Nome do Projeto
Criação de ambiente virtual para treinamento de robôs
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 12/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto visa criar um ambiente virtual com o objetivo de treinamento de robôs, o que possibilitará transferir o treinamento para gêmeos digitais. O processo de robotização tem avançado em diversas áreas, tais como transporte, auxílio doméstico, agricultura e outras áreas. Aliado à robotização temos o uso de inteligência artificial para o treinamento e melhoria nos sistemas de controle dos robôs. Entretanto, para treinarmos robôs, com o uso de inteligência artificial, precisamos que os robôs testem diversas alternativas até que ele consiga uma alternativa que seja mais adequada. Neste sentido, um ambiente virtual é capaz de simular dezenas de robôs ao mesmo tempo, o que reduz o tempo de treinamento. Tal operação é impossível de ser realizada por robôs reais, pois seria possível.

Objetivo Geral

Investigar técnicas de modelagem realista de ambientes virtuais e a integração destes ambientes virtuais com sistemas de controle de robôs, com o objetivo da criação de ambientes virtuais para atender demandas de uso da robótica.

Justificativa

Os atuais avanços tecnológicos têm possibilitado o uso de robôs em atividades repetitivas, atividades de risco humano e, em alguns casos, em atividades que os humanos desejam parar de realizar.
Apesar dos avanços nas áreas e técnicas de controle de robôs estes equipamentos precisam ser testados para, assim, o seu comportamento ser aprovado. Ao testar o funcionamento dos robôs no ambiente que ele deverá operar pode levar risco de causar danos e prejuízo, além de ser um processo lento e custoso.
Em um ambiente virtual é possível simular a física, relevo, estruturas, sensores, operações do robô e outros fatores relevantes utilizando o computador. Com isso, é possível, por exemplo, treinar diversos robôs simultaneamente e acelerar o tempo das operações, o que reduz custos, evita danos e prejuízos e, ainda, acelera o processo de treinamento.

Metodologia

A metodologia utilizada será experimenta, onde irá ser modelado ambientes virtuais e criado mecanismos para acoplar eletrônica ao computador da simulação para realizar o controle dos robôs.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se:
1- Desenvolver a capacitação de modelagem de ambientes virtuais.
2- Desenvolver a capacitação de treinamento de robôs em ambientes virtuais.
3- Propor avanços em áreas de necessidade do uso da robótica.
Os resultados obtidos serão apresentados por meio de publicações científicas em periódicos, apresentação dos resultados parciais em congressos e eventos da área.

Página gerada em 14/04/2024 01:01:08 (consulta levou 0.226369s)