Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Letras - Português e Francês
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/07/2023 - 03/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de ensino busca combater a evasão no curso Letras - Português e Francês por meio de ações de ensino que reforcem a integração entre discentes e docentes e que facilitem a compreensão da formação numa licenciatura em Letras. Os professores das áreas de formação do curso promeverão ações de ensino com o auxílio dos alunos dos semestres mais avançados, os quais receberão orientação específica. Cada ação, que poderá ter o tempo que se julgar adequado conforme seus propósitos, deve ter relação direta com os objetivos gerais do projeto.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é conter a evasão de discentes do curso, promovendo um melhor conhecimento da formação escolhida desde o primeiro semestre e permitindo identificar e combater os principais fatores que levam os alunos a evadir-se.

Justificativa

Este projeto foi criado por recomendação da PRE a fim de dar uma resposta aos índices de evasão verificadas nas universidades públicas em decorrência do período de pandemia e da deterioração das perspectivas profissionais dos licenciandos.

Metodologia

A partir do diagnóstico das áreas, serão propostas ações concebidas em grupo ou individualmente pelos docentes do curso, os quais recrutarão alunos para auxiliá-los a organizar todo o processo de implementação de cada iniciativa. Haverá ações de cárater extraordinário e regular, conforme decisão dos seus conceptores. O importante é que o conjunto das ações idealizadas no bojo do projeto atenda ao maior número possível de discentes e aconteça com certa regularidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a implementação do projeto tenha um impacto positivo na queda dos índices de evasão do curso e na formação dos alunos, além de permitir o acúmulo de conhecimento para a institucionalização de ações com esses mesmos fins.

Página gerada em 26/04/2024 14:55:23 (consulta levou 0.193796s)