenvolvimento e criação de produtos com melhor qualidade e aceitação.
O uso desses programas e outras ferramentas computacionais ocorre não apenas ao longo da graduação, mas também na caminhada profissional do Engenheiro após sua graduação, podendo ser um diferencial na formação do profissional.
Este projeto busca contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Engenharia Hídrica, atendendo a Resolução no 10, de 19 de fevereiro de 2015 do COCEPE.

Metodologia

Ao longo dos 36 meses de execução do projeto de ensino, serão realizadas edições do curso para os alunos do curso de Engenharia Hídrica.
O curso será realizado de forma 100% remota, utilizando o servidor e-PROJETO, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela UFPel.
As aulas do curso serão assíncronas, gravadas e disponibilizadas para os alunos.
Atividades de avaliação serão realizadas ao longo do curso contemplando o conteúdo das aulas ministradas. O aluno deverá cumprir todas as atividades avaliativas propostas e obter uma média igual ou superior a 7 (sete) para aprovação no curso e obtenção do certificado de conclusão do curso.
Cada aula terá uma duração aproximada de 2 (duas horas).

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com este curso que os alunos aprimorem o uso de recursos disponíveis nos programas computacionais Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Power Point, produzindo trabalhos com melhor qualidade.
A partir do conhecimento de ferramentas computacionais como o Google Earth e o manuseio de dados disponibilizados livremente pelo IBGE e MapBiomas, por exemplo, espera-se que os alunos sejam despertados para o desenvolvimento de trabalhos técnicos com maior qualificação.
Contemplando a Resolução no 1, de 08 de maio de 2008 do COCEPE, espera-se contribuir para o aprimoramento e qualidade do Curso de Engenharia Hídrica, impulsionar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão e estimular práticas que ampliem o universo do Projeto Pedagógico do Curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA DA CUNHA BROSE
GABRIEL VELASQUES OERTEL
ISABELLE BRAUM DE MELLO
JAMILE DE SOUZA ESCALANTE
JANICE BILHALVA DE BILHALVA
JULIA MILENA DE MOURA FONSECA DUARTE
LESSANDRA VILLELA SALDANHA
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI7
LUIS FERNANDO RACANELLI FREITAS LIMA
Lauro Araujo Leme
RAFAEL FERRARI ULGUIM EHLERT
RONYTTA DOS SANTOS RIBEIRO
VALDINEA OZAIRES DE SOUZA
VINICIUS DA PAZ SILVA

Página gerada em 28/04/2024 20:46:21 (consulta levou 0.140757s)