Nome do Projeto
A lógica social do linchamento virtual
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 01/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto tem como principal propósito explicitar a lógica social que atua no âmbito do conjunto de práticas associadas ao linchamento virtual, incluindo suas variações na chamada "cultura do cancelamento". Isso tem sido feito através de um trabalho minucioso de análise de dados, com tipologia, categorização e organização descritiva de cerca de 100 casos; uso de quadro referencial teórico amplo, em especial as novas teorias da ação em sociologia para fins de interpretação dos casos; produção acadêmica e extra-acadêmica. O projeto está vinculado ao Núcleo de Interseccionalidades do PPGS/UFPEL, coordenado pelo Prof. Dr. Marcus Spolle.

Objetivo Geral

O objetivo geral é explicitar a lógica social de um dos fenômenos sociais contemporâneos mais intrigantes: o Linchamento Virtual. Isso será feito através da análise de um conjunto de dados associados a um referencial teórico específico, agrupando dimensões da teoria sociológica clássica e das novas teorias da ação em sociologia

Os objetivos específicos podem ser enumerados da seguinte forma

1) Contribuir para a análise sociológica de um dos fenômenos sociais mais importantes das sociedades contemporâneas
2) Mostrar a importância das novas teorias da ação e da teoria sociológica clássica para analisar fenômenos sociais contemporâneos
3) Vincular um dos problemas centrais da sociologia, a saber, a análise do sentido da ação social, ao problema das consequências sociais, culturais e interacionais e dos novos dispositivos tecnológicos
4) Através do item 3) contribuir para os estudos sociológicos da relação entre sociedade e novas tecnologias da informação

Justificativa

O papel das redes sociais como uma das formas contemporâneas mais relevantes de regulação da convivência social tem sido alvo de debate intenso desde que as redes ganharam relevância como instâncias decisivas de realização da vida comum, com tudo o que pode haver de tipos de solidariedade, explicitação de conflitos e mobilização de afetos.
Um fenômeno em especial tem chamado bastante atenção: o conjunto de práticas associadas ao linchamento virtual, cujas derivações também são nomeadas como cancelamento. São práticas difusas, que atravessam espectros ideológicos, marcadores sociais, e vão se espraiando por todo o ciberespaço, como prática incorporada e naturalizada pelos atores sociais. Os alvos podem ser os mais variados, a própria dinâmica das redes exige a sua renovação permanente.
Trata-se de um fenômeno social intrigante, ao mesmo tempo em que presente em praticamente todas as esferas da vida social, com implicações de âmbito cultural, político, moral, de ordem psíquica e assim por diante. Além de ser um tema de debate público permanente, mobilizando jornalistas, cientistas políticos, filósofos, ensaístas, historiadores e, também, sociólogos.
Estes dois aspectos, a amplitude do alcance e sua relevância para o debate público, faz do fenômeno um objeto de análise dos mais importantes para teoria social e sociológica contemporâneas. Tal fenômeno nos permite evidenciar, de uma maneira bastante singular, o problema do sentido da ação social, um tema sociológico por excelência, e as novas condicionalidades trazidas pelos dispositivos tecnológicos. O que nos leva a pensar nas novas teorias da ação em sociologia.
Por fim, o conjunto de práticas associadas ao linchamento virtual tem trazido a tona uma série de debates a respeito dos limites éticos e morais da luta por valores, entre eles os associados às políticas identitárias, seja na perspectiva "progressista" ou "conservadora". Algo que ganhou o nome de "guerra cultural", tanto entre analistas, quanto entre os próprios atores sociais envolvidos na disputa. O que nos leva a pensar na problemática da sociologia moral.

Ainda mais, é importante ressaltar que a variação de agentes e alvos, além dos objetos, objetivos e formas de punição exige um trabalho com maior cautela metodológico e analítica, sempre com o cuidado para não cair em vieses normativos, confundindo a boa prática científica com interesses de grupos sociais específicos. É que o fenômeno do linchamento virtual atravessa grupos sociais e é utilizado como prática política, cultural, moral, até mesmo econômica, por diversos agentes que selecionam alvos os mais variados, aumentando assim a complexidade do fenômeno, além, é claro, do seu interesse para a boa análise sociológica.

Metodologia

O projeto está se desenvolvendo através de três ordenações metodológicas, analíticas e conceituais. Primeiramente um trabalho mais descritivo, dividido da seguinte forma: a) Levantamento inicial dos dados; b) Construção de uma tipologia como forma de categorização inicial; e, por fim, c) Exercício de descrição geral como um exercício inicial, ainda incipiente, de interpretação.

O segundo movimento, analítico e conceitual, é o de um trabalho de interpretação mais agudo. Neste caso, orientamos a análise através de três eixos principais: a sociologia pragmática francesa, em especial as teorias da justificação de Thévenot e Boltanski; a teoria do ator-rede de Bruno Latour e, por fim, a analítica do poder e o conceito de dispositivo de Foucault. Em torno destes eixos mais precisos, trabalhamos também com a tipologia da ação weberiana e usamos o recurso metodológico do tipo ideal; a problemática da consciência coletiva e a ofensa moral a partir da sociologia da moral de Durkheim; por fim, nos imiscuímos nos temas da vergonha, atentos para uma sociologia das emoções.

Daí, por fim, seguimos ao terceiro movimento, que envolve a produção acadêmica mais propriamente. Temos aqui uma série de modalidades possíveis de atividades acadêmicas. Apresentação em Congresso, Conferências, Encontros, Seminários e assim por diante; Preparação e escrita de artigos associados aos temas da pesquisa; Organização de ciclos de debates associados ao tema, entre outros; ampliação dos vínculos institucionais associados ao projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados alcançados e previstos estão divididos em dois eixos principais, atividades acadêmicas e extra-acadêmicas, como segue enumerado abaixo.

1 - Apresentação de trabalho em conferências, encontros, simpósios, seminários e congressos associada ao tema.
2 - Escrita e publicação de artigos acadêmicos em revistas especializadas em diversas áreas
3 - Escrita e publicação de capítulos de livro sobre o tema
4 - Publicação de artigos em jornais de grande circulação nacional
5 - Participação em debates na esfera pública numa dimensão acadêmica e extra-acadêmica

Os dois últimos itens, 4) e 5), expressam o caráter de extensão do projeto, com o estímulo para a participação ativa na qualificação da esfera pública para além do ambiente acadêmico, especialmente nos jornais de grande circulação nacional e também em mídias alternativas. Com isso acreditamos estar contribuindo com o saber especializada acadêmico para a esfera pública extra-acadêmica no âmbito de um dos temas de maior interesse público atualmente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARCOS AURÉLIO LACERDA DA SILVA6
MARCUS VINICIUS SPOLLE1
NIKOLAS YOSHITAKA DE OLIVEIRA KONISHI
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA

Página gerada em 28/04/2024 19:40:45 (consulta levou 0.137212s)