Nome do Projeto
Ensino de solos e sua aplicação diversa
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 30/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
Este projeto de extensão visa dar continuidade ao projeto iniciado em 2011, intitulado “O solo e a água como ferramenta para a educação ambiental” (cadastrado na Universidade Federal de Pelotas com o Código PREC 52123011), onde temos desenvolvido atividades de divulgação da Ciência do Solo. Para isso, serão realizadas visitas a escolas e instituições que tenham interesse nas atividades de divulgação da Ciência do Solo, e desenvolveremos novas atividades e materiais, que estarão disponíveis em nosso website (wp.ufpel.edu.br/soloeagua).

Objetivo Geral

Divulgar a Ciência do Solo e suas diversas aplicações.

Justificativa

A Ciência do Solo tem ganho cada vez mais destaque devido sua importância nos mais diferentes contextos, e o “Programa Nacional de Solos do Brasil” (http://pronasolos.agenciazetta.ufla.br/) é um exemplo disso. Por outro lado, os livros didáticos para o ensino fundamental e médio abordam de forma pouco abrangente o conhecimento sobre solos, e poucos cursos de Licenciatura em Geografia, por exemplo, possuem em seu currículo disciplinas na área de Ciência do Solo (Suzuki et al., 2020a). Alguns dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” possuem estreita relação com o solo (ONU, 2023). Dessa forma, a ensino de solos, a divulgação da Ciência do Solo e a apresentação das diversas aplicações do solo são importantes.
Desde 2011, a partir do projeto de extensão “O solo e a água como ferramenta para a educação ambiental” (cadastrado na Universidade Federal de Pelotas com o Código PREC 52123011), temos desenvolvido atividades de divulgação da Ciência do Solo (Suzuki et al., 2020b), e criamos um website de divulgação de atividades e materiais relacionados ao Ensino de Solos (wp.ufpel.edu.br/soloeagua). Nesse sentido, essa proposta de extensão é dar continuidade às atividades de divulgação da Ciência do Solo iniciadas em 2011.

Metodologia

Serão realizadas visitas a escolas e instituições que tenham interesse nas atividades de divulgação da Ciência do Solo.
Além das atividades e materiais disponíveis em nosso website (wp.ufpel.edu.br/soloeagua), novos materiais e atividades serão desenvolvidas.
Também estaremos à disposição para receber escolas no Laboratório de Pedologia e Física do Solo.
Nessa proposta de extensão temos a intenção de trabalhar também com deficientes visuais, buscando inserir de diferentes formas a Ciência do Solo para este público.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
Número de alunos e escolas participantes das atividades do projeto de extensão.

Metas e resultados esperados:
Envolver o maior número possível de alunos e escolas no projeto de extensão;
Criação de novos materiais e atividades de divulgação da Ciência do Solo e Ensino de Solos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI5
LUIS FERNANDO RACANELLI FREITAS LIMA
LUIS PAULO GARCIA RODRIGUES
VINICIUS DA PAZ SILVA

Página gerada em 28/04/2024 23:23:32 (consulta levou 0.127421s)