Nome do Projeto
Assessoria em Planejamento estratégico de ambientes produtivos para o Agronegócio
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2023 - 02/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Trabalho
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
A gestão em empresas do ramo do agronegócio consiste na criação de estratégias, busca de soluções e acompanhamento de processos e controle de recursos. Por ser um dos segmentos mais lucrativos do mercado brasileiro, é necessário que os profissionais que atuarão na área tenham conhecimento sobre aspectos de gerenciamento no agronegócio. O planejamento estratégico auxilia gestores de empresas a enxergar o negócio de maneira clara e a planejar os próximos passos, criando ações que façam a empresa crescer de maneira consistente e organizada, alcançando os objetivos empresariais. Para o mercado de trabalho atual, ter conhecimento de ferramentas de gerenciamento e planejamento estratégico de empresas do agronegócio é um grande diferencial para os profissionais. Sendo assim, o objetivo do projeto é possibilitar o acompanhamento de atividades de gerenciamento e planejamento empresarial em empresas do agronegócio. Dessa forma, serão realizadas coletas de dados, treinamentos, formulação de objetivos e estratégias para empresas do setor, bem como, proporcionar, a empresa, análises internas e externas. Através dos dados obtidos, será possível gerar interações de empresas do agronegócio com graduandos e pós-graduando da área, a fim de diagnosticar possíveis problemas, bem como, facilitar a tomada de decisões pelos gestores e aprofundar o conhecimento dos discentes envolvidos.
Objetivo Geral
Realizar treinamentos teórico-prático para alunos da graduação e pós-graduação, em relação à gestão empresarial;
Possibilitar o acompanhamento das atividades de gestão de empresas, reuniões, mapeamento de processos, gestão de pessoas e sistema organizacional;
Proporcionar colaboração de discentes da graduação e pós-graduação para organização de empresas na busca por melhores resultados;
Realização de planos de ação, visando elaborar diagnósticos estratégicos para empresas;
Gerar conexões do meio acadêmico com o mercado de trabalho;
Desenvolver estratégias para maior performance corporativa, como implementação de metas;
Possibilitar o acompanhamento das atividades de gestão de empresas, reuniões, mapeamento de processos, gestão de pessoas e sistema organizacional;
Proporcionar colaboração de discentes da graduação e pós-graduação para organização de empresas na busca por melhores resultados;
Realização de planos de ação, visando elaborar diagnósticos estratégicos para empresas;
Gerar conexões do meio acadêmico com o mercado de trabalho;
Desenvolver estratégias para maior performance corporativa, como implementação de metas;
Justificativa
O projeto pode trazer diversos benefícios para os alunos, comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Através dele será possível proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido durante a caminhada acadêmica em situações reais, além de aproxima-los do ambiente coorporativo do agronegócio, desenvolvendo habilidades de análise, diagnóstico e solução de problemas, tornando-os preparados para o mercado de trabalho e para atuar em áreas que exijam um maior conhecimento de gestão empresarial.
O projeto também contribui para a formação de uma cultura empreendedora no ambiente acadêmico, pois permitirá aos alunos a identificação de oportunidades de negócios na área do agronegócio, desenvolver projetos e planos de ação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das empresas parceiras e região em que atuam.
O projeto também contribui para a formação de uma cultura empreendedora no ambiente acadêmico, pois permitirá aos alunos a identificação de oportunidades de negócios na área do agronegócio, desenvolver projetos e planos de ação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das empresas parceiras e região em que atuam.
Metodologia
Através da parceria com empresas do agronegócio proporcionar o desenvolvimento de análises da situação interna e externa da empresa com a participação dos alunos;
Coleta de dados para diagnóstico estratégico;
Confeccionar definições para missão, visão, objetivos, valores e estratégias corporativas;
Treinamento com os colaboradores;
Formulação de objetivos e metas dos funcionários com a empresa;
Formulação de estratégias e políticas da empresa;
Organizar informações para facilitar a tomada de decisões;
Desdobramento por toda a empresa, implementação, feedback e controle.
Coleta de dados para diagnóstico estratégico;
Confeccionar definições para missão, visão, objetivos, valores e estratégias corporativas;
Treinamento com os colaboradores;
Formulação de objetivos e metas dos funcionários com a empresa;
Formulação de estratégias e políticas da empresa;
Organizar informações para facilitar a tomada de decisões;
Desdobramento por toda a empresa, implementação, feedback e controle.
Indicadores, Metas e Resultados
Além de favorecer a tomada de decisões em uma empresa, a assessoria em Planejamento estratégico, fomenta o uso de ferramentas organizacionais e de gerência, causando grandes impactos em empresas.
Inovação Pretendida para o Setor Empresarial e Potencial de Impacto dos Resultados:
-Elaboração da estrutura de modelos de negócios.
-Diagnóstico estratégico.
-Identificação ideológica da empresa.
-Definição de estratégias e objetivos.
-Elaboração de planos de ação.
Através dos diagnósticos gerados pela assessoria em Planejamento estratégico, é possível gerar interação com empresas que dispunham da necessidade de mudanças para seu desenvolvimento, dessa forma, é plausível o desenvolvimento de formulações específicas para cada empresa por meio dos problemas identificados. Após a análise e levantamento de dados, serão realizadas diferentes avaliações com objetivo de determinar o melhor plano de desenvolvimento para a empresa.
Inovação Pretendida para o Setor Empresarial e Potencial de Impacto dos Resultados:
-Elaboração da estrutura de modelos de negócios.
-Diagnóstico estratégico.
-Identificação ideológica da empresa.
-Definição de estratégias e objetivos.
-Elaboração de planos de ação.
Através dos diagnósticos gerados pela assessoria em Planejamento estratégico, é possível gerar interação com empresas que dispunham da necessidade de mudanças para seu desenvolvimento, dessa forma, é plausível o desenvolvimento de formulações específicas para cada empresa por meio dos problemas identificados. Após a análise e levantamento de dados, serão realizadas diferentes avaliações com objetivo de determinar o melhor plano de desenvolvimento para a empresa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLA AUGUSTA SASSI DA COSTA GARCIA | |||
JAQUELINE GEHLING FISCHER | |||
LEONARDO MARINS | |||
LILIANE HACKBARTH KÜTTER | |||
MARCIO NUNES CORREA | 2 |