Nome do Projeto
CARCINOMA ESPINOCELULAR DE BOCA EM MULHERES: ESTUDO RETROSPECTIVO EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Entre os diferentes tipos de câncer que assolam a população, o câncer de boca representa mundialmente o décimo sexto câncer mais comum. No Brasil, ele é o oitavo tipo de câncer mais prevalente ao se excluir cânceres de pele não melanoma. O carcinoma espinocelular (CEC) é a neoplasia maligna que mais acomete a cavidade bucal, representando mais de 90% de todas as neoplasias malignas dessa região. O perfil epidemiológico característico de indivíduos afetados pelo câncer de boca é de homens acima de 50 anos, com baixa escolaridade e condições socioeconômicas desfavoráveis, que possuem fatores de risco associados, como tabagismo, etilismo, radiação actínica (para lesões no vermelhão labial), e hábito de mascar tabaco e noz de areca. Apesar desse perfil clássico, a literatura tem relatado um aumento no número de adultos jovens acometidos, principalmente mulheres adultas jovens leucodermas sem fatores de risco comportamentais associados, como tabagismo e etilismo. Em vista disso, objetiva-se realizar um levantamento retrospectivo dos casos de carcinoma espinocelular em mulheres do CDDB da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, identificando o perfil dessas pacientes e associando possíveis fatores etiológicos para a ocorrência dessa neoplasia maligna.

Objetivo Geral

Realizar um levantamento retrospectivo dos casos de carcinoma espinocelular em mulheres do CDDB da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, identificando o perfil dessas pacientes e associando possíveis fatores etiológicos para a ocorrência dessa neoplasia maligna.
2.2 Objetivos Específicos:
1. Identificar o perfil demográfico das pacientes acometidas pelo CEC, intraoral e de lábio;
2. Identificar características clínicas (sítio, lesão fundamental, sintomatologia, tempo de evolução, tamanho, estadiamento clínico) das lesões neste grupo de pacientes, separando as lesões intraorais e as de lábio;
3. Identificar a presença ou não de fatores de risco convencionais associados (fumo/álcool, radiação UV);
4. Através de imuno-histoquímica (anticorpo p16), verificar associação das lesões com a infecção pelo HPV;
5. Colher informações sobre modalidades de tratamento e sobrevida das pacientes diagnosticadas com CEC no CDDB, analisando separadamente os casos intraorais e os de lábio.

Justificativa

Entendendo que o comportamento do CEC em mulheres muitas vezes é diferente daquele observado no sexo masculino e que um maior conhecimento deste processo é necessário, nosso objetivo é, através de um levantamento retrospectivo dos casos de carcinoma espinocelular em mulheres do CDDB, identificar o perfil do carcinoma espinocelular no gênero feminino em nossa amostra, conhecendo assim aspectos que possam ter influência no desenvolvimento e comportamento da doença. Desta forma esperamos contribuir para o aprimoramento dos processos de diagnóstico precoce e prevenção do câncer nesta população.

Metodologia

3.3 Caracterização da Amostra
Após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da FO/UFPEL, serão selecionados casos provenientes dos arquivos do Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas que possuam o diagnóstico de Carcinoma Espinocelular e que sejam referentes a pacientes do sexo feminino.
A partir dessas fichas, será elaborado um banco de dados em uma planilha Excel® (Microsoft Windows, Redmond, Washington, EUA) com as seguintes informações das pacientes quando esses disponíveis no prontuário do serviço do CDDB: número da biópsia, idade, presença de fator de risco, características clínicas da lesão, localização, conduta adotada, presença de recidiva, diagnóstico clínico, histórico familiar de câncer. As informações obtidas serão correlacionadas com o propósito de se verificar associações entre elas e identificar possíveis etiologias para o desenvolvimento do CEC nas pacientes.
Quanto aos fatores de risco, serão consideradas fumantes e/ou tabagistas aquelas pacientes que tiverem a informação disponível no prontuário do serviço do CDDB. Também será analisada a informação de histórico familiar de câncer no prontuário.

3.4 Técnica Imunoistoquímica:
Serão selecionadas amostras emblocadas em parafina dos casos de CEC de mulheres dos arquivos do Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. De cada caso serão obtidos cortes de 3µm de espessura, os quais serão dispensados em lâminas silanizadas.
Para a realização da técnica imunoistoquímica para investigação da presença do HPV, será utilizado o Kit EasyLinlk One, (EasyPath – ERVIEGAS Ltda), sendo empregado o anticorpo monoclonal anti-P16INK4A (Invitrogen, USA). Em cada bateria serão incluídos um controle positivo (tecido sabidamente positivo) e um controle negativo (obtido através da abolição do anticorpo primário).
3.4.1 Avaliação da marcação imunoistoquímica:
A avaliação das lesões submetidas à imunoistoquímica será realizada através da análise qualitativa em microscopia de luz, sendo consideradas positivas para p16 as lesões com marcação citoplasmática e nuclear nas células epiteliais tumorais.
3.5 Análise Estatística
Os dados serão analisados por meio do software JAMOVI®, versão 2.3.
Estatística descritiva será empregada para a avaliação da frequência.



Indicadores, Metas e Resultados

Identificar as características clínicas da malignidade mais comum da boca em pacientes do sexo feminino;
Tentar identificar possíveis fatores associados em pacientes sem fatores de risco estabelecidos;
Incrementar os processos de diagnóstico precoce, prevenção primária e secundária no manejo do câncer bucal em mulheres.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS1
ANA PAULA NEUTZLING GOMES2
DIULLIA SORIA CAUMO
EDUARDO MAGALHAES DIAS GUIDO BERNARDES
GABRIELA COSTA FERREIRA

Página gerada em 28/04/2024 17:44:01 (consulta levou 0.143455s)