Nome do Projeto
VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído 2023
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento de produtos
Resumo
O VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído 2023 é um congresso da ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído) o qual está sedo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU-FAUrb/UFPel). O evento ocorrerá dos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2023.

Objetivo Geral

Proporcionar a discussão da qualidade do projeto de arquitetura abarcando as diferentes dimensões do tema.

Justificativa

O VIII Simpósio de Qualidade de Projeto no Ambiente Construído aborda a Sustentabilidade em seu tema de 2023. A Sustentabilidade apresenta diferentes dimensões no âmbito conceitual. É uma abordagem sistêmica de ver e pensar o mundo, interconectando todos os atores presentes nesse contexto geral. Esta relação sistêmica entre sujeito e objeto tem como pressuposto básico o uso e manutenção dos recursos naturais presentes no planeta terra de forma sustentável de modo a não comprometer o desenvolvimento das futuras gerações.

No âmbito da dimensão social, a sustentabilidade preconiza a valorização e consideração do ser humano de forma igualitária e justa, e nesse sentido, surge a discussão da responsabilidade social no projeto e todas as interfaces e conexões do tema com a sustentabilidade do ambiente construído. Há uma dívida de nossa sociedade com a qualidade da vida cotidiana nas cidades, com a equidade de acesso a seus bens e serviços. Ao longo da realização do VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, buscamos a reflexão sobre a responsabilidade do projeto em tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Metodologia

O evento vai ocorrer entre os dias 16 e 18 de novembro. Ocorrerão painés, palestras e sessões de apresentação de artigos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com o congresso seguir fomentando a discussão da qualidade do projeto de arquitetura no âmbito das universidades Federais Brasileiras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA DE MESQUITA DUARTE
EDUARDO GRALA DA CUNHA8
GABRIELA MELLER94
GABRIELA WREGE PARRA
JULIA DA CRUZ LOPES
LUCIANE ANDREOLA BEBER
LUIZA COUTINHO BERNARDES
LUÍSA ALCANTARA ROSA
MARITZA DA ROCHA MACARTHY
Marcelo Epiphanio da Rosa
NIRCE SAFFER MEDVEDOVSKI94
ROBERTA MULAZZANI DOLEYS SOARES94
STIFANY KNOP
TALITA MARINI BRANDELLI
THAISA CARVALHO RODRIGUES

Página gerada em 20/04/2024 11:49:49 (consulta levou 0.168454s)