Nome do Projeto
Formas de aplicação de um inoculante com Azospirillum brasilense associadas a doses de nitrogênio na cultura do milho e trigo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
31/05/2023 - 31/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A cadeia produtiva de alimentos deve tornar-se cada vez mais eficiente e sustentável nas próximas décadas. Novas tecnologias como o uso de bactérias diazotróficas associadas à adubação nitrogenada tendem a elevar os patamares produtivos das culturas e reduzir os efeitos negativos ao ambiente provocados pela aplicação de fertilizantes nitrogenados sintéticos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho será avaliar o efeito de diferentes formas de aplicação de um inoculante com Azospirillum brasilense associadas a doses de nitrogênio, sobre a produtividade do milho e trigo em um Argissolo e um Planossolo, localizados no município de Capão do Leão - RS. O delineamento experimental será o de blocos casualizados em esquema fatorial 4×4, englobando quatro formas de aplicação de Azospirillum brasilense (controle; inoculação via sulco de semeadura; inoculação na semente e inoculação via foliar) e 4 doses de nitrogênio (0, 75, 150 e 225 kg ha-1 de N). A evolução das quantidades de N mineral (NH4+ e NO2- + NO3-) do solo será realizada em amostras coletadas periodicamente nas camadas de 0 a 10, 10 a 20 e 20 a 40 cm. Na cultura do milho, as variáveis analisadas serão a massa seca de raízes, nitrogênio do tecido radicular, massa seca da planta, nitrogênio da massa seca da planta, índice de clorofila da folha, diâmetro do colmo, altura de inserção da primeira espiga, altura de planta, número de grãos por espiga, massa de 100 grãos, nitrogênio no grão e a produtividade de grãos. Na cultura do trigo, pretende-se analisar a massa seca de raízes, nitrogênio do tecido radicular, massa seca da planta, nitrogênio da massa seca da planta, índice de clorofila da folha, número de perfilhos por planta, número de espigas por metro quadrado, número de grãos por espiga, nitrogênio do grão, rendimento de grãos, massa de mil grãos e peso hectolitro. Tanto no milho como no trigo, a eficiência de uso do nitrogênio será determinada considerando a razão entre a diferença da produção de grãos com fertilizante nitrogenado (com ou sem inoculação) e sem fertilizante nitrogenado pela quantidade em kg de N aplicado. Espera-se que os resultados desse projeto sejam positivos e que se possa, através deles, recomendar a melhor forma de aplicação do inoculante com Azospirillum brasilense associada a menor dose de nitrogênio reduzindo assim o passivo ambiental e os custos de produção proporcionados pelo uso de ureia no meio rural.
Objetivo Geral
O objetivo geral do presente trabalho será avaliar o efeito de diferentes formas de aplicação de um inoculante com Azospirillum brasilense associadas a doses de nitrogênio, sobre a produtividade do milho e trigo em um Argissolo e um Planossolo, localizados no município de Capão do Leão – RS.