Nome do Projeto
Uso de fertilizantes minerais e organominerais com ênfase em culturas hortícolas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O uso de fertilizantes minerais e organominerais em áreas agrícolas é comum em todo o mundo, pois esses insumos são essenciais para manter a produtividade do solo e aumentar a produção de culturas. Os fertilizantes minerais são compostos químicos sintéticos, como nitrato de amônio, cloreto de potássio e fosfato diamônico, que fornecem nutrientes para as plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio. Esses nutrientes são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, além de melhorar a qualidade e a produtividade das colheitas. Os fertilizantes organominerais, por sua vez, são produzidos a partir da combinação de materiais orgânicos, como resíduos de plantas e animais, com fertilizantes minerais. Esses insumos possuem uma composição mais equilibrada de nutrientes, proporcionando uma liberação mais lenta dos nutrientes no solo, o que aumenta a eficiência de uso dos nutrientes pelas plantas. É importante ressaltar que o uso excessivo de fertilizantes pode causar problemas ambientais, como a poluição de rios e lençóis freáticos, além de contribuir para as emissões de gases de efeito estufa. Por isso, é necessário que os agricultores utilizem esses insumos de forma consciente, levando em consideração as necessidades específicas de cada cultura e adotando práticas sustentáveis de gestão do solo. Os fertilizantes minerais e organominerais apresentam eficiência de liberação diferenciada e, dependendo da região e da cultura a ser implantada, esse efeito pode ser ainda mais distinto. Além disso, há muitos produtos organominerais no mercado eficazes no que se refere a fertilidade do solo, porém não foram testados agronomicamente.
Objetivo Geral
Realizar experimentos de campo com as culturas utilizadas na região Sul para verificar a influência dos fertilizantes minerais e organominerais na qualidade do solo e no desempenho produtivo.
- Avaliar os efeitos de diferentes fontes minerais e organominerais nos componentes de rendimento de culturas hortícolas;
- Quantificar os efeitos residuais no solo das diferentes fontes de fertilizantes após a colheita,
- Analisar a eficiência dos fertilizantes na qualidade química do solo.
- Envolver os estudantes na escrita de materiais técnico-científicos voltados a área de fertilizantes minerais e organominerais.
- Proporcionar ao estudante, a visão didática e de pesquisador, como um incentivo a melhoria da qualidade de ensino.
- Avaliar os efeitos de diferentes fontes minerais e organominerais nos componentes de rendimento de culturas hortícolas;
- Quantificar os efeitos residuais no solo das diferentes fontes de fertilizantes após a colheita,
- Analisar a eficiência dos fertilizantes na qualidade química do solo.
- Envolver os estudantes na escrita de materiais técnico-científicos voltados a área de fertilizantes minerais e organominerais.
- Proporcionar ao estudante, a visão didática e de pesquisador, como um incentivo a melhoria da qualidade de ensino.
Justificativa
Em grande parte do Brasil, as pesquisas científicas relacionadas a fertilidade do solo e nutrição de plantas são voltadas para as grandes culturas. Isto ocorre, principalmente, devido as altas demandas e importância econômica que estas culturas apresentam. Entretanto, o cultivo de hortícolas vêm crescendo em larga escala no país, sendo que a região Sul é a segunda maior produtora de hortaliças no Brasil (~17%), ficando atrá somente da região Nordeste (~22%), segundo dados da CNA (2021).
A carência de informações sobre a influência que fontes minerais e organominerais provocam nas culturas hortícolas e na qualidade do solo é bastante grande. E, com isso, o manejo da adubação para estas culturas pode estar sendo realizado de maneira ineficaz.
Neste sentido, estudos com hortaliças e, envolvendo fontes de fertilizantes distintas e o seu manejo é, de fato, uma necessidade.
A carência de informações sobre a influência que fontes minerais e organominerais provocam nas culturas hortícolas e na qualidade do solo é bastante grande. E, com isso, o manejo da adubação para estas culturas pode estar sendo realizado de maneira ineficaz.
Neste sentido, estudos com hortaliças e, envolvendo fontes de fertilizantes distintas e o seu manejo é, de fato, uma necessidade.
Metodologia
As atividades que irão contemplar o projeto ocorrerão no período entre agosto de 2023 e agosto de 2026, totalizando 36 meses. As atividades, em sua maior parte, serão conduzidas na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Campus do Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPEl). O desenvolvimento das pesquisas prevê experimentos de campo, que ocorrerão no Centro Agropecuário da Palma e/ou em áreas de produtores parceiros nas proximidades de Pelotas, e de casa de vegetação do Departamento de Solos da UFPel. As análises de solo e plantas serão realizadas nos laboratórios de química do solo, nutrição mineral de plantas, física do solo, microbiologia do solo e o laboratório de rotina de fertilidade do solo FAEM/UFPel. A equipe para execução das ações de pesquisa e extensão será composta por professores do Departamento de Solos, alunos do Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água e por alunos de graduação da UFPel.
A equipe desenvolverá materiais técnico-científicos para serem apresentados para os demais estudantes e para a comunidade em geral.
A equipe desenvolverá materiais técnico-científicos para serem apresentados para os demais estudantes e para a comunidade em geral.
Indicadores, Metas e Resultados
Com o presente projeto, objetiva-se produzir informações relevantes em relação ao manejo da adubação para as culturas hortícolas e seu desenvolvimento. Assim como, relacionar os efeitos dessas fontes na qualidade do solo para a Região Sul. Assim sendo, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para alavancar a produção de hortaliças na região, impactando na rentabilidade econômica do meio rural e na longevidade do solo. Em um segundo momento, pretende-se realizar a redação e extensão dos resultados com a comunidade acadêmica, rural e científica através de palestras, cursos e produção técnica-científica. Além disso, espera-se um crescimento no perfil do estudante em termos de práticas de ensino (escrita científica e apresentação de trabalhos no CIC) ao longo do desenvolvimento do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CLÁUDIA FERNANDA LOPES DUARTE | |||
FILIPE SELAU CARLOS | 4 | ||
FLAVIA FONTANA FERNANDES | 8 | ||
JAQUELINE PEREIRA MACHADO DE OLIVEIRA | 16 | ||
LIZETE STUMPF | 4 |